Edição de Chico Bruno
Manchetes dos jornais
FOLHA DE S.PAULO – Piora da crise aumenta incerteza com o dólar no início do tarifaço de 50%
O ESTADO DE S.PAULO – Retomada da Argentina ajuda Brasil ante ‘tarifaço’ de Trump
CORREIO BRAZILIENSE – Lula e Alckmin: ação coordenada contra o tarifaço
O GLOBO – INSS paga 1 milhão de benefícios suspeitos por mês
Valor Econômico – Inflação inverte tendência e passa a avançar mais para a classe média
Destaques de primeiras páginas, fatos e bastidores mais importantes
Incógnita – O acirramento da crise política e comercial com o governo dos Estados Unidos elevou a incerteza em relação ao comportamento da taxa de câmbio quando chegar 1º de agosto, data limite para a ameaça do presidente dos EUA, Donald Trump, de sobretaxar em 50% as exportações brasileiras. O quadro mudou depois que o ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), mandou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) usar tornozeleira eletrônica. Com a tensão política, aumentou a preocupação no governo e no Banco Central com o impacto no câmbio a curto prazo. Lula criou um comitê, chefiado pelo vice-presidente Geraldo Alckmin, para discutir com empresários uma ação para evitar o tarifaço, mas não há sinais de abertura de diálogo com o governo norte-americano.
Ajuda de hermanos – Num momento de escalada da guerra comercial entre Brasil e Estados Unidos, as exportações brasileiras para a Argentina têm crescido de forma acelerada e trazido algum alívio para a balança comercial do País. No primeiro semestre, elas somaram US$ 9,120 bilhões, um crescimento de 55,4% em relação ao mesmo período do ano anterior. A Argentina passou a oferecer uma combinação bastante positiva para o exportador brasileiro. Depois dos choques promovidos pelo presidente argentino Javier Milei, que provocaram uma dura recessão, a economia do país cresceu de forma acelerada. O câmbio também se valorizou, o que estimula e torna mais barata a compra de produtos de outros países. Os números da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) ilustram bem o bom momento das vendas brasileiras e deixam evidente como as exportações foram um motor importante para o setor no primeiro semestre. Até agora, nos primeiros seis meses deste ano, a participação da Argentina nas exportações de veículos brasileiros é de 60%, o patamar mais alto desde 2018, quando alcançou 68%. Em 2024, foi de 34%.
Unidos venceremos – O chefe do Executivo desembarca para cúpula em Santiago, onde deve buscar apoio internacional pela defesa da democracia e da soberania. A presença do primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, uma das principais vozes contra Donald Trump na Europa, anima o governo. No Brasil, o presidente em exercício e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços deve reforçar a conversa com o empresariado. Em ambas as frentes, a estratégia principal é afastar a trama política da diplomática e econômica, além de evitar falar em Jair Bolsonaro.
Mais fraude à vista – As pendências que se acumulam no INSS vão além da conhecida fila de pedidos de aposentadoria não atendidos. Uma das outras linhas longas é a da análise de benefícios com suspeita de irregularidades, formada a partir de sinais de alerta feitos por órgãos de controle, como o Tribunal de Contas da União (TCU) e a Controladoria-Geral da União (CGU), além do setor de inteligência da Previdência. Como o INSS não consegue descobrir os casos em tempo hábil, o governo paga um milhão desses benefícios por mês. Uma estimativa do consultor e ex-presidente do INSS Leonardo Rolim indica que quase 60% desse tipo de benefício é indevido. Segundo ele, seria possível economizar quase R$ 15 bilhões em um ano se a fila de casos suspeitos fosse eliminada. A situação teria se agravado após o fim do sistema de bônus que incentivava os servidores a acelerar a análise dos casos.
Classe média, o novo alvo – Empresas aceleraram repasses de altas nos preços de produtos e serviços para a classe média porque a demanda nesse segmento facilitou a absorção de reajustes sem perda de volume de venda. Varejistas e fabricantes de moda, acessórios e bebidas, em linhas para esse público, além de serviços como seguro de carro e aplicativos de transporte, elevaram preços em ritmo mais forte, sobretudo a partir de maio. Relatórios de bancos, divulgados após encontros com empresas de capital aberto, identificaram esse cenário. O IPCA também mostra altas expressivas nas camadas de maior renda. Índice publicado pelo Ipea reforça o dado de desaceleração da inflação nas classes de renda muito baixa, baixa e média-baixa de maio para junho. Nas faixas média-alta e alta, porém, indica o oposto. Entre a população da classe A, a inflação pulou de 0,08% em maio para 0,28% em junho, com peso de passagens aéreas e aplicativos. Na categoria de serviços, que tem peso maior na cesta de gastos da classe média, carros por “app”, apenas em junho, subiram 13,7%, após elevação de 5% em maio.
