sex, 15 de agosto de 2025

Variedades Digital | 09 e 10.08.25

RESUMO DE SEXTA-FEIRA -15/08/2025

Foto: Cedida

Edição de Chico Bruno

 

Manchetes dos jornais

 

Valor Econômico – Efeito das tarifas e alívio de preços no atacado melhoram cenário para IPCA

 

O GLOBO – Trump diz que Brasil é parceiro comercial ‘horrível’, e Lula rebate: ‘é mentira’

 

CORREIO BRAZILIENSE – Lula e Trump sobem o tom e acirram crise entre países

 

O ESTADO DE S.PAULO – Tarifaço pode fechar até 618 mil postos de trabalho em 10 anos

 

FOLHA DE S.PAULO – Apoio a prisão domiciliar de Bolsonaro é de 51%; 42% são contra, diz Datafolha

 

Destaques de primeiras páginas e fatos mais importantes

 

Inflação – O cenário para a inflação no Brasil tem se tornado mais favorável, com o efeito potencialmente desinflacionário das tarifas americanas sobre os produtos brasileiros e o comportamento benigno dos preços ao produtor, que contribui para baixar os índices aos consumidores. O dólar mais fraco e commodities mais baratas têm ajudado a conter as cotações no atacado, enquanto o impacto do tarifaço deve aumentar a oferta de bens agrícolas no mercado interno. Nesse quadro, cresce a expectativa de que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) poderá ficar abaixo de 5% neste ano. É um número ainda acima do teto da banda de tolerância da meta deste ano, de 4,5%, mas representa pouca ou nenhuma aceleração em relação à alta de 4,8% registrada em 2024. A divulgação do IPCA de julho, que subiu 0,26%, menos que o esperado, graças à influência do câmbio, levou algumas instituições a cortar as estimativas para o indicador no ano. O ASA reduziu sua projeção de 4,9% para 4,7%, o BTG Pactual e a XP, de 5% para 4,8%, e a 4Intelligence e o J.P. Morgan, de 5,2% para 5%.

 

Bate-boca – O presidente americano Donald Trump afirmou na tarde de hoje na Casa Branca que o Brasil “tem sido um parceiro comercial horrível” ao cobrar dos EUA “tarifas enormes”, ignorando mais uma vez que seu país tem superávit comercial nessa relação bilateral. Trump também comentou sobre questões políticas internas do Brasil, mencionando o ex-presidente Jair Bolsonaro. Apesar da aproximação do Brasil com a China, Trump afirmou não estar preocupado, destacando a supremacia econômica dos EUA. Em Recife, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva reagiu acusando Trump de “contar mentiras” e defendeu que os números comprovam que a relação comercial é vantajosa para os EUA.

 

Bate-boca II – Num dia de sinais desanimadores para os articuladores de uma negociação entre Brasil e Estados Unidos sobre o comércio bilateral, afetado pela sobretaxa às exportações brasileiras, em declarações contundentes, os dois presidentes demonstraram que a relação segue desgastada. O norte-americano afirmou que “o Brasil tem sido um péssimo parceiro comercial em termos de tarifas. Cobram tarifas enormes, muito maiores do que as que cobramos”. Em evento público, o brasileiro rebateu o chefe da Casa Branca. “É mentira quando (Trump) diz que o Brasil é um mau parceiro comercial. O Brasil é bom, só não vai ficar de joelho para o governo americano”.

 

Projeção – O tarifaço de Donald Trump sobre produtos brasileiros exportados para os Estados Unidos compromete a manutenção de mais de 618 mil empregos no Brasil em dez anos, de acordo com estudo da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg). Com empresas ligadas à indústria como as mais atingidas, a estimativa é de que a medida traga perdas para a economia, efeitos negativos na massa salarial, nos empregos e no consumo das famílias, impactando não apenas as empresas que vendem para os EUA, mas toda uma cadeia econômica nas regiões afetadas. De acordo com o estudo, o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro pode sofrer uma queda de 0,22%, equivalente a R$ 25,8 bilhões, no curto prazo, de um a dois anos, e uma perda de 0,94%, de R$ 110 bilhões, no longo prazo, de cinco a dez anos. O impacto compromete mais de 146 mil postos de trabalhos formais e informais no curto prazo. No período mais longo, o número de empregos ameaçados ultrapassa 618 mil.

