qua, 16 de julho de 2025

Variedades Digital | 12 e 13.07.25

RESUMO DE QUARTA-FEIRA – 16/07/2025

Germano Rigotto - Foto: Cedida

 

 

Edição de Chico Bruno

 

Manchetes dos jornais

 

FOLHA DE S.PAULO – EUA abrem investigação comercial contra o Brasil que pode agravar sanções

 

O GLOBO – Empresários do Brasil e dos EUA criticam taxas e pedem negociação

 

CORREIO BRAZILIENSE – Brasil prioriza negociação para retirada de sobretaxa

 

O ESTADO DE S.PAULO – Empresários pedem que governo tente adiar taxa; EUA abrem investigação

 

Valor Econômico – Setor produtivo defende negociações com os EUA e rechaça uso de retaliação

 

Destaques de primeiras páginas, fatos e bastidores mais importantes do dia

 

Desproporcional – O governo dos Estados Unidos abriu uma investigação comercial contra o Brasil. A apuração, a cargo do USTR (Escritório do Representante de Comércio dos EUA), vai avaliar práticas do país em áreas como comércio eletrônico e tecnologia, taxas de importação e desmatamento ilegal. A medida foi tomada a pedido do presidente Donald Trump. O documento que detalha a investigação diz que o Brasil pode estar prejudicando a competitividade de empresas americanas ao retaliar redes sociais por elas não censurarem conteúdo político. O texto não cita diretamente as decisões do STF (Supremo Tribunal Federal) para remoção de conteúdo considerado golpista, mas o ponto foi levantado por Trump quando anunciou a sobretaxa de 50% às exportações do Brasil para os EUA. O procedimento aberto pode resultar ou não em retaliação tarifária. Atualmente, o principal alvo dessa retaliação é a China.

 

Queremos negociar – Reunidos em Brasília, representantes do governo e dos setores produtivos do país, principalmente do agronegócio e da indústria, abriram, ontem, a discussão sobre a estratégia para tentar reverter a taxação de 50% sobre a exportação dos produtos brasileiros, imposta pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Mesmo com leis que permitem ao Brasil aplicar a reciprocidade de tarifas, a proposta brasileira vai priorizar a diplomacia, com a negociação para retirada da sobretaxa antes do início do prazo de vigência, em 1º de agosto. Chefe das negociações, o vice-presidente Geraldo Alckmin mostrou otimismo em reverter a situação, mas não descarta solicitar a prorrogação do prazo caso não haja avanços nas negociações. “O mais importante é que o Brasil não pretende reagir de forma intempestiva. O que entendemos dessa reunião é que o país não vai se precipitar em adotar medidas de retaliação, para que elas não sejam interpretadas apenas como uma disputa”, disse o presidente da CNI, Ricardo Alban. Ontem, Trump voltou a justificar a taxação ao Brasil. “Temos tarifas em vigor, porque queremos tarifas e queremos que o dinheiro entre nos EUA”, afirmou.

 

Bolsonaro pode pegar mais de 40 anos de prisão – Caso Jair Bolsonaro seja condenado pelo Supremo Tri bunal Federal (STF) com as penas máximas dos crimes que lhe são imputados pela Procuradoria-Geral da República, ele pode pegar mais de 40 anos de prisão. De acordo com a PGR, nas alegações finais entregues segunda-feira, a tentativa de golpe pela qual o ex-presidente responde seguiu um planejamento progressivo de ataque às instituições democráticas, cujos movimentos passaram pela campanha de descrédito às urnas eletrônicas, pelo ataque per manente ao STF e ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e culminaram com o uso da máquina pública para impedir a alternância de poder nas eleições de 2022. Para a PGR, Bolsonaro é o líder da organização golpista, seu maior articulador e principal beneficiário. O procurador-geral Paulo Go net dedicou 137 páginas (de um total de 517) das alegações ao ex-presidente e imputou-lhe cinco crimes: organização criminosa, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência ou grave ameaça, e deterioração de patrimônio tombado. Segundo Gonet, os golpistas deixaram um rastro de provas documentais contra eles mesmos.

 

Sem perdão – Quem também foi duramente enquadrado por Gonet é Mauro Cid. O procurador-geral pede que ele tenha a pena reduzida, mas que o perdão não seja concedido — como negociou — por ter entregado os companheiros de trama. Isso porque ele mudou várias vezes de versão e tentou obstruir as investigações, segundo consta na alegação final.

