Edição de Chico Bruno
Manchetes dos jornais
Valor Econômico – Interferência de Trump no Fed enfraquece dólar e afeta taxas de títulos do Tesouro americano
FOLHA DE S.PAULO – Moraes manda polícia monitorar Bolsonaro em tempo integral
CORREIO BRAZILIENSE – Bolsonaro será vigiado em tempo integral, decide Moraes
O GLOBO – Lula prevê duelo com Tarcísio e cobra lealdade de ministros
O ESTADO DE S.PAULO – Lula vê Tarcísio como rival, põe governo em campanha e exige fidelidade do Centrão
Destaques de primeiras páginas e fatos mais importantes
Lisa Cook x Trump – A interferência do presidente Donald Trump no Federal Reserve (Fed, o banco central americano), com a tentativa de demissão da diretora Lisa Cook, enfraqueceu o dólar e aumentou a diferença entre as taxas dos títulos de curto e de longo prazo do Tesouro dos EUA. A manobra, que visa a obter a maioria no Comitê de Mercado Aberto do Fed, intensificou a preocupação de economistas e investidores com a independência do BC americano. A distância entre as taxas dos papéis do Tesouro de 5 anos e de 30 anos atingiu ontem 1,17 ponto percentual; até março, era inferior a 0,5 ponto. A possibilidade de juros mais baixos por influência política reduz o rendimento dos títulos de prazo mais curto, enquanto o risco de inflação mais alta devido às ações de Trump joga para cima o dos papéis mais longos. O índice DXY, que mede o desempenho do dólar em relação a uma cesta de seis moedas, fechou em queda de 0,22%, aos 98,21 pontos. Acusada de fraude hipotecária, Cook afirmou que não pretende renunciar ao cargo. “O presidente Trump alegou me demitir por justa causa, quando nenhuma causa existe, segundo a lei. E ele não tem autoridade para fazer isso”, escreveu ela. Trump rebateu e disse que está pronto para uma batalha judicial. Ele também declarou que já tem alguém em mente para o posto. Em nota, o economista Michael Feroli, do J.P. Morgan, disse Trump conseguir maioria no comitê de diretores do banco central americano, em fevereiro pode haver uma remodelação de todo o Fed, incluindo a remoção dos 12 dirigentes das unidades regionais do banco. Ganhador do Nobel de Ecocomia em 2008, Paul Krugman disse que, se a demissão de Cook se concretizar, as implicações serão “profundas e desastrosas” para além do Fed.
Olho vivo – O ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), determinou nesta terça-feira (26) que a Polícia Penal do Distrito Federal monitore 24 horas por dia o endereço do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Segundo o ministro, a medida é necessária para afastar os riscos de que o ex-presidente tente fugir do país às vésperas do julgamento sobre a trama golpista, previsto para começar em 2 de setembro, no qual é réu. Após a decisão, o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, enviou ofício ao ministro no qual sugere a entrada de uma equipe de policiais dentro da casa do ex-presidente para a vigilância. Moraes mandou o pleito para análise da PGR (Procuradoria-Geral da República). Na decisão na qual ordenou o monitoramento 24 horas do endereço de Bolsonaro, o ministro do STF afirmou, replicando manifestação anterior da PGR, que a equipe policial “deverá evitar a exposição indevida, abstendo-se de toda e qualquer indiscrição, inclusive midiática, sem adoção de medidas intrusivas da esfera domiciliar do réu ou perturbadoras da vizinhança”. Moraes deixou a critério da polícia “a utilização ou não de uniforme e respectivos armamentos necessários à execução da ordem”.
Previsão do futuro – O presidente Lula intensificou o tom eleitoral em sua gestão, prevendo o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, como possível adversário nas eleições de 2026. Em reunião com ministros, Lula cobrou lealdade e defesa do governo, alertando sobre eventos promovidos pelo Centrão que criticam sua administração. Além disso, anunciou um novo slogan, focando em justiça social e soberania nacional, e destacou a importância de comparações com a gestão Bolsonaro.