 

Pesquisa – Nova pesquisa Datafolha mostra que 51% dos brasileiros concordam com a prisão domiciliar imposta ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal). A maioria, 53%, considera que o magistrado vem agindo dentro da lei. Segundo a pesquisa Datafolha, a prisão chegou aos ouvidos de 87% dos eleitores, com 30% deles se dizendo bem informados, 42%, mais ou menos, e 15%, com poucos dados. Entre os ouvidos, 42% dizem discordar da prisão. Outros 4% não souberam opinar, e 3% se mostraram indiferentes ao tema. Foi o que aferiu o instituto na segunda-feira (11) e na terça (12), quando foi a campo e ouviu 2.002 pessoas com mais de 16 anos em 113 municípios. A margem de erro global do levantamento é de dois pontos percentuais para mais ou menos.

 

Pedido para marcar julgamento – O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), pediu a inclusão, na pauta da Primeira Turma, do julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro e de sete aliados que fazem parte do chamado “núcleo 1” da tentativa de golpe de Estado. A solicitação foi encaminhada ao presidente do colegiado, ministro Cristiano Zanin. As defesas entregaram, nesta semana, as alegações finais dos réus. A expectativa é de que o julgamento ocorra na primeira quinzena de setembro. Compõem a Primeira Turma, além de Zanin e Moraes, os ministros Flávio Dino, Cármen Lúcia e Luiz Fux. No despacho, Moraes, relator do caso, argumentou que o processo está pronto para inclusão em pauta e que a definição da data é necessária para assegurar a efetividade da ação judicial.

 

Motta agiliza PL contra adultização – O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou que quer dar prioridade, na semana que vem, para a tramitação de um projeto contra a adultização de crianças. De todas as matérias que tramitam na Casa, a mais adiantada é o PL 2.628/22, cujo relatório na Co missão de Comunicação foi apresentado na terça-feira pelo relator no colegiado, deputado Jadyel Alencar (Republicanos-PI). Apesar de ter anunciado, no começo da semana, a criação de um grupo de trabalho que teria 30 dias para promover audiências e recolher sugestões, ontem, em entrevista à GloboNews, Motta disse que “queremos dar resposta imediata à ‘adultização’ de crianças com o projeto que veio do Senado”. A ideia é levar a votação o texto na próxima quarta-feira. O PL, porém, esbarra na oposição, que vê a possibilidade de a matéria embutir propostas para a regulamentação das redes sociais — algo que os bolsonaristas consideram ser uma censura. Um dos pontos que mais incomodam os deputados conservadores é a expressão “dever de cuidado”, que o relatório de Jadyel sugere que seja retirado, mas os governistas querem mantê-la, conforme o previsto no texto original do senador Alessandro Vieira (MDB-SE).

 

Vem aí um “pulo do gato” no licenciamento – Os apelos da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, para que os parlamentares mantenham os vetos do presidente Lula à lei de licenciamento ambiental não devem ser atendidos. Ainda que não consiga derrubar a parte que o governo federal retirou do texto, a bancada do agro prepara uma manobra para repor aquilo que havia pedido, em especial, a descentralização das decisões sobre as licenças. A ideia em discussão na Frente Parlamentar do Agro (FPA) é incluir a parte vetada numa proposta sobre o tema, conforme negociado entre o governo e o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, dentro do acordo para garantir as pesquisas de petróleo na Margem Equatorial. A bancada do agro quer organizar uma redação que dificulte um novo veto por parte do presidente Lula.

 

Se punir demais… – … vai dar problema. A turma dos “cabeças brancas” da Câmara dos Deputados tem aconselhado a cúpula da Casa a arquivar os processos contra aqueles que lideraram o motim no plenário semana passada. É melhor deixá-los com a sensação de que foram salvos graças à benevolência de Hugo Motta do que alvos de desejo de vingança.

 

E a anistia, hein? – Ao dizer que os presidentes da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), podem sofrer sanções caso não pautem a anistia, o deputado Eduardo Bolsonaro contribui para enterrar as perspectivas de o tema entrar em votação. Motta respondeu publicamente que não pretende pautar o projeto e tem o apoio do Centrão para isso. Assim, o principal objetivo dos bolsonaristas pode ficar a ver navios.

