As meninas do Brasil mais uma vez conquistaram importante título no futebol feminino, após uma disputa com a Colômbia que foi decidida na última instância: os pênaltis. Duelo ocorreu neste sábado (2), às 18h (horário de Brasília), no Estádio Rodrigo Paz Delgado, em Quito, capital do Equador.
Esta é a 9ª conquista do grupo em 10 edições do torneio, sendo a quinta consecutiva. Decisão deu-se pelo placar de 5 a 4, após empate por 4 a 4 no tempo normal.
Os gols do jogo foram marcados por Angelina, Amanda Gutierres e Marta (duas vezes), mas o resultado contou com o protagonismo da goleira Lorena Silva, a paulista de 28 anos, que com muita altivez defendeu a cobrança que deu o título para as brasileiras.
Os gols nas penalidades foram marcados por Tarciane, Amanda Gutierres, Mariza, Jhonson e Luany pelo Brasil. Usme, Restrapia, Linda Caicedo e Bonilla foram responsáveis pela atuação da equipe colombiana.
Esta foi a quarta vez em que as seleções se enfrentaram na decisão da competição: em 2010, 2014, 2022 e 2025, onde em todas elas o Brasil saiu com a vitória.
Quem está à frente do treinamento da seleção brasileira de futebol feminino é Arthur Elias, que pela primeira vez ganha título com a Seleção, além de ter sido o primeiro a levantar a taça do torneio e também da Libertadores.