dom, 24 de agosto de 2025

Variedades Digital | 23 e 24.08.25

Por deputado Zucco – Vitória da Oposição: articulação de Zucco e líderes derruba indicados de Alcolumbre e Motta na CPMI do INSS

Deputado Federal Zucco (PL-RS) - Foto: Cedida

*Vitória da Oposição: articulação de Zucco e líderes derruba indicados de Alcolumbre e Motta na CPMI do INSS*

A eleição da mesa diretiva da CPMI do INSS, que investigará o escândalo bilionário do roubo dos aposentados, resultou em uma derrota acachapante para o governo e seus aliados. Em uma reviravolta que poucos previam, os indicados pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil–AP), e pelo presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos–PB), foram derrotados na votação realizada nesta quarta-feira (20), abrindo espaço para uma composição independente e comprometida com a verdade.

O resultado foi fruto direto do trabalho de articulação dos líderes deputado federal Zucco (PL–RS), líder da oposição na Câmara dos Deputados, senador Rogério Marinho (PL–RN), líder da oposição no Senado, o líder do PL na Câmara, Sóstenes Cavalcante (PL–RJ), a líder da minoria, deputada Carol De Toni (PL–SC), o líder do PL no Senado, Carlos Portilho (PL–GO), além de todo o esforço conjunto dos bravos parlamentares da oposição e do centro que garantiram os votos decisivos.

A expectativa inicial era de que a CPMI seria controlada pelos apadrinhados de Alcolumbre e Motta, que sequer haviam assinado o requerimento de criação da comissão. O prognóstico era de um cenário “para acabar em pizza”. Mas a oposição mudou o rumo da história.

Com a eleição do senador Carlos Viana (Podemos–MG) para a presidência e do deputado Alfredo Gaspar (União Brasil–AL) para a relatoria, a CPMI se fortalece como um instrumento legítimo de apuração. Agora, aposentados, pensionistas e milhões de brasileiros lesados por um esquema de corrupção que pode chegar a R$ 90 bilhões terão a garantia de que a investigação não será abafada.

Rompendo a blindagem

A oposição destacou que a nova composição garante independência e retira da mesa qualquer possibilidade de blindagem a sindicatos, aliados políticos ou familiares do presidente Lula. “Nada será abafado, ninguém será poupado”, disse Zucco, lembrando que essa vitória representa não apenas um movimento político, mas uma resposta do Parlamento ao clamor da sociedade.

Toffoli e MPF sob críticas

O episódio também resgata as polêmicas decisões recentes do ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal, que chegaram a frear trechos da apuração, além da postura questionada do Ministério Público Federal, acusado de leniência e demora em atuar frente ao escândalo. Para a oposição, a CPMI será a instância capaz de avançar onde outros órgãos falharam.

Compromisso com a verdade

A vitória não foi apenas da oposição, mas também dos partidos de centro que se uniram para garantir que a investigação siga seu curso de forma independente. “O povo brasileiro pode ter certeza de que nenhum culpado ficará impune”, afirmou Zucco.
A eleição da mesa diretiva da CPMI marca, assim, uma vitória histórica do Congresso Nacional contra as tentativas de captura política de um colegiado que precisa ter apenas um compromisso: a verdade e a justiça com milhões de aposentados e pensionistas lesados.

Por Afonso Hamm: Cavaleiros conduzem a Chama Farroupilha de Caxias do Sul a Dom Pedrito e passam por Bagé

O deputado federal Afonso Hamm publicou, neste domingo, em suas redes sociais, um vídeo celebrando a passagem de um grupo de cavaleiros de Dom Pedrito. Os tradicionalistas estão em uma jornada especial, conduzindo a Chama Crioula desde Caxias do Sul até Dom Pedrito, onde a centelha será distribuída para toda a 18ª Região Tradicionalista, entre os dias 29 a 31

URGENTE: Riverense de 27 años está desaparecido tras haber sido probablemente secuestrado en Santana Do Livramento

Un nuevo hecho en el “escenario policial” de la frontera Rivera (Uruguay) – Santana Do Livramento (Brasil) que tiene en vilo a las autoridades de la “Frontera de la paz”. Según información periodística que pose A Plateia en español, en horas de la madrugada de este sábado 23 del corriente el joven riverense Joan Iñak Erramun Machado, de 27 años