qua, 30 de julho de 2025

Variedades Digital | 26 e 27.07.25

RESUMO DE QUARTA-FEIRA – 30/07/2025

Foto: Cedida

Edição de Chico Bruno

 

Manchetes dos jornais

 

FOLHA DE S.PAULO – Carla Zambelli é presa na Itália após passar quase dois meses foragida

 

O ESTADO DE S.PAULO – Estados Unidos podem isentar do tarifaço produtos como café e cacau

 

Valor Econômico – Casa Branca poderá isentar produtos agrícolas não cultivados nos Estados Unidos

 

CORREIO BRAZILIENSE – Diálogo não avança, mas EUA devem livrar café e frutas

 

O GLOBO – EUA admitem isentar café e cacau, e Brasil sinaliza debater regulação de big techs

 

Destaques de primeiras páginas, fatos e bastidores mais importantes

 

Foragida presa – A deputada federal licenciada Carla Zambelli foi presa na Itália nesta terça (29). A Polícia Federal confirmou a informação para a cúpula do governo federal. O Supremo Tribunal Federal (STF) pediu, em junho, a extradição dela para o Brasil. Caso isso ocorra, ela cumprirá pena de prisão em regime inicialmente fechado. Zambelli não deve retornar imediatamente ao país. Antes disso, a Justiça da Itália terá que analisar a solicitação do governo brasileiro e decidir se ela atende aos requisitos dos tratados firmados entre os dois países. O pedido de extradição foi feito em junho pelo ministro Alexandre de Moraes, que determinou naquele mês a prisão definitiva de Zambelli, em regime fechado, além da perda do mandato de parlamentar. No documento, ele se comprometeu a não submeter a parlamentar a condições degradantes no país. O nome dela foi então incluído na lista da Interpol. Zambelli fugiu do Brasil para escapar do cumprimento da pena de dez anos de prisão imposta pelo Supremo. Ela foi condenada em maio por participar da invasão do sistema do CNJ (Conselho Nacional de Justiça). A deputada entrou na Itália em 5 de junho, pelo aeroporto Fiumicino, em Roma. Ela chegou com um voo dos EUA e passou por controle de passaportes com o documento italiano, por possuir dupla cidadania. O Ministério da Justiça já está providenciando nova documentação para reafirmar formalmente à Itália que ela precisa cumprir pena no Brasil.

 

Isentos – Recursos naturais que não são cultivados nos Estados Unidos, incluindo café e cacau, podem ser isentos de tarifas de importação quando acordos comerciais com países produtores forem firmados, disse o secretário de Comércio dos EUA, Howard Lutnick, nesta terça-feira (29). Lutnick afirmou em uma entrevista para o programa de entrevistas “Squawk Box”, da CNBC, que o presidente Donald Trump concordou em estabelecer tarifas zero para os recursos naturais que não são cultivados nos EUA nos acordos comerciais que ele fechou, incluindo aqueles com a Indonésia e a União Europeia. O vice-presidente, Geraldo Alckmin, se reuniu nesta terça-feira com big techs, grandes empresas de tecnologia, no contexto das negociações do tarifaço que pode atingir produtos brasileiros enviados aos Estados Unidos. Segundo ele, além das empresas, participou da conversa um representante da Secretaria de Comércio dos EUA, por videoconferência. Na reunião desta terça, Alckmin propôs a criação de uma mesa de trabalho para discutir ambiente regulatório, inovação tecnológica, oportunidade econômica e segurança jurídica de empresas de tecnologia.

 

Fuga complica situação de Zambelli – Condenada pelo Supremo Tribunal Federal por invasão de sistemas e pela adulteração de documentos do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), portanto crimes que não têm conotação política, a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP), agora capturada em Roma, na Itália, será levada para uma prisão. Atrás das grades, terá de aguardar por pelo menos 20 dias, prazo que deve durar para a Justiça italiana definir sobre a extradição. Constitucionalistas ouvidos pela coluna afirmaram que a estratégia de fuga e o comportamento da ainda parlamentar pesarão no seu julgamento, embora ela tenha direito a vários recursos para protelar a vinda para o Brasil.

 

Não adiantou – A cidadania italiana de Zambelli não impedirá uma possível extradição da parlamentar — processo oficial pelo qual um Estado solicita e obtém a entrega de uma pessoa condenada ou suspeita de cometer um crime. Os parlamentares conservadores da Itália também não deram tanta importância para o caso, pois a direita italiana usa essas situações para restringir o acesso de descendentes à nacionalidade, uma das principais bandeiras do grupo.