 

03 ataca articulação de Tarcísio – O deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) atacou, ontem, o governador de São Paulo, Tarcísio Gomes de Freitas, por tentar negociar com empresários e representantes estrangeiros os impactos do tarifaço imposto pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, às exportações brasileiras. O filho 03 do ex-presidente chama o até então aliado político de “subserviente servil” e insinua que ele não tenha “entendimento” da situação política. “Prezado governador Tarcísio. Se você estivesse olhando para qualquer parte da nossa indústria ou comércio, estaria defendendo o fim do regime de exceção que irá destruir a economia brasileira e nossas liberdades. Mas como, para você, a subserviência servil às elites é sinônimo de defender os interesses nacionais, não espero que entenda”, publicou no X (an tigo Twitter).

 

“Não meta o bedelho” – Também ontem, o senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS), ex-vice de Bolsonaro, criticou o tarifaço de Trump e disse que a situação do ex-presidente é “caso interno” e não diz respeito ao presidente norte-americano. “Eu não aceito que o Trump venha meter o bedelho em um caso aqui que é interno nosso. Há uma injustiça sendo praticada contra o presidente Bolsonaro? Há uma injustiça sendo praticada. Mas compete a nós, brasileiros, resolvermos isso”, disse Mourão, dirigindo-se ao também senador Humberto Costa (PT-PE), na audiência na Comissão de Relações Exteriores do Senado.

 

Sem acordo, AGU pede que o IOF aumente – Ao terminar sem acordo a audiência de conciliação, ontem, no Supremo Tribunal Federal (STF), a respeito do Imposto sobre Operações Financeiras, a Advocacia-Geral da União pediu ao ministro Alexandre de Moraes, por meio de uma liminar, que restaure o decreto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva que aumentou a alíquota do IOF para operações financeiras. Como argumento, a AGU frisa que a função do tributo não está explicitada na Constituição. “Não se nega possibilidade de o mencionado ato normativo provocar impacto financeiro positivo aos cofres da União. A Constituição Federal, em nenhum momento, determina que o IOF, ou qual quer outro tributo de natureza extrafiscal, seja fiscalmente neutro, ou seja, não tenha efeito arrecadatório. Cogitar o oposto levaria a uma contradição evidente. Como poderia um tributo exercer função extrafiscal sem que suas alterações de alíquota impactassem a arrecadação?”, observa a AGU, sobre o Decreto 12.499/25.

 

PEC da Segurança passa na CCJ da Câmara – A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou ontem, por 43 x 23, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança Pública. A matéria, apresentada pelo governo, prevê mu danças na política de segurança pública e, agora, será analisada por uma comissão especial da Casa antes de chegar ao Plenário. O texto é uma das prioridades do Palácio do Planalto para este ano no Legislativo.

 

Pressão alta – PT e governo concordaram pela aprovação da PEC após a retirada de emenda nº 5, que previa a realização de uma reforma da previdência nos municípios. Nos bastidores, deputados do PT diziam que, caso o texto fosse aprovado, valeria a reforma aprovada à época do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro. Além disso, os sindicatos não queriam a aprovação de forma alguma. Um parlamentar contou que recebeu mais de 100 telefonemas cobrando a retirada da emenda. O PT defende que cada município avalie se precisa realizar uma reforma para que os servidores não sejam prejudicados.

 

E o dinheiro do RS? – Durante a Comissão Especial para analisar os recursos enviados da União para o Rio Grande do Sul após a tragédia de 2024, voltou a crítica recorrente de que o dinheiro federal está parado nos cofres estaduais desde setembro do ano passado. Mas que a quantia não é usada porque o governo de Eduardo Leite não atualizou os projetos das obras após a catástrofe, impedindo a realização de licitações. “Desde setembro o governo já tinha a tarefa de atualizar os projetos, de 2013, 2014 e 2019 e até hoje não iniciou esse processo”, disse um dos membros.

 

Queixa antiga – A demora do governo estadual no uso de verbas federais para as vítimas das enchentes é uma queixa frequente do deputado Paulo Pimenta (PT-RS), ex-ministro extraordinário pela reconstrução do RS.

 

Rumo ao STF – A reunião de conciliação entre os Poderes Legislativo e Executivo sobre o IOF realizada no Supremo Tribunal Federal não chegou a um entendimento. E a crise pode piorar com a possível judicialização de mais dois projetos: licenciamento ambiental e PEC 66. Tanto governistas quanto legendas de esquerda entendem que há flagrantes inconstitucionalidades nas propostas. Caso a discussão vá para o STF, é certo um novo tensionamento entre o governo e o Congresso Nacional.

 

Suspensão relâmpago – Menos de uma semana após o bate-boca que levou o deputado André Janones (Avante-MG) ser denunciado no Conselho de Ética da Câmara dos Deputados, os membros aprovaram a suspensão dele por 90 dias. Deputados de esquerda defenderam que o relator deveria investigar por mais tempo o caso, porque quatro páginas de relatório eram poucas e que havia indícios de uma possível tentativa de agressão ao deputado Janones por parte do deputado Cabo Gilberto (PL-PB).