Itamaraty reage a “grosserias” de ministro israelense – O Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty) reagiu ontem às declarações do ministro da Defesa israelense, Israel Katz, que chamou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva de “antissemita declarado” e “apoiador do Hamas”. Em nota publicada nas redes sociais, a chancelaria brasileira classificou as falas de Katz como “ofensas, inverdades e grosserias inaceitáveis” contra o Brasil e o chefe de Estado. “Espera-se do sr. Katz, em vez de habituais mentiras e agressões, que assuma responsabilidade e apure a verdade sobre o ataque de ontem (segunda-feira) contra o Hospital Nasser, em Gaza, que provocou a morte de ao menos 20 palestinos, incluindo pacientes, jornalistas e trabalhadores humanitários”, afirmou o Itamaraty.
Lula e o clã Bolsonaro – Durante a reunião ministerial, Lula disparou críticas ao clã Bolsonaro. Disse que a atuação do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), para incentivar sanções contra o Brasil, é “uma das maiores traições” que um país pode sofrer. “Não existe nada que possa ser mais grave do que uma família inteira ter um filho custeado pela família, um cidadão que já deveria ter sido expulso da Câmara dos Deputados, insuflando com mentiras e hipocrisias um outro Estado contra o Estado Nacional do Brasil”, frisou Lula. Ele acusou Eduardo de ter abandonado o país e de adotar os EUA como sua pátria. No início do ano, o deputado se mudou para os Estados Unidos e, desde então, articula com trumpistas as sanções comerciais, revogação de vistos e aplicações da Lei Magnitsky contra autoridades brasileiras.
O recado cristalino de Eduardo – Dos Estados Unidos, onde acompanha os processos contra o ex-presidente Jair Bolsonaro, o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) alerta quem escolherá o substituto de seu pai numa corrida presidencial, “se houver necessidade”. Em suas redes sociais, ele traz uma foto do ex-presidente ladeado pelos quatro filhos: o deputado, o senador Flávio (PL_RJ) e os vereadores Carlos Bolsonaro e Jair Renan. Até aqui, o que se sabe é que essa decisão do substituto de Bolsonaro será tomada em conjunto por eles, sem pressões. A família sabe que, hoje, Bolsonaro tem capacidade de transferência de votos e condições de colocar seu candidato num segundo turno. E, nesse sentido, o mais seguro, na avaliação de quem acompanha de perto os movimentos do clã, é ter o sobrenome da família na urna. Quanto mais os governadores, inclusive o de São Paulo, Tarcísio de Freitas, se apresentarem — especialmente, nesse período tenso em que o ex-presidente espera por seu julgamento —, mais Bolsonaro se afastará dessas pré-candidaturas. Quem se apressar, na visão dos filhos do presidente, tem mais a perder do que a ganhar.
Senadores desembarcam – Três senadores da base governista vão deixar a CPMI do INSS, após a oposição vencer o governo e conquistar a presidência e a relatoria do colegiado. Ainda oficializarão o desembarque os senadores Renan Calheiros (MDB-AL) e Omar Aziz (PSD-AM). Otto Alencar (PSD-BA) teve a saída sacramentada ontem. A senadora Augusta Brito (PT-CE) já foi confirmada como uma das substitutas. Nos bastidores, os parlamentares que pretendem deixar o colegiado consideram o cenário “totalmente imprevisível”. Governistas apontam que, apesar de a CPMI ter um escopo definido e não poder avançar além do tema, as quebras de sigilo podem revelar informações que criem problemas para o governo. Independentemente de a informação poder ser usada pela comissão, o vazamento de dados sempre termina ocorrendo.