 

Repercussão – A prisão de Zambelli foi destaque nos principais jornais italianos. O Corriere de la Sera trouxe na capa que a brasileira cruzou a fronteira com a Argentina e foi para os Estados Unidos com a intenção de se mudar para a Itália e continuar a carreira política no país. O jornal La Stampa destacou que ela integra o partido de Jair Bolsonaro; e o La Repubblica ressaltou que é foragida no Brasil.

 

Motociata sem direito a discurso – Da Granja do Torto, de onde partiram as centenas de motos, até a Rodoviária do Plano Piloto, o que se ouviu foram os roncos dos motores, palavras de ordem religiosas e poucas frases de políticos. O ex-presidente Jair Bolsonaro participou do ato no alto de um carro de som, evitou discurso e até mesmo entrevista, por cumprir medidas cautelares determinadas pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF.

 

PF investiga desvio de emendas – A Polícia Federal (PF) e a Controladoria-Geral da União (CGU) deflagraram a Operação Korban, que apura o possível desvio de recursos públicos oriundos de emendas parlamentares destinados à realização de eventos de esportes eletrônicos em Brasília. A investigação mira a execução de, aproximadamente, R$ 15 milhões repassados a uma associação sediada no Distrito Federal, por meio de termos de fomento com o Ministério do Esporte, entre 2023 e 2024. Com autorização do Supremo Tribunal Federal (STF), foram cumpridos 16 mandados de busca e apreensão no Distrito Federal, Acre, Paraná e Goiás. As ordens judiciais também incluem o bloqueio de contas bancárias, o sequestro de bens — como imóveis e veículos — e a suspensão de novos repasses federais à entidade investigada.

 

Reunião com governadores cancelada – Uma reunião entre o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, e governadores para discutir a sobretaxa de 50% dos Estados Unidos sobre produtos brasileiros, que entra em vigor nesta sexta-feira, confirmada para ocorrer na manhã de ontem, foi cancelada, após nomes de peso da direita negarem presença. O encontro foi articulado pelo governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), que coordena o Fórum Nacional de Governadores. Porém, os governadores de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos); do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL); de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo); e do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSD), entre outros, avisaram que não participariam da reunião. Já o chefe do Executivo de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), confirmou presença. Esses governadores têm criticado Lula e a forma como o governo federal está conduzindo a questão com os EUA, uma vez que comandam os estados que mais exportam para os Estados Unidos. Ainda não há uma nova data para a reunião.

 

Missão de senadores – O grupo de oito senadores governistas e de oposição que viajou aos Estados Unidos para tentar negociar o tarifaço com autoridades do governo Trump encerra, hoje, a missão em Washington sem ter se reunido uma única vez com um representante da gestão do republicano. Os parlamentares não conseguiram uma perspectiva de adiamento do início das novas taxas de 50% sobre produtos brasileiros, que começa nesta sexta-feira. O grupo vai finalizar a passagem pelos EUA da mesma forma que começou: na Embaixada do Brasil na capital norte-americana. Ontem, foi a vez de os senadores conversarem com congressistas norte-americanos governistas e da oposição. A lista dos parlamentares não foi divulgada. Hoje, após encontro com representantes da Americas Society/Council of the Americas, organização sem fins lucrativos que reúne lideranças da sociedade civil e do setor empresarial, os parlamentares devem fazer um balanço da missão. O foco principal dos senadores era abrir as portas da Casa Branca para a negociação.

 

Na Suíça, Motta defende resposta firme – O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou, ontem, que o parlamento brasileiro está preparado para reagir às práticas comerciais consideradas discriminatórias contra o Brasil. Ele, inclusive, defendeu uma reação firme do governo brasileiro à sobretaxa dos Estados Unidos de 50% sobre os produtos brasileiros, que deverá entrar em vigor nesta sexta-feira, e destacou a aprovação da Lei da Reciprocidade Econômica como uma resposta institucional às crescentes tensões no comércio internacional.

 

Gleisi pede a cassação de Eduardo Bolsonaro – O deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que está morando nos Estados Unidos desde março deste ano, admitiu, em entrevista ao SBT, que está atuando para impedir que senadores brasileiros — tanto da base quanto da oposição — encontrem espaço para diálogo com autoridades americanas durante a missão parlamentar que tenta reverter o tarifaço imposto pelo presidente norte-americano Donald Trump. Em resposta, a ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, declarou a jornalistas que Eduardo “não tem o direito de continuar deputado”, e disse esperar que a Câmara casse o seu mandato.