 

Doutores brancos – Se a política de cotas raciais mudou a cara das universidades públicas, com a maior presença de estudantes negros nos cursos de graduação, o caminho acadêmico é mais restrito. “Pretos representam apenas 4,1% dos mestres e 3,4% dos doutores, enquanto pardos somam 16,7% e 14,9%, respectivamente. Os indígenas correspondem a apenas 0,23% das titulações de mestrado e 0,3% das de doutorado no período”, relata o levantamento do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), associação civil sem fins lucrativos supervisionada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

 

CNPJs endividados – Dados do Indicador de Inadimplência das Empresas divulgados pela Serasa Experian mostram que o endividamento corporativo bateu recorde em maio pelo quinto mês seguido. De acordo com a pesquisa, 7,7 milhões de empresas pagaram as contas em atraso. Esse número corresponde a 32,8% das empresas ativas no país. Em maio de 2024, o contingente era de 6,4 milhões.

 

Conta bilionária – O acúmulo da dívida está em R$ 182,4 bilhões, o maior montante da série histórica iniciada em 2016. De acordo com os dados, cada CNPJ teve cerca de 7,3 contas negativas no mês, no valor médio de R$ 3.255,40.

 

PEC aumenta pressão sobre contas públicas – Muito criticada por aqueles que (ainda) defendem a austeridade fiscal, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 66/2023, que estabelece um novo regime para o pagamento de precatórios, avançou graças a acordos com a participação da bancada governista. Na Comissão Especial da Câmara, o relator da matéria e presidente do MDB, Baleia Rossi (SP), retirou emenda que tratava sobre reforma previdenciária nos municípios a fim de evitar a obstrução do PT e de aliados do Planalto. Com esse gesto, o relator garantiu aprovação na Comissão Especial e o avanço rumo ao plenário. Aprovada na Câmara na noite de ontem, a PEC também deve receber aval dos senadores nesta quarta-feira.

 

Onde mora o perigo – Só há um, porém: caso o texto seja aprovado como está, a União terá que pagar, além dos precatórios, mais de R$ 1 trilhão em juros. Na prática, segundo parlamentares, essa medida resultará em um calote generalizado, com forte impacto nas contas públicas. O senador Carlos Portinho (PL-RJ), relator da PEC no Senado, foi até a Câmara pedir apoio do partido para destacar seu texto e votar em plenário. Nos bastidores, contudo, poucos acreditam que isso ocorrerá.

 

Michelle pode se beneficiar de embate Eduardo-Tarcísio – A briga entre o deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), por causa do tarifaço anunciado por Donald Trump, poderá beneficiar a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) como possível candidata a presidente em 2026. A avaliação foi feita ao Painel por duas pessoas próximas ao núcleo bolsonarista. O raciocínio é que o embate entre Tarcísio e Eduardo vai deixar sequelas nas pretensões presidenciais de ambos. O deputado e o governador estariam se anulando mutuamente como alternativas no campo da direita, enquanto Michelle passa ao largo da disputa.A princípio, a ex-primeira-dama será candidata ao Senado pelo Distrito Federal, mas ela vem sendo citada como um possível nome para representar o marido na urna em 2026.

 

João Campos pede que Lula lidere conciliação – Prefeito do Recife e presidente nacional do PSB, João Campos defende que o presidente Lula lidere um processo nacional de pacificação institucional com os chefes dos demais Poderes. “Essa pode ser a marca do terceiro mandato do presidente Lula, da mesma forma como a inclusão social foi a do primeiro governo e o investimento público, do segundo”, afirma Campos, hoje um dos aliados mais influentes do presidente na esquerda. Segundo ele, um primeiro passo seria convidar para uma conversa os presidentes da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), e do STF (Supremo Tribunal Federal), Luís Roberto Barroso. O principal tema da discussão seria a questão orçamentária, que vem sendo fonte de fricções entre os Poderes. “Idealmente haveria um acordo pelo qual o governo reduz despesas, o Congresso abre mão de parte de suas emendas e o Judiciário limita os penduricalhos e aceita o teto de gastos. Não é simples, mas se há alguém que pode liderar esse processo é o presidente Lula. Caso contrário, teremos muita dificuldade institucional no futuro”, afirma o prefeito.

 

Motta demite duas funcionárias fantasmas – Hugo Motta, presidente da Câmara, demitiu duas funcionárias suspeitas de serem fantasmas após uma denúncia da Folha de S. Paulo. As servidoras, Gabriela Pagidis e Monique Magno, tinham cargos remotos incompatíveis com suas atividades externas. Motta enfatizou a importância do cumprimento das obrigações funcionais e anunciou que as demissões serão oficializadas no DOU.