Lula e Alckmin definem tática – A menos de duas semanas para o prazo final do tarifaço de 50% sobre os pro dutos nacionais, estabelecido pelo governo Donald Trump, dos Estados Unidos, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva está em Santiago, no Chile, para intensificar a articulação global em torno da defesa da democracia e da preservação da soberania, enquanto o presidente em exercício e minis tro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geral do Alckmin, reforça as conversas com os empresários. O governo definiu uma estratégia bem clara para reagir à pressão de Trump. Na corrida contra o relógio, Lula e Alckmin vão evitar falar no ex-presidente Jair Bolsonaro e na família dele. A resposta padrão será que se trata de um assunto do Judiciário, mais precisamente do Supremo Tribunal Federal (STF). Assim há um evidente esforço de afastar a trama política da diplomática, econômica e comercial. Tanto o presidente da República quanto o vice-presidente vão focar nas negociações e nos eventuais avanços que poderão vir.
Canadá, México e China reagem à pressão dos EUA – A política baseada no discurso agressivo e ofensivo é a marca do governo Donald Trump que, a exemplo do Brasil, encaminhou comunicados informando sobre aumento de taxas a mais de 60 países. Mas em nenhum caso chegou aos 50%, como o que ocorreu com os produtos brasileiros. Apenas Miammar e Laos chegaram perto, recebendo 40% de sobretaxa. Especialistas afirmam que essa é a base da proteção da indústria norte-americana denominada “America First”. Porém, o Canadá, a China e o México resolveram liderar o movimento para tentar reverter as medidas.
Eduardo ataca novamente – No mesmo dia em que expirou sua licença parlamentar, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) voltou a confrontar o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), e a Polícia Federal, em uma trans missão ao vivo, ontem. No vídeo, ele acusou Moraes de abuso de autoridade, atacou os investigadores que atuam no inquérito em que é citado e afirmou que seu objetivo declarado é “tirar o ministro da Corte”. Eduardo também ironizou a atuação da Justiça brasileira e fez provocações diretas aos agentes federais, elevando o tom do em bate institucional às vésperas de uma possível renúncia. “Toda hora tem que expor o nível de várzea que é Moraes com uma caneta do STF. O ideal seria ele fora do STF. Trabalharei para isto também, tá, Moraes. Então quando a gente fala que o visto foi só o começo, é porque nosso objetivo se rá te tirar da Corte. Você não é digno de estar no topo do poder Judiciário. E eu estou disposto a me sacrificar para levar esta ação adiante”, disse o deputado licenciado em um dos momentos da transmissão. No mesmo dia, Eduardo repostou texto de um perfil que afirmava que “ao que parece”, a filha do Barroso estudava nos Estados Unidos e, que, caso ela tivesse sido atingida pela medida, seria deportada. Em nota, a assessoria do STF disse ser “falsa a informação publicada em blogs e redes sociais sobre a filha do ministro presidente do STF, Luís Roberto Barroso, estudar e advogar nos Estados Unidos”. “Também é mentira que ela será deportada. A única filha de Barroso mora no Brasil.”
Férias suspensas – Em meio às manifestações do domingo, o deputado e líder do Partido Liberal, Sóstenes Cavalcante (RJ), publicou uma foto em seu story afirmando que estava a caminho de Brasília para receber os colegas parlamentares que voluntariamente vão interromper o recesso parlamentar para, segundo ele, “lutar pela democracia no Brasil”. A decisão afronta determinação dos presidentes da Câmara Hugo Motta (Republicanos-PB) e do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), que já haviam descartado o fim do recesso. Partidos da oposição haviam solicitado, na sexta-feira, o fim do recesso para discutir o que chamaram de “grave ameaça à democracia brasileira”.
