A última noite foi de chuva e picos de fortes ventos na Fronteira da Paz. Segundo a entrevista de Luis Fernando, da Metsul Meteorologia ao Jornal da Manhã de hoje, os episódios climáticos são em detrimento da passagem de um ciclone extratropical sobre a bacia do Rio da Prata, entre o Uruguai e a Argentina, trazendo ventos fortes ao Rio Grande do Sul.
Embora o volume de chuva não tenha sido tão alto, os fortes picos de rajada de vento chegaram a 60km/h na região, causando danos em telhados, árvores, e inclusive a queda de um poste de energia na Avenida Tamandaré, esquina com a Rua Senador Salgado Filho, em Sant’Ana do Livramento. Logo após a queda, a ocorrência causou a obstrução do trânsito durante a manhã, enquanto os agentes de trânsito e técnicos elétricos prestavam suporte. Devido à necessidade de manutenção, a região ainda permanece sem o abastecimento de energia.
Em entrevista ao JM, Ademir Pacheco, coordenador da Defesa Civil, contou que esteve acompanhando e prestando auxílio aos moradores de diversos bairros da cidade, que tiveram suas casas atingidas pelas intempéries. Ademir ressalta que o grupo está equipado com a disposição de lonas a quem necessitar.
Os agentes da defesa civil alertam à população santanense que tenha cuidado nas ruas pelo risco de haver fios elétricos expostos nas vias urbanas.
O tempo deve ficar estável a partir de amanhã (21), com a chegada de uma massa de ar quente e úmida, que estabelecerá sol e tempo firme, podendo chegar aos 20° C na parte da tarde.