 

Línguas diferentes – O impasse sobre a negociação do tarifaço do presidente Donald Trump divide as muitas correntes internas do PT, abrindo uma crise entre os principais caciques sobre como contornar o imbróglio. Os ministros Rui Costa (Casa Civil) e Fernando Haddad (Fazenda) têm entendimentos divergentes sobre como dialogar com os Estados Unidos.

 

Então tá – Na visão de Costa, o governo deve conversar com os EUA para encontrar um meio-termo para a questão. Já Haddad entende que é importante a gestão norte americana reconhecer excessos no tratamento ao Brasil. Nessa quebra de braço ministerial, não há vencedores. É que, segundo interlocutores, o presidente da República não pretende ouvir nenhum deles.

 

Discurso pronto – Aliados de Lula acreditam que a crise tem ajudado na popularidade do petista. O chefe do Planalto tem um discurso pronto para sexta-feira, após as sanções dos EUA se confirmarem — e deve usar esse momento para fortalecer suas pretensões políticas para o ano que vem.

 

Brasil conservador – Uma pesquisa da Ipsos-Ipec mostrou que 49% dos entrevistados se enquadram em um perfil com “alto” grau de conservadorismo no que diz respeito ao posicionamento em pautas como legalização do aborto, pena de morte, redução da maioridade penal, casamento entre homossexuais e prisão perpétua para crimes hediondos. O levantamento revelou que 44% se consideram médio e inexpressivos e 8% são tidos como progressistas.

 

E a esquerda – Por outro lado, uma agenda mais liberal e progressista, característica dos partidos de centro-esquerda e esquerda, enfrenta novos obstáculos. Questões de gênero, por exemplo, perdem espaço na atual legislatura — e pouco se avançou no debate de proposições com esse perfil. Os números evidenciam que a sociedade brasileira segue polarizada, com o governo Lula “assombrado” pelo bolsonarismo.

 

‘Se eu tiver que cumprir pena, vai ser aqui na Itália’ – A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) gravou um vídeo antes de ser presa pela polícia da Itália nesta terça-feira (29). Ela diz que se entregou às autoridades segura de que não será deportada para o Brasil. A versão de Zambelli é diferente da informação divulgada pelo Ministério da Justiça. Segundo o governo brasileiro, a deputada foi presa no apartamento que ocupava em Roma, na Itália. A entrevista foi publicada no site do jornal italiano, que afirmou ter falado com ela em um apartamento na periferia de Roma, horas antes de ela ser detida pela polícia italiana, nesta terça (29). Zambelli foi presa em Roma, segundo o deputado italiano Angelo Bonelli, de oposição, que acompanha o caso desde junho, quando ela chegou à Itália vinda dos EUA. Ela se disse estar desiludida com a falta de apoio do governo italiano. “Decididamente, sim, esperava mais. De Salvini, mas também de Giorgia Meloni, que é amiga de Trump”, disse em referência ao vice-premiê italiano, próximo da família Bolsonaro, e da primeira-ministra.

 

Câmara tem média de um preso deputado por ano – Desde 2013, a Câmara dos Deputados do Brasil registra uma média de um deputado preso por ano, totalizando 12 casos, incluindo Carla Zambelli, detida na Itália. As acusações variam de corrupção e homicídio a ataques à democracia. Entre os presos, destacam-se Eduardo Cunha, Flordelis e Daniel Silveira, todos envolvidos em crimes que levaram à perda de mandato ou condenações.

 

Postura ‘pouco ativa’ – O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) voltou a criticar, nesta terça-feira (28), o também deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) em contexto de cobrança de apoio depois da imposição de tarifaço promovido pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ao Brasil. Em uma postagem nas redes sociais, Eduardo comentou uma publicação do blogueiro Allan dos Santos que criticava a aproximação de Nikolas com uma mulher que atualmente se apresenta como ex-bolsonarista. Na postagem, Santos diz que Nikolas seria um “canalha” se de fato tiver se aproximado da mulher, conhecida como “Baianinha”. O blogueiro, que vive atualmente nos Estados Unidos, é foragido da Justiça brasileira desde 2021 em razão de uma prisão preventiva decretada no inquérito que investiga uma organização criminosa envolvida com a disseminação de fake news. Eduardo respondeu à postagem de Santos também criticando Nikolas, que é considerado um dos nomes mais proeminentes no campo bolsonarista. “Ela [Baianinha] é uma pessoa abjeta, que defende a minha prisão e de minha família. É triste ver a que ponto o Nikolas chegou”, afirmou Eduardo no X (antigo Twitter).