Bolsonaristas fazem manifestações – Aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) participaram, ontem, de manifestações em várias capitais brasileiras, em resposta às medidas cautelares impostas pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). A mobilização, que tem como principal bandeira a “defesa da liberdade”, ocorre em um momento de intensificação do embate entre oposição e Judiciário e reacende os protestos populares liderados por parlamentares de direita. O evento ocorreu em São Paulo (SP), Rio de Ja neiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Vila Velha (ES), Salvador (BA) e Curitiba (PR), além da capital federal. Não houve número oficial divulgado de quantas pessoas presentes.
Brasil devia ser mais pragmático – O Supremo Tribunal Federal (STF) tornou-se um dos al vos preferenciais do ataque que o presidente dos Esta dos Unidos, Donald Trump, desfechou contra o Brasil, em um pacote que inclui a elevação de tarifas dos produtos brasileiros, a pressão para que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) seja anistiado da ação que responde por tentativa de golpe de Estado como condição para renegociar os valores e a aplicação de sanções a ministros da Suprema Corte brasileira, tais como a suspensão do visto com o objetivo de impedir que viajem aos EUA. Para o ex-presidente do STF Carlos Velloso, a crise entre Brasil e Esta dos Unidos é menos jurídica e mais política. No entanto, ele entende que as questões de comércio internacional deveriam ser tratadas da maneira mais pragmática: “Comércio é negócio. Negócio internacional implica, sobretudo, conversação, negociação e pragmatismo”, argumenta o ministro. E, nesse sentido, ao ser indagado se o Brasil está tratando a questão da maneira mais adequada, Velloso destaca que o país tem um trunfo forte: a qualificação da diplomacia brasileira, uma das melhores do mundo: “Ela estaria à frente das negociações? Essa é a questão a saber”. No entanto, Velloso reconhece que a origem da crise é a política equivocada de Trump, que resolveu declarar guerra comercial às nações que foram aliadas históricas dos EUA, um erro na avaliação dele. Nesta entrevista ao Correio, Carlos Velloso fala sobre a origem da crise entre Brasil e Estados Uni dos, o fundamento jurídico das sanções impostas por Trump e as possíveis saídas para o impasse.
Tarifas de Trump, guerras e eleições pressionam COP30 – A guerra comercial imposta pelos Estados Unidos de Donald Trump, as guerras militares dos últimos anos e o fortalecimento da direita nas eleições europeias pressionam a ambição dos países para a COP30, a conferência de clima da ONU (Organização das Nações Unidas), avalia o presidente da reunião, André Corrêa do Lago. “As negociações evoluem muito de acordo com as circunstâncias internacionais, e não preciso dizer que vivemos circunstâncias internacionais particularmente complexas”, afirma à Folha. Ele faz, ainda, um balanço das negociações pré-COP de Bonn, projeta a conferência de Belém e critica Trump por ter usado o etanol e o desmatamento ilegal como motivos para justificar a investigação comercial contra o Brasil. “O presidente Trump precisa receber informações mais corretas sobre o Brasil.”
Brasil aumenta lista de países nos quais a imagem dos EUA derreteu – A visão dos brasileiros sobre os EUA tem se deteriorado após ações de Donald Trump, que impôs tarifas ao Brasil, afetando a popularidade do governo de Luiz Inácio Lula da Silva e complicando a situação de Jair Bolsonaro. Pesquisas indicam que muitos brasileiros rejeitam a postura de Trump e acreditam que suas medidas prejudicam a imagem dos EUA. O impacto do nacionalismo exacerbado de Trump é percebido como uma ameaça à soberania e prejudica alianças históricas dos EUA.
AGU pede que STF investigue operação de câmbio suspeita – A Advocacia-Geral da União (AGU) pediu ao STF que investigue operações suspeitas no mercado de câmbio, ligadas a um suposto uso de informações privilegiadas antes do anúncio de tarifas pelos EUA. A ação envolve o deputado Eduardo Bolsonaro e surgiu após reportagem do Jornal Nacional revelar movimentações bilionárias. A AGU sugere que a conduta do deputado pode incluir ganhos financeiros ilícitos.
