qua, 13 de agosto de 2025

Variedades Digital | 09 e 10.08.25

Banda Marcial Santanenese completa 69 anos

A mais antiga banda marcial em funcionamento no RS, e uma das mais antigas do Brasil
Atual equipe integrante da Banda Marcial Santanense. (Foto: Évoo Machado)

11 de agosto marca a passagem do 69º aniversário da Banda Marcial Santanense, uma associação cultural que preserva e pratica uma das mais antigas manifestações artísticas em Sant’Ana do Livramento.

O conceito de “banda marcial” pode ter surgido de várias formas. Alguns historiadores falam que banda é o feminino de bando, palavra proveniente do latim, que quer dizer bandeira. Desde seu surgimento, os grupos marcham em frente às bandeiras enquanto entoam cânticos dos mais diversos gêneros.

Alex Tentardini é o atual presidente da B.M.S, tendo como instrutores Jeferson Mizael Velasquez  e Miguel Velasquez. O grupo realiza seus ensaios às segundas, quartas e sextas-feiras, na sede da escola Celina Vares Albornoz, às 19h30min.

Durante sua jornada, o grupo fomenta a experiência saudável e gratuita de aprender a tocar um instrumento e representar o município. Neste período, a banda prepara-se para mais uma participação no tradicional desfile de 07 de setembro, que ocorre anualmente em Sant’Ana do Livramento.

RESUMO DE QUARTA-FEIRA 13/08/2025

Edição de Chico Bruno   Manchetes dos jornais   Valor Econômico – Em dia de otimismo, dólar cai abaixo de R$ 5,40, bolsa sobe 1,69% e juros futuros recuam   O GLOBO – Empresas pagavam propina por vantagens fiscais na Fazenda de SP   FOLHA DE S.PAULO – Dono da Ultrafarma é preso em operação contra corrupção fiscal   O

Confira o modelo da Carta de denúncia internacional contra o Ministro Alexandre de Moraes

CARTA DE DENÚNCIA INTERNACIONAL CONTRA O MINISTRO ALEXANDRE DE MORAES Brasília, 6 de agosto de 2025 À Sua Excelência, [Nome do Embaixador ou Representante] [Nome da Embaixada ou Organização Internacional] Assunto: ​Denúncia formal contra o Ministro Alexandre de Moraes por violações sistemáticas aos direitos humanos, repressão política e uso autoritário do Poder Judiciário no Brasil Excelentíssimo (a) Senhor (a), Na