qui, 14 de agosto de 2025

Variedades Digital | 09 e 10.08.25

Por deputado Zucco: Zucco visita Bolsonaro em prisão domiciliar e denuncia perseguição política contra ex-presidente

Deputado Federal Luciano Zucco (PL-RS)

 

O líder da oposição na Câmara dos Deputados, deputado federal Zucco (PL-RS), visitou nesta quinta-feira (14) o ex-presidente Jair Bolsonaro, que cumpre prisão domiciliar em sua residência, em Brasília. A visita foi autorizada judicialmente em razão das restrições impostas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) às pessoas que podem ter contato com o ex-chefe do Executivo.

Segundo Zucco, o encontro teve caráter pessoal e político. “Fui como amigo e como líder da oposição, para conversar sobre o cenário atual, relatar o trabalho que temos desenvolvido no Congresso em pautas como a anistia, o fim do foro privilegiado e também o processo de impeachment do ministro Alexandre de Moraes no Senado”, afirmou.

O deputado revelou que Bolsonaro se mostrou abatido e com a saúde debilitada, mas firme nas suas convicções. Durante a conversa, os dois trataram ainda das denúncias conhecidas como “Vaza Toga”, envolvendo supostas irregularidades na atuação do ministro Alexandre de Moraes, incluindo a existência de uma estrutura paralela de monitoramento e prisões baseada em publicações de redes sociais. Segundo Zucco, esses casos têm sido noticiados por jornalistas independentes e serão levados formalmente a embaixadas estrangeiras. “Temos mais de 80 cartas preparadas para envio e reuniões marcadas com diplomatas em Brasília”, disse.

Sobre o sistema de visitas, o parlamentar explicou que agora caberá à defesa de Bolsonaro indicar os nomes de quem o presidente deseja receber, encaminhando a solicitação para autorização judicial. “Ele manifestou o desejo de receber algumas lideranças políticas, e a defesa fará os pedidos de acordo com essas prioridades”, afirmou.

Zucco relatou que Bolsonaro também expressou interesse em receber a visita do presidente da Câmara, deputado Hugo Motta (Republicanos-PB), ressaltando que o ex-presidente foi um dos principais articuladores do apoio da oposição à eleição de Motta.

O líder da oposição aproveitou para criticar a política externa do governo Lula, que, segundo ele, estaria rompendo pontes com os Estados Unidos e se aproximando de países comunistas. Para Zucco, a única solução para o crescimento econômico é retomar as relações comerciais e o diálogo diplomático com Washington. “Precisamos de um telefonema entre Lula e o presidente Trump para restabelecer esse canal”, afirmou.

Por Rodrigo Lorenzoni: Exemplo de vida, Reginaldo Pujol é homenageado com Troféu Liberdade por Rodrigo Lorenzoni

Com o Salão Júlio de Castilhos totalmente lotado, aconteceu no início da tarde desta quinta-feira (14), uma emocionante cerimônia de entrega do Troféu Liberdade a Reginaldo Pujol, o quaraiense que dedicou praticamente toda sua vida política a Porto Alegre, onde foi vereador por dez mandatos.   Confira a matéria completa no link abaixo:   CLIQUE AQUI

Deputado Federal Luciano Zucco (PL-RS)

Por Deutado Zucco: MANIFESTO EM DEFESA DA LIBERDADE E DA DEMOCRACIA

Brasília vive um tempo sombrio. O Brasil, outrora reconhecido por suas liberdades, hoje assiste ao avanço de um regime de perseguição política que não poupa ninguém que ouse se opor ao sistema instalado. Nosso presidente Jair Bolsonaro, eleito por mais de 58 milhões de brasileiros, encontra-se sob prisão domiciliar, não por ter cometido crimes comuns, mas por enfrentar um processo