 

Bolsonaro se alinha a Tarcísio no embate com Eduardo – O ex-presidente Jair Bolsonaro afirmou ter pacificado a disputa entre seu filho Eduardo e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, em relação ao “tarifaço” dos EUA sobre produtos brasileiros. Bolsonaro defendeu o diálogo de Tarcísio com o governo americano e criticou o Itamaraty, chamando-o de “piada”. Eduardo Bolsonaro se queixou de falta de respeito e inteligência na condução das negociações.

 

PGR diz que versão de Braga Netto é ‘fantasiosa’ – A Procuradoria-Geral da República (PGR), liderada por Paulo Gonet, refutou a defesa de Walter Braga Netto, ex-ministro, chamando sua versão de “fantasiosa”. Gonet sustenta que Braga Netto entregou dinheiro em uma sacola de vinho ao tenente-coronel Mauro Cid, para monitoramento de autoridades. A PGR pede a condenação de Braga Netto, Jair Bolsonaro e outros por tentativa de golpe de Estado. A acusação é reforçada por evidências adicionais, segundo a PGR.

 

Valdemar diz que foi pressionado por deputados – Valdemar Costa Neto, presidente do PL, declarou em depoimento ao STF que foi pressionado por deputados a questionar as urnas eletrônicas nas eleições de 2022. A ação, que buscava anular votos de mais de 250 mil urnas, resultou em multa de R$ 23 milhões por litigância de má-fé. Valdemar afirmou que a decisão foi contra sua vontade e que nunca presenciou falhas no sistema eleitoral brasileiro.

 

‘Robôs’ turbinam reação da esquerda no X – Um grupo de perfis automatizados no X, com poucos seguidores, intensificou críticas a Jair Bolsonaro e Donald Trump após o anúncio de tarifas sobre produtos brasileiros. Esses perfis, alinhados à esquerda, geraram um terço das postagens com a hashtag “Bolsonaro taxou o Brasil”. A mobilização, vista como uma nova estratégia coordenada pelo PT, sugere uma tentativa de reposicionar a atuação da esquerda nas redes sociais.

 

Toffoli anula todas as decisões da Lava-Jato contra Youssef – O ministro do STF, Dias Toffoli, anulou todas as decisões da Lava-Jato contra Alberto Youssef, alegando conluio entre Sergio Moro, MPF e PF. Toffoli destacou que Youssef foi pressionado a colaborar para atingir o PT, violando garantias legais. A decisão critica a condução da Lava-Jato e reafirma abusos já reconhecidos pelo STF em casos como os de Lula e José Dirceu.

 

O interesse de Trump é enfraquecer Moraes por guerra das redes – O presidente dos EUA aproveita o caso do julgamento do 8 de Janeiro, e o medo do ex-presidente Jair Bolsonaro de ir para a prisão, para tentar descredibilizar o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, com quem está num embate por questões comerciais de suas plataformas sociais. Na segunda-feira, 14, a Rumble e a Trump Media voltaram a acionar a Justiça dos Estados Unidos contra o ministro. Ambas as empresas movem, desde fevereiro, uma ação civil contra o magistrado brasileiro em um tribunal de Justiça Federal da Flórida. O ministro determinou a exclusão de perfis brasileiros nas redes. A Rumble e Trump Media acusam Moraes de uma suposta violação à soberania dos Estados Unidos.

🇧🇷RESUMO-002☀️☀️☀️📐
NOTÍCIAS DO DIA – ANO 9 n° 3161
Dia 16 de Julho de 2025, Quarta-Feira

DATAS COMEMORATIVAS
Dia do Comerciante
Dia do Veterano da Força Aérea Brasileira
Dia Mundial da Cobra

TEMPERATURA E INDICADORES FINANCEIROS
⛅ Mín 13° Máx 26° (Rio de Janeiro-RJ)
💵 Dólar Com ⬇️ 0,46% R$ 5,55
💶 Euro ⬇️ 1,04% R$ 6,44
📊 Ibovespa ⬇️ 0,04% 135.250 pts
🪙 Bitcoin ⬇️ 2,68% R$ 651.761,46
💲IPCA ⬆️ 0,24% Junho de 2025
💲SELIC ⬆️ 15% 18 de Junho de 2025
🟨 Ouro (grama) ⬇️ R$ 595,53

🇧🇷📰 NOTÍCIAS NACIONAIS

🇧🇷🇷🇺 Otan diz que Brasil, China e Índia podem ser atingidos por sanções; secretário-geral afirmou que medidas podem ser tomadas se países continuarem negociando com Rússia

