seg, 11 de agosto de 2025

Variedades Digital | 09 e 10.08.25

Deputado Zucco propõe criação do Cadastro Nacional de Condenados por Violência Doméstica contra a Mulher

O líder da Oposição na Câmara, deputado federal Zucco (PL-RS), apresentou o Projeto de Lei 3656/2025, que institui o Cadastro Nacional de Condenados por Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (CNVD-Mulher). A proposta cria uma base de dados nacional, reunindo informações de agressores com condenação transitada em julgado, visando ampliar a prevenção, o monitoramento e a pronta atuação das autoridades.

O cadastro será mantido pelo Poder Executivo Federal e integrado aos sistemas dos órgãos de segurança pública, do Judiciário e do Ministério Público, com acesso restrito a esses órgãos, garantindo o sigilo dos dados das vítimas.

“Casos revoltantes de agressões e feminicídios vêm se repetindo no Brasil, mesmo com medidas protetivas previstas em lei. Nosso objetivo é impedir reincidências e possibilitar respostas mais rápidas e efetivas, identificando nacionalmente os condenados e evitando que novas mulheres sejam vitimadas”, afirmou Zucco.

Inspirado na Lei nº 15.035/2024, que criou o Cadastro Nacional de Pessoas Condenadas por Crimes Sexuais contra Crianças e Adolescentes, o projeto busca ampliar esse mecanismo para combater a violência de gênero.

“Este projeto é um avanço necessário e urgente na defesa da vida e da integridade física das mulheres brasileiras. É um compromisso com a proteção e a justiça, não apenas uma proposta legislativa, mas um passo concreto para salvar vidas”, completou o parlamentar.

O PL aguarda distribuição nas comissões temáticas da Câmara dos Deputados.

Assessoria de Comunicação – Liderança da Oposição na Câmara dos Deputados

General Hamilton Mourão através do X

“Foi com pesar que recebi a triste notícia do falecimento do jovem senador Miguel Uribe, pré-candidato à presidência da Colômbia.”

General Hamilton Mourão através do X

FORO PRIVILEGIADO O foro privilegiado abre brechas tanto para a impunidade quanto para a perseguição de adversários políticos.   CLIQUE AQUI PARA CONFERIR COMPLETO

Ainda dá tempo de gestores públicos gaúchos se inscreverem no Diálogo Público RS

Encontro ocorrerá no dia 19 de agosto, em Porto Alegre, e reunirá autoridades e especialistas para debater questões prioritárias para o Estado. Prefeitos e prefeitas do Rio Grande do Sul podem se inscrever para participar do evento “Diálogo Público – Encontro de Ideias e Soluções”, que será realizado no dia 19 de agosto, em Porto Alegre. As vagas são limitadas.