 

Desafios do PNE – A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados trabalha na implementação de serviços de psicologia e serviço social nas escolas. Para isso, discutiu, dia desses, forma de calcular quantas escolas cada equipe deverá atender. Esses serviços já estão previstos na Lei 13.935/2019, mas a implementação progressiva ainda depende de uma definição no Plano.

 

De olho na sustentabilidade – O presidente do PP, senador Ciro Nogueira (PI), quer aproveitar o embalo da COP30 para acelerar o debate do seu projeto que garante ao consumidor o direito de reparo de produtos e peças onde quiser, sem a perda da garantia, e também proíbe a fabricação de produtos com vida útil limitada, forçando o consumidor a comprar novos produtos com mais frequência. “Eu já falei com os presidentes (do Senado) Davi Alcolumbre e (da Câmara) Hugo Motta para termos uma sinalização positiva na questão do meio ambiente, que é tão importante para o nosso país e mais importante ainda por conta da COP30”, afirmou, durante evento na Casa Parlamento esta semana.

 

Posse da Independência – Presidente eleito do PT do Distrito Federal, Guilherme Sigmaringa assume o cargo no encontro do PT do DF marcado para 6 e 7 de setembro, o feriado da Independência. Além dele, os demais membros do diretório serão empossados.

 

Todos juntos e misturados – Ainda com forte repercussão no Congresso, a denúncia do influenciador Felca rendeu a aprovação de um pedido da senadora Eliziane Gama para que ele compareça à Comissão de Constituição e Justiça do Senado. A parlamentar quer que o youtuber detalhe as denúncias, e, ainda, ouvir representantes das big techs que atuam no Brasil, do Ministério Público Federal, da Polícia Federal e Defensoria Pública da União.

 

Desdenhou, perdeu – Muita gente no governo brasileiro avaliou que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, não levaria adiante as ameaças ao Brasil para defender Jair Bolsonaro. Agora, é correr atrás do prejuízo.

 

Eles querem mais – O fim do foro privilegiado é apenas uma pontinha do projeto do PL sobre o Poder Judiciário. O deputado Luiz Philippe de Orléans e Bragança (PL-SP), por exemplo, começou a exigir uma reforma mais ampla do sistema. “A verdadeira solução é uma reforma ampla do Judiciário, que assegure equilíbrio entre os Poderes”, argumentou. A chance de uma proposta dessas ir a voto num clima tenso é quase igual a zero.

 

Moraes encontra influenciadores – O ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), afirmou nesta quinta-feira (14) que o Congresso Nacional não votou propostas que regulam as redes sociais porque as big techs direcionam algoritmos contra os políticos. “Este é o grande drama das redes sociais: são os algoritmos. Por que o mundo político receia muito em votar uma legislação? Porque as redes sociais direcionam os algoritmos. Quando vai consultar aquele deputado só vem notícia ruim. O que apoia as redes sociais sem regulamentação só vem notícia boa. Os algoritmos são direcionados”, disse. Segundo o ministro, o Supremo definiu um dever de cuidado das plataformas diante da inação do Congresso. Ele disse que a tese definida pela corte é “minimalista, mas com algumas restrições necessárias”. As declarações foram dadas por Moraes durante uma roda de conversa com influenciadores digitais na sede do STF, em Brasília. O encontro durou 1 hora. Supremo convidou 26 criadores de conteúdo para uma visita de dois dias ao Supremo na segunda edição do projeto “Leis e Likes”. Entre os influenciadores estavam Antonio Tabet, Deia Freitas, Fred Nicácio, Yuri Marçal e Mizael Silva —humorista que se identifica nas redes como “advogado do Xandão”.

 

Lula defende cassação de Eduardo Bolsonaro – O presidente Lula (PT) afirmou nesta quinta-feira (14) que Eduardo Bolsonaro (PL) está “traindo o país” e defendeu a cassação do deputado federal. “Ele [o ex-presidente Jair Bolsonaro] mandou o filho para os Estados Unidos. Filho que é deputado federal e vocês [deputados] têm que pedir a cassação dele porque ele está traindo o país. Esta é a verdadeira traição da pátria. Ele foi para lá para instigar os americanos contra nós. Não dá para a gente ficar quieto”, disse Lula em discurso em Pernambuco.

 

Acenos a Fux – As defesas de Jair Bolsonaro e outros réus da trama golpista buscam reduzir penas pedindo “união” de crimes, alegando semelhança entre tentativa de golpe de Estado e abolição violenta do Estado Democrático de Direito. As estratégias incluem acenos ao ministro Luiz Fux, esperança de divergência no STF, e pedidos de consideração de fatores atenuantes. O julgamento deve ocorrer em setembro.

