Seguem abertas as inscrições para o Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 2), um concurso público que reúne, em um único processo seletivo, vagas para diversos órgãos da administração pública federal, organizado em blocos temáticos para facilitar a escolha do candidato conforme sua área de interesse. O exame está em sua segunda edição e a ideia é que ele ocorra anualmente em todo o Brasil.
Nesta segunda edição, o CNU traz novidades de ampliação e aprimoramento, entre elas a garantia de 50% de mulheres na convocação para a fase discursiva (2ª fase), promovendo um aumento da participação feminina no certame em relação ao ano passado, onde não estava previsto esse recurso.
Além disso, neste ano as provas acontecerão em duas etapas: a prova objetiva, no dia 05 de outubro, e a discursiva, no dia 07 de dezembro, além das provas de títulos exigidas para os cargos específicos.
O concurso também contará com a ampliação das cotas, indo de 25% a 35% de reservas, destinadas conforme segue: 25% pretas/pardas, 3% indígenas, 2% quilombolas, 5% PCD.
Os requisitos para quem deseja alistar-se ao certame são: ser brasileiro ou português com direitos iguais, estar em dia com as obrigações eleitorais e militares (para os homens), ter no mínimo 18 anos completos na data da posse, bem como possuir o nível de escolaridade exigido para o cargo pretendido.
Os candidatos também deverão possuir uma conta ativa no sistema gov.br, independentemente de nível, e inscreverem-se através do site da banca FGV (Fundação Getulio Vargas), pagando uma taxa no valor de R$70,00 pois o período de solicitação de isenção já foi encerrado.
Compõem os blocos e cargos do CPNU 2:
BLOCO 1 -SEGURIDADE SOCIAL: SAÚDE, ASSISTÊNCIA SOCIAL E PREVIDÊNCIA SOCIAL
BLOCO 2 – CULTURA E EDUCAÇÃO
BLOCO 3 – CIÊNCIA, DADOS E TECNOLOGIA
BLOCO 4 – ENGENHARIAS E ARQUITETURA
BLOCO 5 – ADMINISTRAÇÃO
BLOCO 6 – DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO
BLOCO 7 – JUSTIÇA E DEFESA
Ou seja, são ao total sete blocos, que contemplam as mais diversas áreas do conhecimento e oportunizam aos participantes optarem por fazer as provas em 228 cidades distintas por todo o país, estando o município escolhido em um raio de no máximo 100km de distância de cada candidato.