Licença do mandato termina – Termina neste domingo o período previsto para o afastamento do deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), totalizando 122 dias de licença das atividades em Brasília. O filho 03 do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirma que não abandonará o mandato e estuda medidas para seguir com as prerrogativas parlamentares, o que enfrenta resistências na Casa. Eduardo anunciou a medida em março, e se mudou para os Estados Unidos com a alegação de que ele e seu pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro, estariam sendo submetidos a uma perseguição no Brasil. Se o deputado licenciado não retomar suas funções, as ausências deixam de ser justificadas e passam a contar como falta – o que pode acarretar na cassação do mandato.
Silveira reduz atritos e mira 2026 para ficar no cargo – O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, busca amenizar tensões com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, que pressiona por sua saída. Silveira foca em articulações para 2026 e estreita laços com Lula, contando com indicações para agências reguladoras para suavizar conflitos. Reaproxima-se de Rodrigo Pacheco, mas enfrenta dificuldades com Alcolumbre devido a acusações de responsabilidade pela alta nas tarifas de energia. Enquanto isso, Lula resiste à pressão por sua demissão.
Taxinha – O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decidiu “taxar” a emenda Pix e cobrar uma espécie de pedágio de 1% para liberar cada recurso indicado por deputados e senadores nessa modalidade. O Executivo federal prepara uma portaria criando a cobrança. Vai funcionar assim: o parlamentar indica o recurso a um município e o governo vai reter 1% do valor na hora de liberar o dinheiro. O Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos disse ao Estadão que a cobrança foi autorizada pela Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) deste ano e que o recurso será usado para melhorar o Transferegov.br, plataforma criada para centralizar e dar transparência aos repasses federais.
🇧🇷RESUMO-002☀️☀️☀️📐
✅ NOTÍCIAS DO DIA – ANO 9 n° 3166
Dia 21 de Julho de 2025, Segunda-Feira
DATAS COMEMORATIVAS
Dia dos Mortos da Marinha
Dia Nacional do Garimpeiro
TEMPERATURA E INDICADORES FINANCEIROS
⛅ Mín 12° Máx 24° (São Paulo-SP)
💵 Dólar Com ⬆️ 0,73% R$ 5,58
💶 Euro ⬆️ 0,94% R$ 6,49
📊 Ibovespa ⬇️ 1,61% 133.381 pts
🪙 Bitcoin ⬇️ 0,04% R$ 662.208,00
💲IPCA ⬆️ 0,24% Junho de 2025
💲SELIC ⬆️ 15% 18 de Junho de 2025
🟨 Ouro (grama) ⬆️ R$ 602,79
🇧🇷📰 NOTÍCIAS NACIONAIS
🇧🇷🇨🇱 Lula desembarca no Chile para reuniões com presidentes de países vizinhos; o evento principal, marcado para esta segunda-feira (21), deve ter presença dos presidentes do Chile, Colômbia e Uruguai, além do primeiro-ministro da Espanha
👥 Apoiadores de Jair Bolsonaro convocam ato em defesa de ex-presidente neste domingo em Brasília; na última sexta-feira (18), Jair Bolsonaro passou a usar tornozeleira eletrônica e foi submetido a outras medidas restritivas
👤 Ronaldo Caiado, governador de Goiás, já admite tarifaço e lança linha de crédito para empresas afetadas; taxa de financiamento será inferior a 10% ao ano e terá como contrapartida manutenção de empregos pelas empresas
🚔 Operação Sentinelas da Amazônia 2025 intensifica fiscalização para proteger o meio ambiente em Rondônia; caminhão com madeira ilegal é Interceptado em área protegida próxima às Florestas Nacionais (Flonas) Jamari e Jacundá
🔥👨🏻🚒 incêndio de grandes proporções, de origem ainda desconhecida, atinge cinco galpões comerciais instalados na Avenida Piracema, em um centro empresarial de Barueri, na Grande São Paulo; os galpões armazenavam materiais combustíveis como equipamentos elétricos e materiais gráficos; não há informações sobre feridos