🇧🇷🇺🇸 EUA abrem investigação comercial contra o Brasil por práticas ‘injustas’; alegações que motivaram essa apuração indicam que o Brasil estaria comprometendo a competitividade das empresas americanas; documento menciona ainda a existência de ‘tarifas preferenciais e injustas’

🇧🇷 Alckmin diz que Brasil vai enviar nova carta aos EUA para negociar tarifaço de Trump; vice-presidente afirma que governo aguarda resposta à comunicação feita há dois meses e que não descarta pedir mais prazo para evitar impacto nas exportações brasileiras

🇧🇷🏥 Brasil volta à lista dos países com mais crianças sem vacina, diz Unicef; os dados, divulgados em um levantamento conjunto da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), indicam uma piora no cenário em comparação a 2023, quando o país havia saído do ranking com 103 mil crianças não vacinadas; o relatório destaca que o Brasil é o único país da América do Sul a integrar essa lista; pesquisa utilizou como referência a primeira dose da vacina DTP, que protege contra difteria, tétano e coqueluche

👥 Comissão da Câmara analisa nesta quarta-feira (16) projeto sobre isenção do IR; relator, deputado Arthur Lira, manteve taxação a super-ricos e propôs aumentar faixa de isenção parcial

⚖️ Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS) demite juíza da comarca de Cachoeira do Sul, após um PAD (Processo Administrativo Disciplinar) apontar que a magistrada teria usado um mesmo despacho padrão em mais de dois mil processos, além de promover o desarquivamento irregular de casos já julgados; defesa dela nega

🚔 Polícia Federal deflagra operação contra fraude de plantões em hospital do Amapá; profissionais de saúde estariam fraudando a escala de serviço, desde abril de 2022, prejudicando o atendimento à população

🚔 Polícia Federal, em ação conjunta, combate trabalho análogo à escravidão no Maranhão; operação com Auditores-Fiscais do Trabalho e Ministério Público do Trabalho identificou situação degradante em fazenda e resgatou 49 trabalhadores

🚔 Polícia Federal incinera mais de 3,5 toneladas de drogas no Amazonas; além das drogas, foram destruídos de documentos e substâncias químicas perigosas

🚔 Dez ônibus foram sequestrados e utilizados como barricadas na manhã desta terça-feira (15) na Rua Edgard Romero, em Madureira, na Zona Norte do Rio; de acordo com o Rio Ônibus, as chaves dos veículos foram levadas e os coletivos posicionados para bloquear a via; um suspeito foi ferido durante ação

🚜👥 Agronegócio teme perda de safras e apoia negociação do governo com EUA; setores de frutas, carne e café estão entre os principais exportadores

👥 Philco demite 800 funcionários em fábrica de Manaus (AM); a marca disse em nota que a decisão não envolve outras unidades do grupo e reflete exclusivamente o cenário da planta da capital amazonense

💲Pix parcelado vira complemento de crédito dos brasileiros, mostra Google; estudo revela queda no uso do dinheiro físico para 6% em 2024 e a ascensão do Pix e cartão de crédito

💰 Mega-Sena, concurso 2.888: aposta do município de Júlio de Castilho (RS) leva sozinha prêmio de R$ 45 milhões; números sorteados: 03, 09, 15, 27, 39 e 59

CIÊNCIA e TECNOLOGIA

👤Zuckerberg anuncia que a Meta vai multiplicar investimento em infraestrutura de inteligência artificial (IA); “A primeira, que chamamos de Prometheus, entrará em operação em 2026; também estamos construindo a Hyperion, que poderá atingir uma capacidade de cinco gigawatts ao longo dos anos”, disse o CEO da empresa

🚀 Astronautas da Índia, Polônia e Hungria voltam à Terra com veterana da Nasa; espaçonave aterrissou nesta terça-feira (15) às 6h30 (horário de Brasília) após 18 dias na Estação Espacial Internacional

🔴 Primeira foto de Marte foi tirada em missão há 60 anos; Mariner 4 mudou a forma como pensávamos no planeta ao revelar uma superfície rochosa e árida

🌏 Asteroides “invisíveis” próximos de Vênus podem ameaçar a Terra no futuro; simulações indicam que objetos hoje indetectáveis, por causa de sua posição, talvez venham a colidir com o planeta em uma escala de milhares de anos

ESPORTES

⚽ Campeonato Brasileiro
Série B, 16ª rodada:
Cuiabá 3×1 Amazonas

⚽👤Fluminense anuncia o retorno de John Kennedy; atacante, que estava emprestado ao Pachuca do México, deve estar à disposição para a partida contra o Flamengo no domingo (20)

