qua, 30 de julho de 2025

Variedades Digital | 26 e 27.07.25

PL e Novo selam aliança no RS e dão o primeiro passo rumo ao Palácio Piratini com Zucco como pré-candidato ao governo

Porto Alegre (RS) – 24 de julho de 2025

Em um ato realizado nesta quinta-feira (24), os partidos PL e Novo oficializaram uma aliança estratégica no Rio Grande do Sul, dando início a uma caminhada conjunta rumo ao Palácio Piratini. O evento contou com a presença dos presidentes estaduais das siglas — Giovani Cherini (PL) e Marcelo Slaviero (Novo) —, do deputado federal Zucco, líder da oposição na Câmara e pré-candidato ao governo do Estado, além dos pré-candidatos ao Senado: Marcel van Hattem (Novo) e Sanderson (PL).

O encontro marca a construção de uma frente unificada de centro-direita, programaticamente coesa, que passa a atuar de forma coordenada em todas as ações, agendas e decisões políticas no Estado. A iniciativa visa apresentar um projeto de reconstrução para o Rio Grande do Sul, profundamente afetado por crises climáticas, instabilidade econômica e perda de protagonismo nacional.

“O Rio Grande precisa de coragem, gestão e verdade. Essa união entre o PL e o Novo é o primeiro passo para resgatar nosso Estado e recolocar o povo gaúcho no centro das decisões. Vamos buscar outras forças do campo da direita e do centro, com diálogo e responsabilidade, para construir um projeto de reconstrução à altura do que o Rio Grande merece”, afirmou Zucco, que liderará a chapa ao governo estadual.

A fala de Sanderson também reforçou o compromisso com uma gestão baseada em liberdade econômica, combate a privilégios e foco na eficiência pública:
“Essa é uma aliança de propósitos, de valores e de ação. Não é uma junção por conveniência, mas por convicção. O Rio Grande pode mais, e juntos vamos provar isso ao povo gaúcho.”

Já o deputado federal Marcel van Hattem (NOVO) destacou a gravidade do momento nacional e o papel decisivo que a eleição de 2026 terá para o futuro da democracia no Brasil.

“As eleições de 2026 serão as mais importantes da nossa história recente. Diante da grave erosão democrática que o Brasil enfrenta, é fundamental que os partidos de centro-direita estejam mobilizados para dar uma resposta firme nas urnas e recolocar o país na rota da liberdade, do equilíbrio entre os poderes e do respeito às instituições. O que vemos hoje é alarmante. O governo brasileiro tem endossado regimes ditatoriais, como ficou claro ao reconhecer a farsa eleitoral da Venezuela, ignorando denúncias de fraude e legitimando a permanência de Nicolás Maduro no poder. Isso mostra que, infelizmente, o atual governo só sabe se relacionar com tiranos.”

A aliança surge num contexto em que o ex-presidente Jair Bolsonaro, mesmo sendo o principal fiador moral e político da direita, está afastado do processo eleitoral e alvo de decisões judiciais que chocam o país.

Com apoio popular e disposição para o diálogo com outras siglas como Progressistas e Republicanos, PL e Novo iniciam a construção de uma frente ampla que represente a verdadeira mudança que o povo gaúcho espera: segurança, liberdade, reconstrução e protagonismo nacional.

 

Nota Oficial Liderança da Oposição na Câmara dos Deputados

  O Brasil chegou hoje a um ponto que jamais deveria ter alcançado. A decisão do governo dos Estados Unidos de sancionar um ministro do Supremo Tribunal Federal, com base na Lei Magnitsky, não deve ser vista como motivo de comemoração, mas como um sinal de alerta gravíssimo para todos aqueles que prezam pelo Estado de Direito e pela soberania

TCE-RS realiza encontro de orientação para 23 municípios em Santana do Livramento

No próximo dia 31 de julho, o Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) realiza a 15ª edição dos Encontros Regionais de Controle e Orientação (ERCOs) na cidade de Santana do Livramento. O evento ocorrerá das 9h às 17h30, no auditório da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Rua Barão do Triunfo, 1048 – Centro. Voltado a gestores dos 23 municípios sob

61% dos brasileiros já se arrependeram de ter emprestado dinheiro a um amigo, revela pesquisa da Serasa

61% dos brasileiros já se arrependeram de ter emprestado dinheiro a um amigo, revela pesquisa da Serasa ● Para comemorar o Dia da Amizade, Serasa mostra a relação entre amigos e finanças; ● 67% dos entrevistados já compraram algo por influência de amigos; ● 82% dos brasileiros já emprestaram dinheiro a um amigo; ● 4 em cada 10 brasileiros já