 

Malafaia é alvo da PF por obstrução da justiça – O pastor Silas Malafaia foi incluído em inquérito que investiga a atuação de Eduardo Bolsonaro nos EUA, acusado de coação no curso do processo, obstrução de investigação de organização criminosa e tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito. Malafaia, que organizou atos pró-Bolsonaro, critica a investigação e desafia a legitimidade das acusações, negando qualquer interferência no processo.

 

As anotações de Heleno – Uma agenda do general Augusto Heleno, ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) de Jair Bolsonaro, acrescenta uma série de anotações como registros de reuniões e informações protegidas por sigilo envolvendo o governo passado. O documento foi apreendido pela Polícia Federal (PF) como parte da investigação que determinou tentativa de golpe de Estado e que hoje tramita no Supremo Tribunal Federal (STF). Os escritos manuscritos incluem referências, por exemplo, a um acompanhamento de estudantes cubanos na Universidade de São Paulo (USP). “Abin levantando cubanos, infiltrados na USP, para espionar a área estudantil”, diz a nota datada de 25 de janeiro de 2022. Esse não é o único registro na agenda de Heleno que envolve a Agência Brasileira de Inteligência (Abin), órgão cujas investigações são sigilosas. Em outra página, datada de 9 de fevereiro de 2020, o general escreveu: “Abin investigar o Coaf”. Heleno, ainda, registrou a posição do então presidente da República durante a pandemia de Covid-19 e a necessidade de Bolsonaro ser vacinado. No documento, o general apontou que “o presidente tem que tomar vacina” e que houve um “losango na popularidade” de Bolsonaro. “Ele desdenha o vírus. Não tem Gestão. Nada está certo”, escreveu ele.

 

‘Não vejo clima para anistiar aqueles que planejaram matar pessoas’, diz Motta – O presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), disse ontem que não há clima na Câmara para aprovar um projeto de anistia amplo, geral e irrestrito que beneficie os envolvidos nos acontecimentos que culminaram no dia 8 de janeiro, especialmente o entorno do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que é acusado de planejar os assassinatos de autoridades. Pelo menos com quem falo, não vejo clima para anistiar aqueles que planejavam matar pessoas. Há, sim, uma preocupação com penalidades exageradas, e talvez um projeto alternativo tenha uma atmosfera melhor entre os partidos do centro”, disse Motta em entrevista.

 

Alcolumbre anuncia a instalação de 3 CPIs – O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), anunciou que instalará três comissões parlamentares de inquérito (CPIs) na próxima semana: a do INSS, que aguarda a indicação dos membros da Câmara para ser formada até o dia 22; a do Crime Organizado, que se dedicará à investigação de facções criminosas e milícias; e a da Pedofilia, que investigará a exploração infantil em plataformas digitais. Este último ganhou força após as denúncias feitas pelo Influenciador Felipe Bressanim Pereira, conhecido como Felca, sobre a vida adulta de menores, na última semana. A CPI da Pedofilia é de autoria do senador Magno Malta (PL-ES), e já tem as assinaturas necessárias desde 2023.

 

O ‘subestimado’ Zema – O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, do Partido Novo, está prestes a lançar sua pré-candidatura à presidência em 2026. Em evento em São Paulo, Zema, conhecido por seu perfil outsider, buscará se posicionar como alternativa à direita, criticando o PT e defendendo propostas de segurança pública. Além disso, sua campanha terá foco em uma agenda econômica ultraliberal. O evento visa projetá-lo no cenário político nacional, destacando sua trajetória empresarial e potencial de superação.

 

Operação da PF em São Bernardo – A Operação Estafeta da Polícia Federal, focada no prefeito de São Bernardo do Campo, Marcelo Lima (Podemos), resultou na apreensão de R$ 3,3 milhões e na prisão de três pessoas. O esquema envolvia corrupção e lavagem de dinheiro com empresas contratadas pela prefeitura. Marcelo Lima foi afastado do cargo e usava os recursos para despesas pessoais. O operador Paulo Iran está foragido.

