Uma ocorrência envolvendo um ônibus escolar gerou preocupação. Uma tábua solta de uma ponte localizada na comunidade de Pampeiro, interior do município, se desprendeu e perfurou um veículo contratado pelo Estado para transporte escolar. O acidente ocorreu nesta semana, quando a motorista seguia para buscar os alunos da E.E.E.F. Pedro Comas, no final do turno.
Segundo relato do vereador Sargento Doze (Podemos), além do tanque de combustível – que contém material inflamável e poderia ter causado uma explosão –, as madeiras também atingiram os bancos destinados às crianças.
A situação foi denunciada publicamente pelo vereador Doze, que usou as redes sociais para criticar duramente a condução do caso pelas autoridades:
“É melhor me tirar do cargo, ou vou continuar tentando ajudar a população! 2x avisei… Parece normal para o governo. Vão dizer que só tinha uma criança dentro, filho de alguém do interior… Quem se importa??????”, publicou o vereador […] As madeiras soltas da ponte perfuraram o tanque de combustível do ônibus escolar, poderia ter explodido o veículo! Também perfuraram os bancos onde as crianças sentam!”
Procurada pela reportagem, a coordenadora regional da Educação (19ª CRE), Ana Alice Campgnaro, confirmou o ocorrido, mas minimizou os impactos sobre o funcionamento do serviço:
“O veículo presta serviço para a rede estadual e atua em itinerário da E.E.E.F. Pedro Comas, na Comunidade de Pampeiro. Só estava a motorista no veículo, que ia buscar os alunos. Houve prejuízo financeiro para a empresa, mas o serviço segue normalmente com a substituição do veículo, sem prejuízos de acesso e/ou pedagógicos aos estudantes.”
Em nota, o secretário municipal de Agricultura, Edu Gutebier, afirmou que a ponte passou por manutenção recentemente:
“A ponte passou por manutenção no dia 13 de maio deste ano, com substituição e reforço das tábuas, assegurando melhores condições estruturais e de segurança para veículos leves e médios. Atualmente, ela está em boas condições para esse tipo de tráfego. Para veículos acima de 9 toneladas, existe um desvio que deve ser utilizado para garantir a segurança dos usuários.”