qua, 23 de julho de 2025

Variedades Digital | 19 e 20.07.25

Mais de 68% dos gaúchos com direito a ressarcimento do INSS ainda não buscaram acordo

Pagamento dos valores começa nesta quinta-feira (24). No Rio Grande do Sul, mais de 88 mil beneficiários têm direito à devolução de descontos indevidos.
arquivo/AP

Mais de 88 mil aposentados e pensionistas no Rio Grande do Sul têm direito ao ressarcimento de descontos indevidos realizados em seus benefícios pelo INSS. No entanto, cerca de 68,9% dessas pessoas ainda não buscaram o acordo proposto pelo governo federal. Até o momento, pouco mais de 27 mil gaúchos (31,1%) aderiram à proposta.

 

Em nível nacional, a adesão também é baixa: apenas 30,4% dos mais de 1,8 milhão de beneficiários aptos já assinaram o termo. Os pagamentos começam nesta quinta-feira (24) e serão realizados em lotes diários de 100 mil pessoas, conforme a ordem de autorização dos acordos.

 

De acordo com o INSS, em casos em que as entidades responsáveis pelos descontos não responderam às notificações do Instituto, o ressarcimento é considerado automático. Importante: o INSS não entra em contato por SMS, WhatsApp, e-mail ou telefone e não realiza visitas domiciliares.

 

Como saber se você tem direito:

 

– Acesse o aplicativo Meu INSS ou vá a uma agência dos Correios;

– Verifique se há valores disponíveis para ressarcimento;

– No app, acesse “Consultar Pedidos” e clique em “Cumprir Exigência”;

– Leia o último comentário e, no campo “Aceito receber”, selecione “Sim”;

– Clique em “Enviar”. O valor será depositado no benefício a partir do terceiro dia útil do mês seguinte.

 

Acordo não impede ações contra associações

Para receber os valores, é necessário assinar um termo no qual o beneficiário abre mão de processar o INSS. No entanto, ainda é possível entrar com ação judicial contra as associações ou entidades responsáveis pelos descontos indevidos.

 

Um exemplo é o aposentado José Adair Santana Jesus, de 70 anos, que teve mais de R$ 4 mil descontados ao longo de quatro anos. Ele só descobriu o problema quando sua esposa consultou os extratos do benefício no site da Previdência.

 

A estimativa do INSS é de que mais de 3,8 milhões de beneficiários em todo o país tenham sido afetados. Em cerca de 769 mil casos, as entidades apresentaram documentos, agora sob reavaliação dos segurados. A Justiça já autorizou o bloqueio de R$ 2,8 bilhões em bens dessas instituições, que serão usados para cobrir os valores devolvidos pelo INSS.

 

Processo pode ser concluído até dezembro

Segundo o presidente do INSS, Gilberto Waller, a expectativa é concluir o ressarcimento até dezembro. A previsão inicial era encerrar os pagamentos até 14 de novembro, mas o prazo poderá ser estendido para garantir que todos recebam.

 

O INSS também vai realizar automaticamente a contestação de descontos indevidos para determinados grupos que ainda não solicitaram o reembolso, como:

 

– Idosos com mais de 80 anos e descontos iniciados após março de 2024;

– Indígenas;

– Quilombolas.

 

Estima-se que essa medida beneficiará diretamente cerca de 209 mil idosos, 17 mil indígenas e 38 mil quilombolas. Para quem vive em áreas de difícil acesso, o Instituto anunciou que ações de busca ativa serão intensificadas a partir de agosto.

Fue creada la comisión binacional entre abogados de Rivera y Santana Do Livramento

Se llevó a cabo la creación de una comisión binacional entre el Colegio de Abogados de Rivera y el Colegio de Abogados de Brasil (OAB – Livramento). La reunión tuvo como principal motivo la cooperación institucional entre abogados de Rivera y Livramento, con el objetivo de fortalecer los vínculos entre las entidades representadas y debatir temas de interés común entre

Urubots con estudiantes de Rivera sumaron experiencia en su debut en la RoboCup y se prepara para representar a Uruguay en Corea del Sur

El equipo de robótica de la Universidad Tecnológica, Urubots, tuvo una positiva experiencia en la competencia internacional RoboCup, realizada en Salvador de Bahía con un primer puesto en una subcategoría y buscan sumar apoyos para viajar a Corea del Sur en agosto Integrado por estudiantes de UTEC Rivera, el equipo de robótica Urubots ya tiene un recorrido en competencias internacionales