 

Defesa de Cid se diz traída por PGR – A defesa do tenente-coronel Mauro Cid afirmou nesta terça-feira (29) ao STF (Supremo Tribunal Federal) que o militar foi o responsável por revelações da trama golpista e negou que tenha havido omissão em sua colaboração premiada. Por essas razões, pede o perdão judicial ao tenente-coronel. Os advogados dizem ter se sentido traídos pela PGR (Procuradoria-Geral da República), que acusou o militar por supostos vínculos com os ataques de 8 de Janeiro mesmo após meses de colaboração de Cid com a Polícia Federal. “O que se viu foi uma deturpação das informações fornecidas, em ilações convertidas em insumo para atribuir-lhe crimes que jamais cometeu ou poderia cometer. Sente-se, sim, traído pelo órgão acusador que se valeu da sua boa-fé para construir uma acusação desconectada da realidade fática, da materialidade típica e do seu próprio relato para ao final mandá-lo para o fuzilamento”, disse a defesa.

 

Polêmica sobre CNH – A Associação Brasileira das Autoescolas (Abrauto) divulgou nesta terça-feira (29) uma manifestação pública contra a proposta do governo Lula (PT) de acabar com a obrigatoriedade de cursos em autoescolas para tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A medida, revelada pelo ministro dos Transportes, Renan Filho, à Folha, prevê que candidatos possam aprender a dirigir de forma autônoma —como em condomínios fechados ou com instrutores credenciados— e sejam obrigados apenas a passar nos exames teórico e prático.

 

Família de Maluf vai indenizar em R$ 210 milhões SP – A família de Paulo Maluf fechou um acordo para indenizar a Prefeitura de São Paulo em R$ 210 milhões, referente a desvios de verbas entre 1993 e 1998. O ex-prefeito é acusado de desviar cerca de US$ 300 milhões de obras públicas. O acordo, que não encerra todas as ações civis, envolve familiares, empresas e instituições financeiras. Até agora, cerca de R$ 819 milhões já foram recuperados.

 

Licenciamento: Governo avalia alternativas ao veto – A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, mencionou que o governo está avaliando alternativas ao veto do Projeto de Lei de Licenciamento Ambiental, considerando um novo projeto ou uma Medida Provisória. A análise técnica, coordenada pela Casa Civil, está quase concluída para ser entregue ao presidente Lula. Marina destacou a importância de não apenas vetar, mas também de substituir o que for alterado. O projeto, que flexibiliza o licenciamento ambiental, enfrenta divisões no governo e levantou preocupações devido a possíveis impactos ambientais. Uma das opções é um veto parcial, evitando insegurança jurídica e possíveis conflitos com o Congresso.

 

 

Na minha agenda

Às 17h45, na TV Pampa, participo do Pampa Debates

 

🇧🇷RESUMO-002☀️☀️📐
NOTÍCIAS DO DIA – ANO 9 n° 3175
Dia 30 de Julho de 2025, Quarta-Feira

DATAS COMEMORATIVAS
Dia do Cirurgião Geral
Dia Internacional da Amizade
Dia Mundial contra o Tráfico de Pessoas
Dia Mundial do Bordado

TEMPERATURA E INDICADORES FINANCEIROS
⛅ Mín 6° Máx 18° (Florianópolis-SC)
💵 Dólar Com ⬇️ 0,38% R$ 5,56
💶 Euro ⬇️ 0,73% R$ 6,43
📊 Ibovespa ⬆️ 0,45% 132.725 pts
🪙 Bitcoin ⬇️ 0,9% R$ 655.408,00
💲IPCA ⬆️ 0,24% Junho de 2025
💲SELIC ⬆️ 15% 18 de Junho de 2025
🟨 Ouro (grama) ⬇️ R$ 605,55