👨🏻🚒 Desabamento de arquibancada em show no interior de São Paulo deixa 60 feridos; acidente aconteceu na noite de sábado (19) na Expo Eldorado
👥 Feira nacional de artesanato exalta indígenas em Olinda (PE); evento tem representantes de vários países e terminou neste domingo (20)
👥🛕 Governo de São Paulo anuncia ações de incentivo a circos; uma das iniciativas é o Troféu Picadeiro, que abre inscrições dia 1º de agosto
✝️👤Morre José Maria Marin, ex-presidente da CBF, aos 93 anos; ex-dirigente passou mal em casa na noite de sábado (19) e foi levado ao Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, onde não resistiu
✝️🎼 Morre Preta Gil aos 50 anos; cantora estava fazendo tratamento em Nova York, Estados Unidos, porque em agosto de 2024 o câncer voltou em qautro locais do corpo, sendo dois linfonodos, uma mestástase no peritônio e um nódulo no ureter
🌱 Curitiba vai distribuir de graça 10 mil mudas de árvores; nesta semana começa a programação de julho da entrega de mudas de árvores para a população dentro do programa Meio Milhão de Árvores para Curitiba
CIÊNCIA e TECNOLOGIA
🤖 Copa do mundo de robótica reúne em Salvador participantes de 40 países; RoboCup foi criada em 1997 para promover a inteligência artificial; o evento termina nesta segunda-feira (21) e foi organizado em parceria com a Universidade Estadual da Bahia (Uneb) e Centro Universitário FEI, de São Bernardo do Campo (SP)
🔴👥 Nasa diz ter descoberto motivo pelo qual Marte perdeu toda a sua água; o fenômeno se deu no início da história do planeta, há bilhões de anos, quando a atividade do Sol era ‘muito mais forte’; resultados estão na revista Science Advances
ESPORTES
⚽ Campeonato Brasileiro
Série A, 15ª rodada:
Internacional 1×0 Ceará
Cruzeiro 4×0 Juventude
Vitória 1×0 Bragantino
Palmeiras 3×2 Atlético-MG
Sport 0x1 Botafogo
Flamengo 1×0 Fluminense
Série B, 17ª rodada:
Amazonas 3×0 Botafogo-SP
América-MG 0x1 Chapecoense
⚽👤Palmeiras negocia Richard Ríos por R$ 195 milhões ao Benfica, de Portugal, na maior contratação da história do clube português; volante colombiano deve ir a Lisboa nos próximos dias para exames médicos e assinar contrato por cinco anos
⚽👤Contratação de Danilo é a mais cara da história do Botafogo; volante, ex-Nottingham Forest da Inglaterra, chega ao Botafogo por R$ 142,7 milhões e supera Thiago Almada como maior investimento do clube
🏐 Bernardinho poupa titulares, e Brasil vence Alemanha de virada na Liga das Nações masculina; com a seleção já classificada e garantida na liderança, técnico brasileiro roda equipe e vê Brasil conquistar a vitória por 3 sets a 1, na última rodada da fase preliminar do torneio; nas quartas de final, a equipe vai enfrentar a China no dia 30 de julho, às 8h (de Brasília), na cidade chinesa de Ningbo
🏀 Na prorrogação, São José vence Ourinhos por 74 a 71 e avança à semifinal da Liga de Basquete Feminino; jogo emocionante terminou com vitória das visitantes, que voltam à semifinal após 10 anos
🚘🏆 Stock Car: Nelsinho Piquet vence corrida principal no Autódromo de Velocitta, em Mogi Guaçu (SP), neste domingo (20); piloto da Scuderia Bandeiras fez ultrapassagens eletrizantes e conquistou sua primeira vitória na temporada
🌍📰 NOTÍCIAS INTERNACIONAIS
🇺🇦🇷🇺 Ataques russos na Ucrânia deixam cinco mortos e 28 feridos em 24 horas; três pessoas foram mortas e outras seis ficaram feridas em ataques russos na região de Donetsk no sábado (19), informou Vadym Fliashkin, chefe da administração militar da região de Donestsk
🇺🇦🇷🇺 Ataques de drones da Ucrânia obrigam fechamento de aeroportos em Moscou; autoridades do governo russo afirmaram neste domingo (20) que ataques contínuos de drones ucranianos obrigaram o fechamento dos principais aeroportos da capital Moscou; pelo menos 140 voos foram cancelados nos quatro principais aeroportos da região da Grande Moscou, segundo o Kremlin