 

Eduardo diz que bancos podem sofrer ‘multa violenta’ – O deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que esteve em Washington nesta semana para uma rodada de conversas com integrantes do governo Trump, sugeriu que os bancos brasileiros que mantêm contas do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), estão “sob sério risco” e podem sofrer uma “multa violenta”. A avaliação inicial no setor financeiro foi de que apenas as operações em dólar estariam proibidas para Moraes, que poderia manter contas em real. No enanto, o alcance da legislação é alvo de debate.

“Os bancos que mantêm contas de Moraes estão sob sério risco. Pode vir uma notificação, pode vir uma multa violenta. Há uma fortíssima possibilidade da temperatura aumentar ainda mais para certas autoridades brasileiras”, escreveu Eduardo nas redes sociais nesta quinta-feira, 14. Eduardo também tem dito que outros ministros do STF podem ser sancionados, assim como os presidentes da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP). O deputado resiste em pautar o projeto da anistia aos condenados do 8/1 e o senador não colocará em votação o impeachment de Moraes.

 

 

 

Na minha agenda

Em Florianópolis, às 12h, na Alameda Casa Rosa, participo de Reunião Almoço da Confraria BTV, com palestra do Ministro do Turismo, Esporte e Meio Ambiente da Argentina, Daniel Scioli
Daniel Scioli foi Governador da Província de Buenos Aires e ex Vice Presidente da República

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

🇧🇷RESUMO-002☀️☀️📐
✅ NOTÍCIAS DO DIA – ANO 9 n° 3191
Dia 15 de Agosto de 2025, Sexta-Feira

DATAS COMEMORATIVAS
Dia da Gestante
Dia da Imigração Chinesa no Brasil
Dia da Informática
Dia do Cirurgião Vascular
Dia do Médico Angiologista
Dia dos Solteiros
Dia Nacional das Santas Casas de Misericórdia

TEMPERATURA E INDICADORES FINANCEIROS
⛅ Mín 19° Máx 25° (Vitória-ES)
💵 Dólar Com ⬆️ 0,32% R$ 5,41
💶 Euro ⬇️ 0,13% R$ 6,31
📊 Ibovespa ⬇️ 0,24% 136.355 pts
🪙 Bitcoin ⬇️ 4,36% R$ 636.255,19
💲IPCA ⬆️ 0,26% Julho de 2025
💲SELIC ⬆️ 15% 30 de Julho de 2025
🟨 Ouro (grama) ⬇️ R$ 589,09

🇧🇷📰 NOTÍCIAS NACIONAIS

🇧🇷🚆 Governo chega a acordo para renovar concessão da FCA até 2056; Ferrovia Centro-Atlântica terá investimentos de aproximadamente R$ 20 bilhões; revitalização do corredor Minas-Bahia está entre as exigências

🛬 Após deixar Brasília e passar por Bolívia e Colômbia, avião russo sancionado pelos EUA pousa na Venezuela; a aeronave russa Ilyushin IL-76TD, que permaneceu três dias em Brasília, pousou em Caracas, capital da Venezuela, no início da tarde desta quinta-feira, 14 de agosto

⚖️ Moraes pede a Zanin para marcar julgamento de Bolsonaro e mais sete réus; o prazo para as alegações finais, a última fase antes do julgamento, terminou nesta quarta-feira (13), com a apresentação das defesas de seis dos sete réus; o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, apresentou sua defesa antes dos demais por ser o delator do processo

⚖️👮🏻‍♂️Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) derruba liminar e Tarcísio pode contratar PMs para escolas cívico-militares; a principal justificativa para a decisão foi a necessidade de um posicionamento do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a constitucionalidade dessas instituições

⚖️🚔 Polícia Federal inclui o pastor Silas Malafaia no inquérito que investiga o ex-presidente Jair Bolsonaro, o deputado federal Eduardo Bolsonaro e o jornalista Paulo Figueiredo por tentativa de obstrução do processo sobre o suposto plano de golpe de Estado; pastor disse não ter sido notificado oficialmente que estaria sendo investigado e criticou o “vazamento” do caso por uma emissora de TV

🚔👤Prefeito de São Bernardo do Campo (SP), Marcelo de Lima Fernandes, é afastado do cargo e usará tornozeleira após operação da Polícia Federal; por ordem do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), a ‘Operação Estafeta’ da PF, que apura supostos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro, cumpriu dois mandados de prisão e 20 de buscas no município do ABC Paulista