🇧🇷📰 NOTÍCIAS NACIONAIS

🇧🇷🇺🇸 Acordo entre EUA e União Europeia (UE) mostra que negociação com Brasil não é prioridade para Trump; governo Lula corre contra o tempo para evitar imposição de tarifas, que estão previstas para começar na sexta-feira (1⁰); o secretário de Comércio dos Estados Unidos, Howard Lutnick, confirma que não haverá adiamento

🇧🇷🇺🇸 Mauro Vieira retorna ao Brasil sem reunião sobre tarifaço em Washington; chanceler brasileiro se dispôs a se reunir com autoridades na capital americana para discutir tarifas, mas governo dos EUA não respondeu sobre encontro

🇧🇷🚘 Governo estuda eliminar exigência de autoescola para tirar a CNH; “O Brasil é um dos poucos países no mundo que obriga o sujeito a fazer um número de horas-aula para fazer uma prova”, comentou o ministro dos Transportes, Renan Filho, ao falar sobre a proposta

👥 Paraná reajusta salário e contrata professores de olho na disputa pela melhor educação do país; em meio à preparação para a próxima avaliação do ensino nacional, o governo do estado se movimentou ao longo do primeiro semestre para aprovar em regime de urgência um reajuste salarial para os professores da rede estadual; a medida contempla cerca de 100 mil professores, ativos e inativos

⚖️ Carla Zambelli é presa na Itália; deputada licenciada estava na lista vermelha da Interpol; parlamentar foi condenada pelo STF (Supremo Tribunal Federal) a 10 anos de prisão por invasão aos sistemas do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) e inserção de documentos falsos, em 2023

⚖️ O Ministério Público de São Paulo (MP-SP) e a Procuradoria-Geral do Município de São Paulo assinaram, nesta terça-feira (29), um acordo de não persecução civil que visa a devolução de R$ 210 milhões aos cofres públicos; o dinheiro tem origem em desvios de verbas ocorridos durante a gestão de Paulo Maluf na prefeitura, entre 1993 e 1998, e teriam ocorrido durante a construção do Túnel Ayrton Senna e da Av. Jornalista Roberto Marinho

🚔 Controladoria-Geral da União (CGU) e a Polícia Federal deflagram Operação Korban para apurar o desvio de recursos públicos com origem em emendas parlamentares voltadas a eventos de esportes digitais; há irregularidades que indicam a execução de cerca de R$ 15 milhões em recursos públicos federais repassados a uma associação do Distrito Federal “por meio de termos de fomento com o Ministério do Esporte, financiados com emendas parlamentares”, segundo a PF

🚔 Operação da Polícia Federal investiga desvio de R$ 13,2 milhões em emendas para eventos de esportes digitais; há indícios de falsificação de orçamentos e fraudes em processos de subcontratação, com a possível participação de empresas de fachada e ausência de rastreabilidade dos valores

🚔👥 Assassinatos de indígenas crescem em 2024 e chegam a 211, segundo o Conselho Indigenista Missionário (Cimi); Roraima lidera o ranking com 57 homicídios

🏥 Pacientes do SUS poderão ser atendidos por planos de saúde; ideia do programa “Agora Tem Especialistas”, do Ministério da Saúde, é converter dívidas das operadoras para a utilização de consultas, exames e cirurgias aos usuários do SUS

🌊 Ventania em São Paulo destelha casas, deixa imóveis sem luz e gera ondas de três metros no litoral; na capital paulista e em Guarulhos, alguns voos foram cancelados devido aos ventos; com a passagem da frente fria, a temperatura caiu significativamente, com a capital registrando 10ºC

🐆 Após 50 anos, onça-pintada é registrada nas matas de Valença, no Rio; há menos de 300 onças em toda a Mata Atlântica; o animal não era registrado no território fluminense desde os anos 1970, de onde desapareceu por causa do avanço urbano

💰 Ninguém acerta as seis dezenas da Mega-Sena 2.894 e prêmio acumulado sobe para R$ 76 milhões; números sorteados: 05, 21, 24, 25, 29 e 49; próximo sorteio será realizado na quinta-feira (31)

CIÊNCIA e TECNOLOGIA

👤 Ferramenta de Inteligência Artificial (IA) pode otimizar diagnóstico de enfisema e câncer; software é desenvolvido em hospital universitário de Niterói, no Rio de Janeiro; a ferramenta, chamada de ChestFinder, está sendo treinada para analisar bancos de dados abastecidos com imagens e laudos de outros pacientes, e identificar padrões visuais e textuais que indiquem a presença das doenças