Blindagem ao irmão de Lula – O Planalto obteve uma vitória, ontem, na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS. Por acordo entre a base governista e a oposição, Frei Chico, irmão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, não será convocado para depor. Ele é vice-presidente do Sindnapi (Sindicato Nacional dos Aposenta dos Pensionistas e Idosos), uma das entidades citadas no escândalo de descontos irregulares. Em contrapartida, ficou acertado, também, que o ex-ministro Paulo Guedes não será chamado. Também favorável ao governo foi o acordo para que o vice-presidente da CPMI seja o deputado Duarte Jr. (PSB-MA). O Executivo amenizou, assim, a derrota sofrida na semana passada, quando a oposição conseguiu colocar no comando do colegiado o senador Carlos Viana (Podemos-MG), como presidente, e o deputado Alfredo Gaspar (União-AL), na relatoria. Neste início de trabalho da comissão, foram definidos os primeiros depoentes. O advogado Eli Cohen, responsável pelas denúncias que motivaram a Operação Sem Desconto, da Polícia Federal, será ouvido na quinta-feira, às 9h.
Apostas – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva está convencido de que quanto mais polemizar com os Bolsonaro, mais terá a ganhar. Daí, a citação a Eduardo no discurso de abertura da reunião ministerial. Só tem um probleminha: os bolsonaristas avaliam que a tensão entre o Executivo brasileiro, o Judiciário, e o governo Donald Trump ainda vai piorar muito antes de melhorar.
E aí? – Apesar da presença do presidente do MDB, Baleia Rossi, no aniversário de 20 anos do Republicanos, interlocutores do partido de Marcos Pereira disseram que a federação não está fechada ainda. O Republicanos quer resolver algumas pendências estaduais entre as legendas e saber se o MDB vai desembarcar do governo Lula.
Tem ministro… – … mas nunca foi da base. Parlamentares do Republicanos disseram que quando Sílvio Costa Filho foi convidado para comandar o Ministério de Portos e Aeroportos, o presidente da legenda, Marcos Pereira, deixou claro que era um chamamento pessoal, e não uma parceria do partido com o governo.
Muita calma nessa hora – Aliados do governo falaram à coluna que o PT quase “atrapalhou de novo” a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS ao tentar apoiar o deputado Paulo Pimenta (PT-RS) como vice-presidente, e não o deputado aliado Duarte Jr. (PSB-MA). Na visão de quem torce pelo sucesso do governo, o momento exige um deputado calmo e que tenha mais diálogo do que um com perfil mais combativo.
E o IR? – Tem reunião marcada para esta semana entre a ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, e os presidentes do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), e da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), a fim de definir um calendário de votação do projeto de isenção do Imposto de Renda para quem recebe até R$ 5 mil. Mas, nos bastidores, se diz que esse tema só entrará em pauta para valer quando houver acordo e só deve ser colocado quando houver garantia de aprovação.
A culpa é do Rui- Se tem algo que incomoda muito os parlamentares, é fechar um acordo com os líderes do governo pela aprovação e, depois, ver o projeto vetado no Planalto. No governo Dilma Rousseff, muita gente reclamava que isso era uma constante. Agora, tem voltado a ocorrer. Os parlamentares creditam isso ao ministro da Casa Civil, Rui Costa.
Nome trocado – A coluna trocou as bolas no último sábado. Na verdade, quem teve um projeto vetado integralmente pelo Palácio do Planalto depois de ter feito um acordo para veto parcial com o líder do governo, Jaques Wagner, não foi o deputado Beto Pereira (PSDB-MS). Foi o senador Carlos Portinho (PL-RJ).
A esperança – Portinho defende que 22 municípios do Rio de Janeiro, que sofrem com estiagem, sejam classificados como semiárido e, assim, possam ter garantidos os benefícios da região nordestina, mesmo sem serem incluídos na Sudene (Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste). Agora, Portinho vai conversar com o deputado estadual do Rio André Ceciliano, secretário no Planalto, para tentar reverter o veto.