🚔 Operação contra o Comando Vermelho no Rio deixa quatro mortos e oito presos; ação, realizada nas comunidades Cidade de Deus e Gardênia Azul, visa combater a expansão territorial da principal facção criminosa do estado

🔥👨🏻‍🚒 Incêndio atinge fábrica de colchões na zona leste de São Paulo; segundo informações do Corpo de Bombeiros, equipes foram acionadas na tarde desta quinta-feira (14), mobilizando sete viaturas para o combate às chamas

☎️ Prefixo 0303 deixa de ser obrigatório em ligações de telemarketing; antes obrigatório para quem fazia mais de 10 mil ligações por dia, o prefixo permitia que consumidores reconhecessem chamadas corporativas; no entanto, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) considerou que a numeração acabou estigmatizando essas ligações, levando muitos usuários a bloqueá-las ou ignorá-las

🛣️ Duplicação de rodovia no litoral do Paraná usará pavimento de concreto que promete ser mais durável; a obra de 14,28 quilômetros na PR-412, principal ligação entre Matinhos e Pontal do Paraná, também conhecida como Rodovia Máximo Jamur, terá investimento de R$ 274 milhões e deve beneficiar moradores e turistas, especialmente na alta temporada de verão, quando o tráfego é intenso e os congestionamentos são frequentes

🏦 Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) investe R$ 405 milhões em “carro voador” da Embraer; modelo de eVTOL será fabricado em Taubaté (SP), no Vale do Ribeira

🏦 BNDES financia 500 quilômetros de fibra óptica de alta velocidade no Paraná; banco aprovou financiamento de R$ 30,8 milhões à ONN Multimídia Ltda, do Grupo Ired, por meio do Programa BNDES Fust, que apoia a expansão e melhoria das redes de telecomunicações no Brasil; os recursos permitirão a construção de cerca de 500 quilômetros de rede de transporte em fibra óptica de alta velocidade no Norte do Estado

👤📚 Escritor Milton Hatoum é eleito para a Academia Brasileira de Letras; escolhido por 33 de 34 votos possíveis, o autor vai suceder ao jornalista e escritor Cícero Sandroni, que morreu em junho deste ano

💲Dólar sobe a R$ 5,41 com dados econômicos dos EUA; Ibovespa fecha em baixa pelo segundo dia; foi o segundo pregão consecutivo de avanço da divisa americana, que acumula recuo de 0,35% na semana; até o dia 12/8, houve retirada de R$ 771,178 milhões de recursos da B3 por investidores estrangeiros

💰Ninguém acerta as seis dezenas da Mega-Sena 2.901 e estimativa do prêmio acumulado para o próximo sorteio, que será realizado no sábado (16), sobe para R$ 55 milhões; números sorteados: 02, 20, 28, 38, 44 e 47

CIÊNCIA e TECNOLOGIA

🍯Mel de 2,5 mil anos é encontrado na Itália por pesquisadores de Oxford; os recipientes, descobertos no sul da Itália, são um testemunho surpreendente da história antiga e representa um marco da capacidade da ciência contemporânea de desvendar mistérios do passado; o achado científico, publicado em 30 de julho no Journal of the American Chemical Society, resolve um debate de sete décadas sobre o conteúdo de oito jarros desenterrados em 1954 em Paestum, antiga cidade grega dominada pelos romanos no século 6 a.C.

🇨🇱🗿Novo monumento emerge na Ilha de Páscoa, na costa oeste do Chile, e intriga especialistas; Moai inédito foi encontrado em lago seco da ilha, considerada um mistério pela presença de 1.000 cabeças de pedra

🔴 Rocha “coral” é encontrada por rover Curiosity em Marte; uma formação rochosa, semelhante a um “coral”, foi encontrada durante as observações mais recentes do rover Curiosity em Marte

🎇Cientistas encontram o “primeiro” buraco negro do universo; objeto seria datado de mais de 13 bilhões de anos; a descoberta foi liderada pelo pelo Centro de Fronteira Cósmica da Universidade do Texas em Austin, nos Estados Unidos, e publicada no periódico Astrophysical Journal Letters

ESPORTES

⚽ Taça Libertadores
Oitavas de final, jogo 1:
Botafogo (Bra) 1×0 LDU Quito (Equ)
Libertad (Par) 0x0 River Plate (Arg)
Universitario (Per) 0x4 Palmeiras (Bra)

