Entre vinhos, danças e culinária, foi lançado o 9º Fronte(i)ra, Festival Binacional de Enogastronomia. Cerimômia ocorreu no Solar Dom Pedro – Armour em uma noite que reuniu autoridades, empresários e representantes da imprensa dos dois lados da Fronteira na última sexta-feira (01).
“Estamos celebrando uma conquista que é fruto do trabalho de vários meses” – afirma Jussara Dutra, curadora e organizadora geral do festival. Ela relembrou em seu discurso que o evento foi pensado dentro de uma cozinha. Jussara foi chefe de cozinha do Palácio Piratini, em Porto Alegre, de 2011 a 2014, e junto com outros grandes nomes da organização do Festival, consolidou a ideia que mais tarde transformou-se no maior evento cultural binacional do Sul do Brasil e Norte do Uruguai, que já faz parte do calendário gaúcho de eventos.
Entre as autoridades que marcaram presença estavam o Intendente de Rivera Richard Sander, Secretária Geral de Governo Sandra Pontes, Secretária da Fazenda Gisela Alvarez e o Delegado de Polícia Civil Laurence Teixeira.
Durante a noite, brindaram o público com suas artes o Grupo Juvenil do CTG Sinuelo do Caverá, representando o Brasil, o Grupo Ballet Folclorico de Rivera e a Orquestra Departamental de Rivera representando o Uruguai. Entre fandangos, polcas e sons de bumbo leguero, uma verdadeira mostra – que resumiu em algumas atrações, o sucesso que será essa 9ª edição do festival.
O 9º Fronte(i)ra está sendo promovido pelo Sindilojas Sant’Ana do Livramento e a Mesa Destino Rivera, além das mais de 300 pessoas envolvidas na organização da programação, uma extensa agenda com mais de 100 atividades abertas ao público que inicia na próxima quarta-feira (06).
“A nossa cultura gastronômica é um dos maiores patrimônios que cada povo tem, a nossa comida praticamente diz tudo do que nós somos.” Finalizou Jussara.