🇺🇦🇷🇺 Negociações entre Rússia e Ucrânia devem acontecer novamente em Istambul, na Turquia; a informação foi confirmada por um representante do regime de Vladimir Putin à agência de notícias estatal russa TASS
🇮🇷 Irã pode realizar negociações nucleares com europeus na próxima semana; Reino Unido, França e Alemanha poderão manter conversas na próxima semana sobre o programa nuclear de Teerã, informou a agência de notícias semi-oficial iraniana Tasnim neste domingo (20)
🇮🇷 Irã diz que substituiu defesas aéreas danificadas no conflito com Israel; informação foi divulgada pela agência de notícias Defah Press, citando vice-chefe de operações do Exército regular
🇸🇾 Cessar-fogo no sul da Síria parece se manter em meio à pressão dos EUA; acordo de cessar-fogo firmado pelo governo, grupos drusos e tribos beduínas no sábado parece ter sido mantido no domingo (20), mas as comunicações com a província de Suwayda continuam difíceis
🇵🇸🇮🇱 Disparos israelenses em centro de distribuição em Gaza deixam ao menos 73 mortos; Exército israelense mencionou ‘disparos de alerta para evitar uma ameaça imediata que pesava sobre ele’, diante da aglomeração de ‘milhares’ de pessoas, mas negou o balanço de vítimas feito pela Defesa Civil
🇯🇵 Premiê do Japão lamenta resultado “duro” de eleição após perder Câmara Alta; duas horas após o fechamento das urnas, Ishiba disse à emissora pública NHK que aceitou “solenemente” o “resultado duro”, mas diz que permancerá no cargo
🇰🇷🌨️ Chuvas fortes na Coreia do Sul deixam pelo menos 17 mortos e 11 desaparecidos; uma pessoa morreu neste domingo (20), após o desabamento de sua casa durante fortes chuvas e outra foi encontrada morta após ser levada pela correnteza de um rio em Gapyeong
🇻🇳 Menino sobrevive a naufrágio de barco turístico no Vietnã; embarcação virou depois de ser atingida por uma tempestade repentina
🇺🇸 Secretário do Comércio dos EUA, Howard Lutnick, afirmou que as tarifas norte-americanas passam a valer a partir de 1º de agosto, mas que nada impede que os países negociem após a data; segundo o secretário, que está confiante em um acordo com a União Europeia (UE), países menores, como nações da América Latina, Caribe e África, pagarão a tarifa base de 10%, enquanto economias maiores ou se abrirão ou pagarão uma tarifa justa aos EUA por não se abrirem e os tratarem de forma injusta
🇺🇸🚔 Polícia prende suspeito de atropelar multidão em Los Angeles; atropelamento ocorreu em Santa Monica Boulevard, nas proximidades do Vermont Hollywood, logo após uma apresentação que atraía uma grande multidão
🇻🇦🔭 Papa vai ao observatório do Vaticano e celebra aniversário do pouso na Lua; Pontífice viu através de dois telescópios diferentes: o Astrógrafo Duplo Carte du Ciel e o Refrator Visual Zeiss
🌍 EVENTOS HISTÓRICOS DO DIA
-230: Papa Ponciano sucede a Urbano I como o décimo oitavo papa. Depois de ser exilado na Sardenha, tornou-se o primeiro papa a renunciar ao cargo
-1831: Tomada de posse de Leopoldo I da Bélgica, primeiro rei dos belgas
-1873: Em Adair, Iowa, Jesse James e a gangue James-Younger realizam o primeiro assalto de trem bem-sucedido no Velho Oeste americano
-1902: Fundado, por Oscar Cox, jovem filho de um cidadão inglês vice-cônsul da Inglaterra no Equador, o Fluminense Football Club levava, à época, as cores cinza e branco. Cox é um dos grandes responsáveis pela chegada do futebol ao Brasil
-1906: A Conferência Internacional dos Estados Americanos é realizada no Rio de Janeiro
-1969: Às 02:56 UTC, o astronauta Neil Armstrong se torna a primeira pessoa a caminhar na Lua
-1983: A temperatura mais baixa em um local habitado é registrada na Estação Vostok, na Antártica, a -89,2°C
-2011: O programa do Ônibus Espacial da NASA termina com o pouso do Atlantis na missão STS-135
Essas são algumas notícias do dia ✅
Autor: Roberto Vieira Filho 🇧🇷Compartilhado por
🙋🏻♂️It@m@r🙋🏻♂️ S∴F∴U∴
Bom Dia!!! 👍🏼😉