⚽ Copa Sul-Americana
Oitavas de final, jogo 1:
Atlético-MG (Bra) 2×1 Godoy Cruz (Arg)
Central Córdoba (Arg) 1×0 Lanús (Arg)

⚽ Campeonato Brasileiro
Série B, 22ª rodada:
Novorizontino 1×2 Coritiba

⚽👤Bahia paga a multa rescisória e contrata Kauê Furquim, do Corinthians, por R$ 14 milhões; atacante de 16 anos tinha assinado com o Timão em abril deste ano e vinha sendo utilizado nos treinamentos do time profissional

🏀 NBA aprova venda dos Celtics por R$ 33 bilhões, e outra franquia também deve ser negociada; depois da transação recorde do maior campeão da liga americana de basquete, Portland Trail Blazers fica perto de trocar de dono, mas por valor consideravelmente menor

🎾 Venus Williams retorna ao US Open aos 45 anos com convite especial; ex-número 1 do mundo será a tenista mais velha a competir em Flushing Meadows desde 1981, participando tanto na chave de simples quanto nas duplas mistas

🏄🏼‍♂️ Surfe, WSL: Italo Ferreira cai nas quartas em Teahupoo; Jack Robinson é campeão; garantido no Finals, no fim do mês, em Fiji, potiguar é eliminado pelo australiano e se despede da etapa do Taiti na quinta colocação; ele vai enfrentar o mesmo Jack na primeira rodada do mata-mata

🏎️ Fórmula 1, Fim de ciclo: Christian Horner está oficialmente fora da Red Bull; equipe confirma desligamento do ex-chefe após formalizar documentação no Reino Unido

🌍📰 NOTÍCIAS INTERNACIONAIS

🇺🇦🇷🇺 Drones ucranianos atingiram duas cidades russas nesta quinta-feira (14), em ataques que feriram pelo menos 16 pessoas, informaram autoridades locais, um dia antes de uma cúpula entre EUA e Rússia sobre a guerra na Ucrânia; dessas vítimas, 13 ficaram feridas, sendo duas gravemente, quando um drone atingiu um prédio de apartamentos na cidade de Rostov-on-Don, no sul da Rússia, informou o governador regional em exercício

🇺🇦🇷🇺 Rússia e Ucrânia realizam troca de prisioneiros às vésperas da cúpula Trump-Putin; países realizaram nesta quinta-feira (14) uma nova troca de prisioneiros, libertando 84 pessoas de cada lado, um dia antes da reunião entre o líder russo Vladimir Putin e o presidente dos EUA, Donald Trump, no Alasca; o Ministério da Defesa russo informou que seus militares retornaram por Belarus, onde recebem “atendimento médico e psicológico”

🇺🇦🇦🇷 Em conversa com Milei, Zelensky agradece apoio do argentino por ‘paz justa’ na Ucrânia; em postagem no X, o presidente ucraniano afirmou que informou sobre contatos recentes com parceiros e enfatizou que a posição do país é ‘absolutamente clara’

🇷🇺 Rússia declara Repórteres Sem Fronteiras como ‘indesejável’ e proíbe a ONG no país; desde a ofensiva em grande escala contra a Ucrânia em fevereiro de 2022, as autoridades russas intensificaram consideravelmente a repressão às vozes dissidentes, prendendo centenas de pessoas

🇷🇺🇺🇸 Não há planos para assinar documentos na reunião Trump-Putin, diz Kremlin; Casa Branca havia dito anteriormente que a cúpula seria um exercício de escuta para o líder americano

🇪🇸🔥Espanha registra terceira morte no combate a incêndios; um dos feridos no combate a um incêndio na região espanhola de Castela e Leão morreu nesta quinta-feira (14), elevando para três o número de mortos no combate aos incêndios florestais no país

🇶🇦 Hamas e chefe da inteligência de Israel vão ao Catar para retomar diálogo; autoridade israelense diz que acordo parcial envolvendo a libertação gradual dos reféns está “fora de cogitação”

🇮🇳 Quarenta e seis pessoas morrem nas enchentes que atingem a Caxemira, na Índia; equipes de resgate enfrentam dificuldades para chegar na região, pois estradas estão danificadas devido a vários dias de fortes chuvas

🇺🇸🇷🇺 Negociador do Kremlin diz que reunião pode redefinir relação EUA-Rússia; Donald Trump e Vladimir Putin se encontrarão no Alasca nesta sexta-feira (15)

