qua, 13 de agosto de 2025

Variedades Digital | 09 e 10.08.25

Escola Dr. Sílvio Ribeiro recebe Moção de Aplausos no Congresso Nacional

Projeto “Trilhas do Coração” é reconhecido em Brasília por preservar a cultura gaúcha

Embarcaram ontem (11) para Brasília, em missão oficial da Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Sul (Seduc/RS), estudantes e professoras do projeto Trilhas do Coração, desenvolvido na Escola Estadual Dr. Silvio Ribeiro. O grupo cumpre agendas nos Ministérios da Cultura e da Educação e receberá, no Congresso Nacional, uma Moção de Aplausos do Parlamento Federal, proposição do deputado federal Elvino Bohn Gass.

Todos os custos da viagem foram custeados pelo Governo do Estado, por meio da Seduc, devido ao caráter oficial da missão. O deputado Bohn Gass acompanha o trabalho realizado pela escola, que se tornou referência em iniciativas que valorizam a cultura e a tradição gaúcha.

O projeto homenageado recebeu, em 2024, voto de congratulações na Câmara de Vereadores de Sant’Ana do Livramento, além de uma medalha concedida, neste ano, pela Assembleia Legislativa do RS.

Intitulado Trilhas do Coração, o trabalho promove encontros entre estudantes e trabalhadores rurais ou profissionais ligados a ofícios que preservam a tradição gaúcha. Nessas conversas, os entrevistados indicam músicas que representem suas trajetórias de vida, o que leva os alunos a aprofundarem-se no cancioneiro regional. A iniciativa busca unir quem vive a tradição e quem a mantém viva através da música.

O resultado já gerou, no primeiro ano, a publicação de um livro (2024), seguido de uma revista (2025) e uma websérie disponível no YouTube.

Participaram da viagem as alunas: Andressa Vieira, Manuele Ribeiro, Rithieli Menezes, Gabrielli Pires, Luiza Machado e Heloise Carreiro, acompanhadas da coordenadora do projeto, professora Cibele Sheervensquy, além das professoras Cilene Viviene e Lauren Teixeira, e da diretora da escola, Luciana Harden.

“Representar a educação pública gaúcha é um motivo de grande emoção para todas nós. Antes de chegarmos aqui, abrimos muitas porteiras campo afora. Esta é uma oportunidade única e, entre todos os trabalhos que realizamos na escola, esse é o mais especial. Fazemos com amor e dedicação porque acreditamos que a nossa cultura deve ser preservada e passada às futuras gerações”, destacou a estudante Andressa Vieira.

Publicada portaria que autoriza Conab a adquirir arroz de produtores do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina

Medida integra a retomada dos estoques públicos e busca incentivar a produção do grão, além de apoiar os agricultores Foi publicada nesta quarta-feira (13), no Diário Oficial da União, a Portaria Interministerial que autoriza a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) a adquirir arroz, por meio de Contratos de Opção de Venda (COV), de produtores do Rio Grande do Sul e

Por Ascom Sedec: Governo do RS participará pela primeira vez no Impulsa, evento de inovação e desenvolvimento no Chile

Por Ascom Sedec Representando o governador Eduardo Leite, o secretário de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Ernani Polo, participará do Impulsa 2025, evento internacional promovido pela Câmara de Produção e Comércio de Biobío (CPCBiobío), no Chile. Reunindo lideranças empresariais, autoridades públicas e representantes de diversos setores produtivos da América Latina, o encontro, que acontece em 20 de agosto, terá como foco o

Por Rodrigo Lorenzoni: Deputados propõem obrigatoriedade de estimativa de custos para novos projetos de lei no RS

Já está tramitando na Assembleia Legislativa RS o Projeto de Resolução nº 12/2025, de autoria dos deputados Guilherme Pasin e Rodrigo Lorenzoni, que prevê a alteração no Regimento Interno da Casa, para exigir que todos os projetos de lei de autoria parlamentar sejam acompanhados de estimativa de impacto de custos. Confira a matéria completa clicando no link abaixo: CLIQUE AQUI