🇯🇵💻 Cientistas japoneses quebram recorde de velocidade de internet; nova marca é mais que o dobro do último recorde de velocidade de internet, de 50.250 GB/s, anunciado em 2024

👤Aeneas: Inteligência Artificial (IA) ajuda historiadores a interpretar textos em latim antigo; nova ferramenta foi lançada pelo Google neste mês

🇪🇬 Impressão de mão de quatro mil anos do Antigo Egito é descoberta; marca foi encontrada em uma “casa da alma”, objeto ritual usado para oferendas em túmulos egípcios

🛰️ Hubble detecta registro raro de buraco negro intermediário se alimentando; buraco negro está em uma galáxia que fica a 450 milhões de anos-luz de distância da Terra, na constelação de Hércules

☄️ Chuva de meteoros Delta Aquáridas atinge pico nesta quarta-feira (30); fenômeno recebe este nome porque o ponto radiante da chuva – local de onde os meteoros parecem se originar no céu – fica próxima à constelação de Aquário, mais precisamente de uma de suas estrelas mais brilhantes: a Delta Aquarii; todos os anos, a chuva costuma ocorrer entre meados de julho até o final de agosto, e é melhor observada do Hemisfério Sul; podem ser vistos em torno de 10 a 20 meteoros por hora, que passam voando a cerca de 145 mil km/h

ESPORTES

⚽ Campeonato Brasileiro
Série A, 14ª rodada (partida adiada):
Grêmio 2×1 Fortaleza

Série B, 19ª rodada:
Criciúma 1×0 Cuiabá
Goiás 1×1 Remo

⚽ Copa do Brasil
Oitavas de Final, jogo 1:
Botafogo 2×0 Bragantino

⚽ Futebol Feminino: Brasil goleia Uruguai, vai à final da Copa América e garante vaga nas Olimpíadas; presente em todas as decisões da competição, seleção feminina vai buscar na final de sábado (2), contra a Colômbia, o nono título em dez edições

⚽👤Juventude demite o técnico Claudio Tencati; treinador foi desligado após a quinta derrota em sete jogos no comando do clube

🏐👥 Sem Judson, Bernardinho define os 14 jogadores relacionados para as quartas da VNL contra a anfitriã China; central titular na ótima campanha na fase preliminar da Liga das Nações Masculina de vôlei sofre contusão nas costas e vira desfalque para duelo desta quarta-feira (30), em Ningbo

🎾 Bia Haddad perde para holandesa na estreia do WTA de Montreal, no Canadá; tenista brasileira foi derrotada por Suzan Lamens por dois sets a um

🏊🏻‍♀️🥇Katie Ledecky é campeã dos 1500m, chega ao 22º título e se aproxima de Phelps; americana de 28 anos é campeã dos 1500m e fica a quatro ouros de igualar Michael Phelps

🌍📰 NOTÍCIAS INTERNACIONAIS

🇷🇺 Terremoto de magnitude 8,8 atinge a Rússia e provoca tsunami; ondas de 3 a 4 metros foram registradas na região de Kamchatka após o abalo sísmico; de acordo com o governador regional, o tremor foi o “mais forte em décadas”; segundo informações da mídia local, várias pessoas sofreram ferimentos leves na região atingida; além disso, um jardim de infância foi danificado

🇷🇺 Distrito russo de Severo-Kurilsk, no extremo sul da Península de Kamchatka, declara estado de emergência após ser atingido por tsunami; ondas retiraram barcos das amarras nos portos e levou contêineres, segundo a agência estatal TASS

🇬🇧🇮🇱 Reino Unido dá ultimato a Israel e diz que reconhecerá Estado da Palestina; reconhecimento acontecerá em setembro se governo israelense não tomar medidas para “pôr fim à terrível situação em Gaza”

🇮🇱🇬🇧 Israel rejeita plano do Reino Unido de reconhecer Estado palestino; chanceler israelense disse que decisão do governo britânico é uma recompensa para o grupo terrorista Hamas

🇵🇸 Países árabes apoiam declaração para que o grupo terrorista Hamas entregue armas e deixe governo em Gaza; dezessete países, a União Europeia e a Liga Árabe endossaram uma declaração que foi aprovada nesta terça-feira (29) em uma conferência da ONU em Nova York que debate a solução de dois Estados (Israel e Palestina) para resolver o conflito no Oriente Médio