Justa homenagem – O ex-presidente José Sarney será homenageado, hoje, pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen). Em 1986, Sarney sancionou a lei que regulamentou o exercício do profissional da enfermagem no Brasil. A solenidade será no Edifício Anna Nery (em frente à estação de metrô da 108 Sul), às 9h.
Dino cobra motivo da votação de urgência – O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos–PB), apresente esclarecimentos, em até 10 dias, sobre o processo de aprovação do regime de urgência para tramitação do projeto de lei que trata da proteção de crianças e adolescentes em ambientes digitais — o PL da Adultização. A medida foi adotada em ação movida pelo deputado Marcos Pollon (PL-MS). O parlamentar pediu ao Supremo a anulação da decisão da Mesa Diretora da Câmara, que recebeu e aprovou o requerimento de urgência. A votação, ocorrida em 19 de agosto, foi feita de forma simbólica, sem registro nominal dos votos, o que gerou protestos da oposição. Motta justificou que não havia requerimento para votação nominal quando a urgência foi aprovada.
PL sobre INSS deve ser votado – A Câmara dos Deputados deve votar, hoje, o projeto de lei que acaba com descontos não autorizados em benefícios do INSS. O texto tramita em urgência desde maio, mas a falta de consenso sobre a matéria e a prioridade para o PL da Adultização, na semana passada, atrasaram a votação. A expectativa dos líderes que participaram de uma reunião com o relator Danilo Forte (União-CE) era de que o texto fosse votado, mas não houve acordo.
No México, Alckmin busca abrir portas – O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geral do Alckmin está, hoje e amanhã, na Cidade do México, onde lidera uma missão oficial com ministros, empresários e representantes de órgãos públicos. O objetivo é consolidar parcerias estratégicas e ampliar os investimentos entre Brasil e México, as duas maiores economias da América Latina. A viagem ocorre quando o Brasil busca ampliar suas parcerias comerciais, como alternativa à taxação de 50% aplicada pelo governo dos Estados Unidos sobre produtos brasileiros. Amanhã, Alckmin terá audiência com a presidente do México, Claudia Sheinbaum, no Palácio Nacional. “Temos esse encontro para fortalecer as relações, para a complementaridade de nossas economias. Não estamos apenas falando sobre comércio em algumas áreas, mas também sobre investimentos daqui para lá e de lá para cá. Vai ser uma reunião muito importante”, afirmou Sheinbaum em entrevista à imprensa local.
Justiça italiana analisará laudo para decidir se mantém Carla Zambelli em presídio – A Corte de Apelação de Roma volta a analisar nesta quarta-feira (27) o caso da deputada Carla Zambelli (PL-SP), presa na Itália desde o fim de julho. O relatório será apresentado durante a audiência, após um médico legal nomeado pelo tribunal ter examinado a deputada e sua documentação sanitária. O perito vai emitir sua avaliação, e a corte vai decidir se mantém ou não a prisão. Segundo reportagem do UOL, que afirma ter tido acesso ao documento, o laudo aponta que Zambelli pode continuar presa, pois, apesar de ter quadro considerado complexo, com distúrbio depressivo e dificuldades relacionadas ao sono, não corre risco de morte. Além disso, eventuais tratamentos poderiam ser feitos dentro da cadeia. Zambelli está na penitenciária feminina de Rebibbia, onde há superlotação, com cerca de cem presas a mais do que a capacidade total.
Câmara vota PEC da blindagem – O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), decidiu, em reunião com os líderes de partidos, votar nesta quarta-feira (27) a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) da blindagem ou das prerrogativas, que impede investigações criminais contra deputados federais e senadores sem aval expresso do Congresso. Segundo líderes de diversos partidos, a intenção é aprovar a PEC em dois turnos nesta quarta e enviá-la para o Senado. O deputado Lafayette de Andrada (Republicanos-MG), relator da PEC, apresentará um parecer à proposta até a manhã desta quarta, com alterações no texto, que ainda é desconhecido. Líderes dos partidos fazem a ressalva de que é preciso conhecer o texto antes, mas apostam que há maioria na Casa pela defesa das prerrogativas.