⚽👤Torcida do Fortaleza lota sede para se despedir de Vojvoda após demissão; ex-técnico do Fortaleza foi ao Centro de Excelência Alcides Santos para falar com funcionários e jogadores antes de deixar a cidade

🏐 Brasil bate Argentina por 3 sets a 1 e se mantém na liderança da Liga das Nações de Vôlei; seleção masculina apresenta alto nível de concentração na partida, apostando no saque forçado e nos fortes bloqueios para vencer o clássico sul-americano e encaminhar a classificação à fase final

🏀👤Basquete: principal promessa brasileira acerta com liga dos Estados Unidos; Mathias Alessanco, de 17 anos, anunciou sua ida ao RWE, da Overtime Elite

🤽🏼‍♂️ Muralha das águas: goleiro brilha nos pênaltis e Brasil vence Canadá no polo aquático; após buscar empate a 12 segundos do fim, seleção supera adversários com duas defesas de João Pedro Fernandes no Mundial de Esportes Aquáticos em Singapura

🥊 Vitor Belfort e Wanderlei Silva se enfrentarão no Spaten Fight Night 2; Lendas do MMA se reencontram no ringue do boxe 27 anos após histórica luta no UFC Brasi

🌍📰 NOTÍCIAS INTERNACIONAIS

🇪🇺🇺🇸 Chefe da diplomacia da União Europeia (UE) pede que EUA dividam o ‘fardo’ de armar a Ucrânia; Donald Trump anunciou o envio de uma grande quantidade de armas a Kiev através da Otan; o presidente americano deu à Rússia 50 dias para encerrar a guerra ou enfrentar sanções significativas

🇺🇦🇷🇺 Drones e mísseis russos atingem cidades ucranianas, dizem autoridades; em Kharkiv, alvo frequente de Moscou, autoridades relataram pelo menos 17 explosões em um ataque de drones de 20 minutos; três pessoas ficaram feridas

🇺🇦 Premiê da Ucrânia renuncia em meio a reformulação do governo por Zelensky; Denys Shmyhal deve ser nomeado o novo ministro da Defesa do país, informou o presidente

🇷🇺🇺🇸 Rússia diz que precisa de ‘tempo’ para responder ao ultimato de Trump; na segunda-feira (14), o presidente dos EUA deu a Moscou 50 dias para encerrar a sua intervenção na Ucrânia, lançada em 2022, sob pena de avaliações severas

🇷🇺🇰🇵✈️ Rússia e Coreia do Norte inauguram voos diretos entre as capitais e reforçam aproximação; este será o primeiro serviço aéreo direto entre Moscou e Pyongyang, e o voo terá duração aproximada de oito horas, detalhou o Ministério do Transporte russo, acrescentando que os voos serão operados inicialmente uma vez por mês para gerar demanda estável e garantir a ocupação

🇬🇧 Reino Unido impôs censura por dois anos para encobrir vazamento no Afeganistão; Ministério da Defesa britânico revelou acidentalmente a identidade de mais de 33 mil afegãos que ajudaram o Ocidente durante a ocupação do país, colocando-as em risco de represálias do Talibã

🇮🇱🇸🇾 Israel realiza ataques contra forças do governo da Síria; autoridades afirmam que dispararam para proteger minoria drusa e garantir que a área próxima à fronteira permaneça desmilitarizada

🇮🇷 Chanceler iraniano se reúne com autoridades da China e Rússia em cúpula; Irã possui acordos e parcerias comerciais com os dois países

🇱🇧 Líbano proíbe bancos de se comunicarem com a Al-Qard Al-Hassan, uma entidade ligada ao Hezbollah e apoiada pelo Irã, de acordo com a agência de notícias Reuters; o Departamento do Tesouro dos Estados Unidos já sancionou a Al-Qard Al-Hassan em 2007, alegando que o grupo terrorista libanês usou a instituição financeira de fachada para realizar “atividades financeiras e obter acesso ao sistema financeiro internacional”

🇮🇳👴🏻 Maratonista mais velho do mundo morre aos 114 anos após ser atropelado por carro; Fauja Singh sofreu ferimentos graves na cabeça em um acidente enquanto atravessava a rua em sua aldeia natal perto de Jalandhar, em Punjab, na Índia

🇨🇳 Economia chinesa cresce 5,2% no 2º trimestre apesar da guerra comercial; presidente dos EUA aumentou as apostas na segunda-feira, ao avisar aos parceiros comerciais da Rússia que imporá tarifas ‘muito severas’, chegando a 100%, se Moscou não acabar com a guerra na Ucrânia

🇺🇸🇺🇦 Trump e Zelensky conversam sobre possíveis ataques a Moscou e apoio militar dos EUA à Ucrânia; líder americano chama Putin de ‘mau’ e coloca em pauta possibilidade de levar armamentos a Kiev

