seg, 15 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

Crime de abigeato causa prejuízo de R$ 11 mil reais para produtor rural na região do Pedregal em Sant’Ana do Livramento

A Polícia Civil investiga um crime de abigeato registrado na madrugada de sábado (19), em uma propriedade rural localizada na região do Pedregal, em Sant’Ana do Livramento. Segundo o boletim de ocorrência, cerca de 20 ovelhas da raça corriedale foram carneadas no campo, e toda a carne foi levada pelos criminosos. O fato ocorrência na Estância Santa Esther.

Os autores do crime invadiram a propriedade após derrubarem moirões de cerca, acessando a área onde os animais estavam. Rastros encontrados no local indicam que os abigeatários utilizaram uma caminhonete ou trator de pequeno porte para o transporte da carne. A ação teria ocorrido durante a noite ou madrugada, e não houve testemunhas. De acordo com o proprietário da fazenda, o crime só foi percebido no início da manhã de sábado. Restaram no campo apenas vestígios da carneação dos animais. A estimativa é de que o prejuízo ultrapasse os R$ 11 mil, considerando o valor individual das ovelhas abatidas.

Na manhã desta segunda-feira (21), o dono da propriedade compareceu à sede da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO) para prestar depoimento e formalizar a denúncia. A Polícia Civil já esteve no local e iniciou os levantamentos para tentar identificar os responsáveis.
O caso gera apreensão entre os produtores da região, que temem a reincidência de furtos e pedem reforço na segurança rural. A Polícia Civil intensifica a importância de registrar imediatamente qualquer movimentação suspeita nas propriedades e compartilhar informações que possam auxiliar na elucidação do crime.

Jornalista/gilbertojasper@gmail.com

Por Gilberto Jasper: MUDANÇA DE HÁBITOS

Jornalista/[email protected] Frequento o Litoral norte do Rio Grande do Sul desde a mais tenra idade. Meu avô, Bruno Kirst, tinha uma grande casa de madeira na praia de Tramandaí, outrora conhecida como “A Capital das Praias”. Era uma época heróica perto das facilidades de hoje. O imóvel – casarão de madeira com muitos quartos – ficava perto das dunas, paisagem