Tarcísio entra na mira da esquerda e de Eduardo – O governador de SP, Tarcísio de Freitas, está no centro das atenções políticas, sendo cotado como possível candidato à Presidência em 2026. Ele enfrenta críticas da esquerda, especialmente de Guilherme Boulos, devido a um escândalo de corrupção na Secretaria da Fazenda paulista. Tarcísio reagiu afastando auditores suspeitos e prometeu investigações rigorosas. Além disso, recebeu elogios de Michel Temer em evento com prefeitos.
Zema descarta vice e critica moradores de rua: ‘chiqueiro’ – O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, gerou polêmica ao afirmar que o Brasil está criando “chiqueiros humanos” por não combater a situação de rua, comparando-a a carros estacionados irregularmente. Criticado por sua insensibilidade, Zema defendeu leis mais rígidas e acusou o governo federal de omissão. Ele também tentou se distanciar de Jair Bolsonaro, ressaltando diferenças em suas trajetórias políticas.
Eleitores ‘nem-nem’ se afastam de Bolsonaro e aprovam Lula – A pesquisa Genial/Quaest revela que eleitores ‘nem-nem’ estão se afastando de Jair Bolsonaro, influenciados pela prisão domiciliar do ex-presidente e pelo tarifaço dos EUA. A desaprovação entre esses eleitores aumentou, com 46% temendo mais o retorno de Bolsonaro do que a continuidade de Lula. A avaliação do governo Lula melhorou, com 42% de aprovação entre os ‘nem-nem’, refletindo uma percepção mais favorável da economia e da postura de Lula.
Na minha agenda
Às 8h analiso o atual cenário político e econômico em entrevista na Rádio Caxias
Às 14h30 falo, sobre os impactos do tarifaço na economia do País e seus efeitos no RS, para a Rádio RBC de São Gabriel
🇧🇷RESUMO-002☀️☀️📐
NOTÍCIAS DO DIA – ANO 9 n° 3203
Dia 27 de Agosto de 2025, Quarta-Feira
DATAS COMEMORATIVAS
Dia do Corretor de Imóveis
Dia do Psicólogo
TEMPERATURA E INDICADORES FINANCEIROS
⛅ Mín 24° Máx 33° (Belém-PA)
💵 Dólar Com ⬆️ 0,34% R$ 5,43
💶 Euro ⬆️ 0,61% R$ 6,32
📊 Ibovespa ⬇️ 0,18% 137.771 pts
🪙 Bitcoin ⬆️ 1,8% R$ 607.094,65
💲IPCA ⬆️ 0,26% Julho de 2025
💲SELIC ⬆️ 15% 30 de Julho de 2025
🟨 Ouro (grama) ⬆️ R$ 601,11
🇧🇷📰 NOTÍCIAS NACIONAIS
🇧🇷🇮🇱 Ministro de Israel chama Lula de “antissemita e apoiador do Hamas”; em publicação, autoridade também relacionou presidente ao supremo líder do irã, Ali Khamenei
🇧🇷🇵🇹 Consulado brasileiro em Lisboa alerta, que, em razão do início das operações da Unidade Nacional de Estrangeiros e Fronteiras (Unef), uma polícia imigratória, brasileiros no país podem estar sob risco de fiscalizações e prisões; o órgão consular informou que a Unef tem a competência de controlar a entrada de imigrantes no país bem como realizar abordagens, e fez recomendações aos brasileiros residentes em Portugal
🇧🇷👥 CPMI convocará “careca do INSS” e dez ex-presidentes do INSS; comissão de inquérito também aprovou plano de trabalho que mira investigações a partir de 2015
👥 CPMI do INSS vai convidar ex-ministros da Previdência e convocar 10 ex-presidentes do INSS; o governo comemorou o acordo para blindar Frei Chico, que é dirigente do Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos (Sindnapi) e irmão do presidente Lula
👥 Comissão de Segurança Pública do Senado aprova requerimento para ouvir o ex-chefe da Assessoria Especial de Enfrentamento à Desinformação (AEED) do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Eduardo Tagliaferro; ele é apontado como responsável pelo vazamento de informações do gabinete da presidência do TSE durante a gestão do ministro Alexandre de Moraes entre 2022-2024
👥 Câmara dos Deputados deve votar PEC de blindagem a parlamentares nesta quarta-feira; projeto prevê que deputados e senadores só possam responder a processos ou sofrer prisões com aval do Congresso; aprovação depende de votação em dois turnos
⚖️ Moraes determina monitoramento integral da Polícia Penal na casa de Bolsonaro; decisão atende a pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR), que apontou risco de fuga do ex-presidente em prisão domiciliar; uso de uniforme e armamento ficará a critério da corporação
⚖️ Rio Grande do Sul recebe aval do STF para expor empresas que não pagam ICMS; a validação ocorreu em plenário virtual, com o voto do relator, ministro Kassio Nunes Marques; ele considerou a medida constitucional e julgou improcedentes os pedidos do extinto Partido Social Liberal na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 4854; além do estado gaúcho, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rondônia, São Paulo e Sergipe foram admitidos como parte interessada
⚖️ Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ-RS) reduz penas de condenados por incêndio na Boate Kiss; desembargadores decidiram por unanimidade; decisão ainda cabe recurso
⚖️ Justiça de Pernambuco mantém prisão de suspeitos de ameaçar Felca; Cayo Lucas e Paulo Vinícius seguirão detidos por risco à sociedade; dupla acessava dados sigilosos do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e responde por ameaças e crimes cibernéticos
🚔 Polícia Federal prende foragido da Justiça belga procurado pela Interpol no Rio de Janeiro; prisão aconteceu após uma colaboração entre as autoridades da Bélgica e do Brasil, que agora discutem a extradição do acusado por abuso sexual para que ele possa responder pelos crimes em seu país de origem
⚡Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprova edital para leilão de energia para sistemas do Amazonas e Pará; marcado para 26 de setembro, o certame irá contratar soluções de suprimentos para 11 localidades, separadas em três lotes
🦁 Pagamento do quarto lote da restituição do IRPF 2025 começa esta semana; o pagamento está previsto para 29 de agosto; a consulta para saber se o valor será creditado na conta já está disponível por meio do site e aplicativo da Receita Federal; idosos acima de 60 anos, pessoas com deficiência ou doenças graves e contribuintes em que a maior fonte de renda é o magistério têm prioridade por lei na hora do recebimento
💰 Mega-Sena 2.906: aposta do Rio de Janeiro acerta as seis dezenas e leva prêmio de R$ 33 milhões; números sorteados: 17, 33, 37, 41, 46 e 49
CIÊNCIA e TECNOLOGIA
🌑 Eclipse solar mais longo do século ocorre ainda nesta década; em 2 de agosto de 2027, a luz do Sol vai desaparecer completamente por cerca de seis minutos e 23 segundos; fenômeno histórico se aproxima, mas será visível apenas de alguns países
🌍🌔 Nasa registra Terra e Lua a 290 milhões de quilômetros de distância; imagens capturadas durante verificações técnicas mostram planetas como pontos brilhantes no espaço
ESPORTES
⚽🏆 Palmeiras vence Bragantino nos pênaltis e é tetracampeão do Brasileiro Sub-20; Verdão leva a melhor nas cobranças por 4 a 3, após empate em 0 a 0 no tempo normal, e conquista o segundo título seguido
⚽👤Botafogo anuncia a contratação de Gabriel Bahia, ex-Volta Redonda; zagueiro chega por empréstimo com cláusula de obrigação de compra por metas; contrato se estende até junho de 2026
🏐 Brasil vence Porto Rico por 3 sets a 0 e fecha primeira fase do Mundial de Vôlei Feminino na liderança do grupo; seleção brasileira monta muralha para parar portorriquenhas no bloqueio e confirma favoritismo na Tailândia
🏀 Brasil perde para os EUA e encara os dominicanos nas quartas da AmeriCup de Basquete masculino; a equipe brasileira foi derrotada por 90 a 78, nesta terça-feira (26), e se classificou às quartas de final na terceira posição do grupo A
🎾 Bia Haddad bate britânica na estreia por 2 sets a 1 e avança no Us Open; tenista brasileira vence Sonay Kartal em jogo com fim dramático no Grand Slam de Nova York
🌍📰 NOTÍCIAS INTERNACIONAIS
🇺🇦🇷🇺 Novo drone militar russo navega pelas redes de celulares convencionais e foi avistado na Ucrânia; a mídia ucraniana relatou a aparição de um novo sistema de veículo aéreo não tripulado (UAV) russo; o UAV, equipado com uma câmera e modems LTE duplos, transmite fluxos de vídeo em tempo real por meio de estações base celulares comerciais; a informação foi inicialmente compartilhada pelo canal no Telegram “Russian Arms”
🇺🇦 Ucrânia suaviza lei marcial e permite saída do país de homens entre 18 e 22 anos; segundo autoridades, a decisão abre novas oportunidades para os jovens em termos de educação, estágio e empregos no exterior
🇷🇺 Rússia multa empresas por não se registrarem no país nem abrirem filiais; Justiça do país impôs, nesta terça-feira (26), multas de 7 milhões de rublos (cerca de R$ 465 mil) e 6 milhões de rublos (cerca de R$ 405 mil) ao Google e à Wikipedia, respectivamente, por violarem as leis russas
🇮🇱🇵🇸 Israel diz ter achado “câmera do Hamas” perto de hospital atacado em Gaza; pelo menos 20 pessoas, incluindo cinco jornalistas, foram mortos durante bombardeio israelense
🇮🇷 Irã se reúne com países europeus para discutir programa nuclear; país enfrenta ameaça de reimposição das sanções da ONU caso conversas não tenham progresso
🇨🇳🇷🇺 Xi Jinping receberá Putin em cúpula da Organização de Cooperação de Xangai; evento, que será realizado entre 31 de agosto e 1º de setembro, contará com a presença de mais de 20 líderes mundiais
🇮🇳 Chuvas na Índia causam inundações e deixam 30 mortos; deslizamentos ocorreram na rota de peregrinação na região de Jammu, norte do país
🇮🇳🇵🇰 Índia ameaça liberar água de represa e 150 mil pessoas fogem no Paquistão; moradores de região paquistanesa, próxima de rios, temem inundação de casas e plantações
🇻🇳🌪️ Tufão atinge Vietnã e deixa pelo menos três mortos e dez feridos; fortes tempestades danificaram quase sete mil casas e derrubaram 18 mil árvores
🇹🇭 Tailândia se junta ao Brasil e Suécia, e assina contrato para compra de caças Gripen; o valor do acordo é de aproximadamente 5,3 bilhões de coroas suecas (SEK), com entregas previstas para o período entre 2025 e 2030
🇺🇸 Trump ameaça impor tarifas e restringir exportação de tecnologia a países que regularem big techs; em publicação na Truth Social, sua rede social, Trump declarou que medidas como “impostos digitais”, “legislação de serviços digitais” e “regulação de mercados digitais” foram criadas para “prejudicar ou discriminar a tecnologia americana” e, ao mesmo tempo, “dão uma completa isenção às maiores empresas de tecnologia da China”
🇺🇸 Trump renova iniciativa para negociar acordo nuclear com Rússia e China; Presidente dos EUA defendeu desnuclearização durante fala aos repórteres no Salão Oval da Casa Branca
🇺🇸 Tempestade de areia surpreende participantes de festival nos EUA; evento dura uma semana e acontece no deserto de Black Rock, no estado de Nevada
🇨🇴 Pelo menos 34 soldados são sequestrados na Colômbia; confrontos deixaram 11 guerrilheiros mortos, incluindo um comandante de uma facção dissidente do antigo grupo rebelde das Farc
🇨🇴 Gustavo Petro, presidente da Colômbia, diz que Cartel de los Soles “não existe”; EUA dizem que suposto grupo criminoso é chefiado por Nicolás Maduro e está infiltrado no governo da Venezuela
🇨🇴 Conselho Nacional Eleitoral (CNE) da Colômbia diz que campanha de Petro violou limites de gastos; o CNE, após dois anos de investigação, concluiu que a campanha que levou ao poder o presidente Gustavo Petro, em 2022, violou os limites de financiamento em mais de 3,5 bilhões de pesos (cerca de R$ 4,7 milhões) e pediu sanções para os responsáveis, de acordo com a apresentação feita em plenário
🇻🇪 Maduro nomeia novo general e mobiliza forças na fronteira com a Colômbia; Martínez Mendoza, que já ocupou a embaixada da Venezuela na Argentina entre 2011 e 2018, tem um histórico de envolvimento em negociações com o grupo guerrilheiro ELN na Colômbia
🇦🇷 Argentina declara Cartel de los Soles como organização terrorista; anúncio, que ocorre em meio à escalada de tensões entre Estados Unidos e Venezuela, foi feito pelo porta-voz do governo Manuel Adorni nas redes sociais
🌍 EVENTOS HISTÓRICOS DO DIA
-1828: Império do Brasil e Províncias Unidas do Rio da Prata reconhecem a soberania da República Oriental do Uruguai no Tratado do Rio de Janeiro
-1840: Criadas as Companhias de Aprendizes Nacionais, que mais tarde se tornaram as Escolas de Aprendizes-Marinheiros do Brasil
-1859: O petróleo é descoberto em Titusville, Pensilvânia, levando ao primeiro poço de petróleo comercialmente bem-sucedido do mundo
-1883: Erupção do Krakatoa: quatro enormes explosões destroem a ilha de Krakatoa e causam anos de mudança climática
-1893: Um furação em Sea Islands atinge os Estados Unidos perto de Savannah, Geórgia, matando entre mil e duas mil pessoas
-1916: Primeira Guerra Mundial: o Reino da Romênia declara guerra à Áustria-Hungria, entrando na guerra como uma das nações aliadas
-1939: Primeiro voo do Heinkel He 178, com motor turbojato, o primeiro avião a jato do mundo
-1955: A primeira edição do Guiness Book of Records é publicada na Grã-Bretanha
-1962: A missão espacial não tripulada Mariner 2 é lançada para Vênus pela NASA
-1964: Campanha da Legalidade: o Marechal Loft é preso. O governo federal fecha rádios em Porto Alegre. Leonel Brizola, governador do Rio Grande do Sul, requisita a Rádio Guaíba
-1972: No Brasil, o primeiro trecho da Rodovia Transamazônica é inaugurado pelo presidente Médici
-1991:
>A Comunidade Europeia reconhece a independência dos Países Bálticos
>A Moldávia declara independência da União Soviética
-2003: Marte atinge a menor distância da Terra em quase 60 mil anos, passando a aproximadamente 55 768 006 quilômetros
-2011: O Furacão Irene atinge a costa leste dos Estados Unidos, matando 47 pessoas
Essas são algumas notícias do dia ✅
Autor: Roberto Vieira Filho 🇧🇷Compartilhado por
🙋🏻♂️It@m@r🙋🏻♂️ S∴F∴U∴
Bom dia !