🇺🇸 Tornado de fogo gigante atinge floresta nos EUA; segundo bombeiros, ninguém ficou ferido pelas chamas; estado de Utah enfrenta oito incêndios

🇺🇸🌨️ Chuva alaga ruas e água invade estação de metrô em Nova York; dezenas de voos atrasaram ou foram cancelados nos aeroportos da região, incluindo 159 cancelamentos totais no Aeroporto Internacional de Newark, em Nova Jersey, de acordo com dados da FlightAware

🇺🇸👥 Adolescentes são flagrados “surfando” em cima de metrô em Nova York; polícia da cidade realiza operação para impedir atividade que tem se popularizado

🇨🇦 Premiê do Canadá sinaliza que tarifas impostas pelos EUA vieram para ficar; esta é a primeira vez que Mark Carney levanta a possibilidade de as tarifas americanas permanecerem em vigor

🇨🇴 Após ser baleado na cabeça, pré-candidato a presidente da Colômbia começa neurorreabilitação; procedimento é um processo médico no qual diversas disciplinas buscam facilitar a recuperação das capacidades físicas e cognitivas do paciente; Miguel Uribe sofreu atentado em um comício político em junho

🌍 EVENTOS HISTÓRICOS DO DIA

-622: Começo do Calendário Islâmico, com a fuga do profeta Maomé para Medina, na Arábia Saudita

-1377: O rei Ricardo II da Inglaterra é coroado

-1858: A última aparição da Virgem Maria a Bernadette Soubirous em Lourdes, França

-1934: Promulgação da Constituição brasileira de 1934

-1935: O primeiro parquímetro do mundo é instalado em Oklahoma City, Oklahoma, EUA

-1944: A primeira legião da Força Expedicionária Brasileira (FEB) desembarca na Itália e se junta aos exércitos dos Aliados da Segunda Guerra Mundial

-1948: A invasão do cockpit do hidroavião de passageiros Miss Macao, operado por uma subsidiária da Cathay Pacific Airways, marca o primeiro sequestro de um avião comercial

-1950: O Uruguai derrota o Brasil na Final da Copa do Mundo FIFA de 1950 no Maracanã, por 2 a 1, e sagra-se bicampeão da competição

-1965: Aberto ao trânsito o Túnel do Monte Branco, ligando a França e a Itália

-1969: Lançamento da missão espacial norte-americana Apollo 11 no Complexo de Lançamento 39, do Centro Espacial Kennedy, na Flórida, que seria a primeira missão tripulada a chegar à Lua

-1994: O cometa Shoemaker-Levy 9 é destruído em uma colisão frontal com Júpiter

Essas são algumas notícias do dia ✅
Autor: Roberto Vieira Filho 🇧🇷Compartilhado por
🙋🏻‍♂️It@m@r🙋🏻‍♂️ S∴F∴U∴
Bom dia !

*16-07 | XP Furla News*

Bom dia,

🔴 Mercados em baixa às 5h45 de Brasília: S&P -0.09%, Dow Jones +0.02%, Nasdaq -0.25% e o índice europeu STOXX 600 -0.21%.

🇧🇷 *MACRO BRASIL – O real apreciou 0,5%, a R$ 5,56, enquanto a taxa de 10 anos avançou 13 bps, a 13,88%, e a NTN-B longa subiu 8 bps, pagando inflação + 7,16%.*

*XP Política – Câmara conclui votação da PEC 66 e texto segue para o Senado*
A Câmara dos Deputados concluiu nesta terça-feira (15), com a aprovação da redação final por 353 votos a 76, a votação da PEC 66, que altera as regras para o pagamento de precatórios por parte da União, estados e municípios.

*O Globo – Câmara aprova projeto que tira precatórios do teto do arcabouço fiscal*
A PEC tira os precatórios do cálculo da meta fiscal em 2026 e estabelece que o valor será incluído na meta gradativamente, iniciando com um valor de 10% do estoque das dívidas. A partir de 2027, a cada ano, mais 10% do valor das dívidas será incluído na meta. A proposta segue para o Senado.

*Estadão – EUA iniciam investigação sobre tarifas brasileiras*
Entre os focos da investigação estão o comércio digital e serviços de pagamento eletrônico, a interferência anticorrupção e a proteção da propriedade intelectual. Outro ponto que será investigado é o acesso ao mercado de etanol. A investigação também abordará a questão do desmatamento ilegal.

*Valor – Audiência de conciliação sobre IOF termina sem acordo entre governo e Congresso* Depois das falas do Executivo e do Legislativo, Moraes perguntou se haveria concessões de alguma das partes. A resposta foi negativa. Ambos disseram preferir aguardar uma decisão judicial dada pelo ministro.

