qua, 30 de julho de 2025

Variedades Digital | 26 e 27.07.25

Deputado Afonso Hamm comemora aprovação do PL da Securitização na Câmara dos Deputados

A Câmara dos Deputados aprovou no plenário, na noite de quarta-feira (16), o Projeto de Lei 5122/2023, de autoria do deputado federal Domingos Neto (PSD/CE), que trata do alongamento das dívidas rurais. A proposta, relatada pelo deputado federal Afonso Hamm, segue agora para apreciação no Senado Federal.

O Substitutivo apresentado por Hamm, teve 346 votos favoráveis, 93 contrários e uma abstenção. A proposta é um marco para milhares de produtores rurais e cooperativas que há cinco safras estão enfrentando dificuldades devido as perdas significativas causadas por eventos climáticos extremos, ocorridas entre 2020 a 2025.

“Como relator desta importante matéria, celebro este avanço que visa proporcionar mais fôlego financeiro aos produtores, oportunizando a superação de endividamento e investir na recuperação de suas atividades, garantindo a segurança alimentar e o fortalecimento da economia agrícola nacional, frente aos crescentes desafios impostos pelas mudanças climáticas”, enfatiza.

Hamm argumenta que a iniciativa representa um alívio financeiro aos produtores, possibilitando a reestruturação de débitos e a retomada da capacidade produtiva dos produtores e cooperativas. “A proposta visa mitigar os impactos das mudanças climáticas e as consequências socioeconômicas de calamidades públicas que assolaram diversas regiões do país”, salienta o relator.

Financiamento

O projeto autoriza a utilização de R$ 30 bilhões de recursos do Fundo Social do Pré-Sal para a criação de uma linha especial de financiamento, visando a quitação das dívidas rurais, seguindo alguns critérios, de decretos, carteira de crédito rural, registros de perdas da produção.

O programa abrangerá dívidas de crédito rural bancário, Cédulas de Produto Rural (CPRs), e também débitos contraídos fora do sistema financeiro, como aqueles junto a cooperativas, revendas de insumos e cerealistas.

A proposta permitirá que os produtores renegociem débitos com programas como o Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar), Programa Nacional de Apoio ao Médio Produtor Rural (Pronamp), fundos constitucionais e outros mecanismos de financiamento.

O prazo de pagamento será de 10  anos, acrescidos de até três anos de carência, de acordo com a capacidade de pagamento. Já as taxas efetivas de juros variam de
3,5% ao ano a 7,5% ao ano.

Afonso Hamm agradece a todos parlamentares que apoiariam o substitutivo e a todos que se envolveram na construção do relatório, como os produtores rurais, entidades representativas do setor e oa consultores legislativos. “O projeto agora segue para o Senado, onde seguiremos trabalhando pela sua aprovação”, conclui.

Nota Oficial Liderança da Oposição na Câmara dos Deputados

  O Brasil chegou hoje a um ponto que jamais deveria ter alcançado. A decisão do governo dos Estados Unidos de sancionar um ministro do Supremo Tribunal Federal, com base na Lei Magnitsky, não deve ser vista como motivo de comemoração, mas como um sinal de alerta gravíssimo para todos aqueles que prezam pelo Estado de Direito e pela soberania

TCE-RS realiza encontro de orientação para 23 municípios em Santana do Livramento

No próximo dia 31 de julho, o Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) realiza a 15ª edição dos Encontros Regionais de Controle e Orientação (ERCOs) na cidade de Santana do Livramento. O evento ocorrerá das 9h às 17h30, no auditório da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Rua Barão do Triunfo, 1048 – Centro. Voltado a gestores dos 23 municípios sob

61% dos brasileiros já se arrependeram de ter emprestado dinheiro a um amigo, revela pesquisa da Serasa

61% dos brasileiros já se arrependeram de ter emprestado dinheiro a um amigo, revela pesquisa da Serasa ● Para comemorar o Dia da Amizade, Serasa mostra a relação entre amigos e finanças; ● 67% dos entrevistados já compraram algo por influência de amigos; ● 82% dos brasileiros já emprestaram dinheiro a um amigo; ● 4 em cada 10 brasileiros já