🇸🇾 Washington diz ter repatriado menor cidadão dos EUA do nordeste da Síria; cerca de 30 mil indivíduos de mais de 70 países permanecem em dois campos de pessoas deslocadas no nordeste da Síria, a maioria deles crianças com menos de 12 anos

🇯🇵🇺🇸 Tsunami gera alertas do Pacífico às Américas e desocupação no Japão e Havaí; ondas se iniciaram após um terremoto de magnitude 8,8 atingir a costa leste da Rússia nesta terça-feira (29); o tremor, considerado o mais forte em décadas na região, deve gerar ainda abalos secundários de até 7,5 de magnitude ao longo do próximo mês, segundo o Serviço Geofísico da Academia Russa de Ciências; nos Estados Unidos, o presidente Donald Trump afirmou que alertas de tsunami foram emitidos para o Havaí, Alasca, Costa Oeste americana e Japão

🇺🇸✈️ Alertas de tsunami desviam voos e interrompem viagens no Havaí; viagens de várias companhias aéreas que tinham a ilha como destino retornaram aos seus aeroportos

🇺🇸🇻🇪 EUA reiteram recompensa de US$ 25 milhões por informações que levem à captura de Nicolás Maduro; num post no X, a Administração de Repressão às Drogas dos Estados Unidos (DEA) reiterou na segunda-feira (28) o pedido por informações que levem à prisão e/ou condenação do ditador venezuelano, do ministro do Interior, Justiça e Paz da Venezuela, Diosdado Cabello, e do ministro da Defesa venezuelano, Vladimir Padrino López, todos apontados como membros do grupo criminoso Cartel de Los Soles

🇺🇸🇨🇴 Marco Rubio critica condenação de Uribe na Colômbia e fala em ‘precedente perigoso’; fala do secretário de Trump evidencia uma Casa Branca cada vez mais crítica a tribunais na América Latina, incluindo o Brasil, após o avanço do processo contra o ex-presidente Jair Bolsonaro; Uribe foi considerado culpado por duas das três acusações que enfrentava; a sentença com a definição da pena ainda será anunciada; o processo teve início em 2018, após uma denúncia do próprio Uribe contra o senador Iván Cepeda, que acabou se voltando contra o ex-presidente

🇺🇸 Índice de confiança do consumidor nos EUA sobe a 97,2 em julho, em comparação aos 95,2 do mês anterior, conforme divulgado pelo Conference Board; a informação foi publicada nesta terça-feira (29); esse resultado superou as previsões de especialistas da FactSet, que esperavam um crescimento mais modesto, atingindo apenas 95,5

🌍 EVENTOS HISTÓRICOS DO DIA

-1502: Cristóvão Colombo desembarca em Guanaja nas Ilhas da Baía ao largo da costa de Honduras durante a sua quarta viagem

-1627: Um terremoto de magnitude 6,7 causou um grande tsunami matando cerca de cinco mil pessoas em Gargano, Itália

-1930: Em Montevidéu, o Uruguai vence a primeira Copa do Mundo da FIFA

-1962: Inaugurada oficialmente a rodovia Trans-Canadá, a mais longa rodovia nacional do mundo

-1971:
>Programa Apollo: Missão Apollo 15: os astronautas norte-americanos David Scott e James Irwin, no Módulo Lunar Apollo Falcon, pousam na Lua com o primeiro Rover Lunar

>Um Boeing 727 da All Nippon Airways e um F-86 da Força Aérea Japonesa colidem sobre Morioka, Iwate, Japão, matando 162 pessoas

-2003: Produzido no México o último exemplar do Volkswagen Fusca

-2012: Uma falha na rede elétrica em Deli deixa mais de 300 milhões de pessoas sem energia no norte da Índia

Essas são algumas notícias do dia ✅
Autor: Roberto Vieira Filho 🇧🇷Compartilhado por
🙋🏻‍♂️It@m@r🙋🏻‍♂️ S∴F∴U∴
Bom dia !

 

 

 

61% dos brasileiros já se arrependeram de ter emprestado dinheiro a um amigo, revela pesquisa da Serasa

61% dos brasileiros já se arrependeram de ter emprestado dinheiro a um amigo, revela pesquisa da Serasa ● Para comemorar o Dia da Amizade, Serasa mostra a relação entre amigos e finanças; ● 67% dos entrevistados já compraram algo por influência de amigos; ● 82% dos brasileiros já emprestaram dinheiro a um amigo; ● 4 em cada 10 brasileiros já