*O Globo – Após reunião sem acordo, Haddad fala em ‘solução rápida’ para o IOF*
O ministro da Fazenda disse acreditar em uma solução rápida, pelo ministro Alexandre de Moraes, após a audiência de conciliação no STF terminar sem um acordo entre governo e Congresso.

*Valor – Brasil quer reabrir diálogo sobre tarifas e pode pedir prazo maior*
O governo pretende enviar nova carta aos Estados Unidos como forma de retomar as negociações em torno da tarifa de 50% sobre exportações brasileiras, anunciada na semana passada pelo presidente americano, Donald Trump.

*Valor – Proposta para reforma administrativa está pronta, diz relator*
De acordo com o deputado está descartada a perda de direitos adquiridos, como a estabilidade, uma das principais preocupações de servidores públicos.

*Folha – Reforma administrativa vai propor unificação de tabelas salariais e CNU para estados e municípios*
Segundo Pedro Paulo (PSD-RJ), relator do grupo de trabalho que trata do tema, o texto ainda será debatido antes da apresentação oficial, prevista para agosto. Ele antecipou que, das 66 propostas previstas, 17 tratam de supersalários.

*Poder360 – PT apresenta projeto para limitar supersalários de funcionários públicos*
Líder do partido na Câmara, Lindbergh Farias quer reduzir “penduricalhos” que elevam remunerações acima do teto constitucional dos ministros do STF.

*G1 – Alckmin diz que ideia do governo é resolver tarifaço até dia 31, sem precisar pedir adiamento*
Informação foi dada após reunião com empresários de setores mais atingidos pelas tarifas. Medida está prevista para entrar em vigor no dia 1º de agosto, e empresários queriam adiamento da data.

*CNN – Governo abre 2º dia de conversas com empresários para debater tarifas*
A primeira reunião, às 11h, será comandada pelo vice-presidente Geraldo Alckmin. Participam representantes da Confederação Nacional do Comércio e de outros setores da indústria. A segunda, às 14h, será com o presidente da Amcham, Abrão Neto. O ministro da Fazenda participa do encontro.

*Estadão – Alcolumbre recebe Alckmin, Gleisi e Motta nesta quarta para discutir tarifaço de Trump*
Também é esperada a participação de líderes de bancadas do Senado no encontro.

*Estadão – Senado prepara comitiva para os EUA sobre tarifas de Trump e tenta se descolar de Lula e Bolsonaro*
A estratégia de senadores é descolada do governo. O encarregado de Negócios da embaixada dos EUA em Brasília, Gabriel Escobar, recebeu o presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado, Nelsinho Trad (PSD-MS), para uma conversa na segunda-feira.

*Valor – Comissão da Câmara aprova PEC da Segurança Pública*
A Comissão de Constituição e Justiça deu ontem parecer favorável à Proposta de Emenda à Constituição da Segurança Pública. Agora, o texto segue para uma comissão especial e ainda precisa ser votado pelo plenário, para então ser enviado ao Senado.

*Valor – Consumidor vai pagar R$ 47 bi em subsídios na conta de energia*
A cifra representa aumento de 32,4% em relação ao orçamento de 2024. O impacto médio dos subsídios sobre as tarifas dos consumidores será de 3,85% nas regiões Norte e Nordeste e de 5,76% no Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

DRACO de Sant’Ana do Livramento prende líderes de quadrilha especializada em furto e abate brutal de gado

DRACO de Sant’Ana do Livramento prende líderes de quadrilha especializada em furto e abate brutal de gado Em uma ação de grande impacto para a segurança no campo, a Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO) de Sant’Ana do Livramento, sob a chefia do Delegado Adriano de Jesus Linhares, prendeu na tarde desta quarta-feira, 16 de julho, dois indivíduos

Apenas 4 em cada 10 brasileiros revisitam seus planos financeiros definidos no começo do ano

• Levantamento exclusivo da Serasa analisa como os brasileiros se sentem no novo semestre do ano em relaçãoàs suas metas financeiras do início de 2025 • 49% afirmam ter gasto mais no primeiro semestre de 2025 do que no mesmo período de 2024 • 49% dizem que sua situação financeira melhorou em relação a 2024 • 57% seguem otimistas com

UNIPAMPA Dom Pedrito Sedia I Seminário Nacional de Homeopatia para o Agronegócio

O município de Dom Pedrito será o ponto de encontro para um evento inovador no setor agropecuário: o I Seminário Nacional de Homeopatia na agricultura, pecuária e ambiente. Marcado para os dias 16 e 17 de julho de 2025, na UNIPAMPA – Auditório 1, localizado na Rua Vinte e Um de Abril, o seminário promete aprofundar os debates sobre a