🇺🇸🇷🇺 WhatsApp diz que Rússia está tentando bloquear aplicativo; empresa prometeu continuar tentando disponibilizar serviços criptografados no país para uma “comunicação segura”

🇺🇸 Governo da Flórida quer abrir segunda prisão para imigrantes irregulares; segundo governador da Flórida, Ron DeSantis, novo centro de detenção é chamado de “depósito de deportados”

🇨🇺🇺🇸 Autoridades de Cuba rebatem EUA após acusações e revogações de vistos; Governo Trump acusou país latino de ter esquema de exportação de trabalho forçado; servidores ligados ao Mais Médicos no Brasil também foram afetados

🇨🇷 Costa Rica começa construção de prisão inspirada em El Salvador; criminosos tentam se aproveitar da localização geográfica estratégica e das fragilidades internas do país

🇻🇪 Regime de Nicolás Maduro, na Venezuela, prendeu na quarta-feira (13) a advogada e defensora dos direitos humanos Rusbelia Astudillo, conhecida por sua atuação em prol de aposentados e pensionistas; segundo denúncia da ONG Comitê pela Liberdade dos Presos Políticos (ClippVE), a detenção ocorreu no bairro Terrazas del Club Hipico, no sudeste de Caracas, quando a jurista foi interceptada por “pessoas não identificadas” sem que lhe fosse apresentada ordem judicial ou explicado o motivo da ação

🇦🇷 Argentina chega a quase 100 mortos por fentanil contaminado; país vizinho, desde maio, vem enfrentando uma crise sanitária relacionada ao fentanil, e nesta quinta-feira (14), chegou à marca de 96 mortos pelo medicamento contaminado — substância que pode vir a ser 100 vezes mais potente que a morfina; as novas mortes ocorreram em casos confirmados em hospitais em Formosa, a província mais ao norte da Argentina, Córdoba, a 700 quilômetros de Buenos Aires e Santa Fé, no centro-leste do país

🇵🇾 Paraguai terá base contra o Hezbollah apoiada por FBI na Tríplice Fronteira; país mandará para fronteira com Brasil e Argentina agentes treinados pelos EUA e trocará informações contra crime organizado

🌍 EVENTOS HISTÓRICOS DO DIA

-1248: É lançada a pedra fundamental da Catedral de Colônia, na Alemanha, construída para abrigar as relíquias dos Três Reis Magos. (A construção é concluída em 1880)

-1823: Adesão do Pará à Independência do Brasil

-1843: Inauguração dos Jardins do Tivoli, um dos mais antigos parques de diversões ainda em operação no mundo, em Copenhague, na Dinamarca

-1900: A primeira entrada oficial de imigrantes chineses em São Paulo

-1914: O Canal do Panamá é aberto para o tráfego

-1947: A Índia ganha a independência do domínio britânico depois de quase 190 anos de domínio da Coroa e se une à Comunidade das Nações

-1948: A República da Coreia (Coreia do Sul) é criada ao sul do paralelo 38 graus norte

-1950: Medindo 8,6 na escala de magnitude de momento, o maior terremoto em terra ocorre na fronteira Assam (Índia)-Tibete- Myanmar, matando 4.800 pessoas

-1969: Início do Festival de Woodstock em Nova York, apresentando alguns dos melhores músicos de rock da época

-1998: A Apple lança o computador iMac

-2007: Um terremoto de magnitude 8,0 na costa do Pacífico devasta Ica e várias regiões do Peru, matando 514 pessoas e ferindo 1090

-2019: O voo Ural Airlines 178, um Airbus A321, sofre uma colisão com aves que atingiu os dois motores da aeronave após a decolagem do Aeroporto Internacional de Jukovsky, em Moscou, Rússia, e cai em uma plantação de milho a cinco quilômetros do aeroporto. Todas as 233 pessoas a bordo sobrevivem, e cerca de 74 tiveram ferimentos leves

Essas são algumas notícias do dia ✅
Autor: Roberto Vieira Filho 🇧🇷Compartilhado por
🙋🏻‍♂️It@m@r🙋🏻‍♂️ S∴F∴U∴
Bom Dia!!! 👍🏼😉

Senador Hamilton Mourão através do Instagram

Nesta data especial, a assessoria do gabinete do Senador Hamilton Mourão deseja-lhe saúde, sucesso e força! Parabéns pelas 72 primaveras! CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR