A Polícia Civil do Rio Grande do Sul recuperou bovinos furtados de uma propriedade em Santana do Livramento durante uma operação contra o abigeato realizada em Júlio de Castilhos. A ação resultou na prisão de um pecuarista de 40 anos, suspeito de receptar gado com origem ilegal.
A operação foi conduzida pela Delegacia de Repressão aos Crimes Rurais e de Abigeato (Decrab) de Bagé, com apoio da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) de Santana do Livramento e da Decrab de Cruz Alta. Na localidade de Ramada, zona rural de Júlio de Castilhos, os policiais identificaram dois animais que haviam sido furtados em Livramento. A vítima reconheceu as marcas originais do gado por meio de fotografias, confirmando o crime.
Além desses, outros três bovinos foram encontrados com sinais de adulteração em seus identificadores — indício de tentativa de ocultar a origem dos animais. A investigação apontou que o pecuarista preso manipulava o rebanho para burlar fiscalizações e mascarar a procedência ilegal do gado.