Na madrugada desta quarta-feira (16 de julho de 2025), a Brigada Militar de Sant’Ana do Livramento, no Rio Grande do Sul, frustrou um sequestro que estava em andamento na cidade, resultando na prisão de seis indivíduos e na apreensão de um vasto arsenal e materiais que simulavam fardamentos policiais. A ação ocorreu após uma denúncia de gritos e movimentação suspeita nas proximidades da Manoel N. Santos.
As guarnições da Brigada Militar, em resposta à denúncia, se depararam com uma caminhonete Tucson de cor prata, placas I. G. I. 6. 9. 9., que partiu em alta velocidade. Em perseguição, os policiais interceptaram o veículo em frente à na Rua Sebastião Pereira , Vila Municipal. No interior da caminhonete, foram encontrados cinco homens, incluindo a vítima do sequestro. Quatro dos criminosos usavam fardamento semelhante ao das forças de elite da Brigada Militar e da Polícia Civil, indicando uma tentativa de disfarce para enganar a vítima e a população.
Os indivíduos detidos no local foram identificados como N. H. dos S., R. F. dos S., L. M. M., A. F. A., e L. M. da S. A ocorrência revelou que um sexto suspeito conseguiu fugir em direção ao lado uruguaio da fronteira, mas acabou sendo capturado pelas autoridades do país vizinho. Um sétimo integrante do grupo criminoso continua foragido.
Segundo informações apuradas, os criminosos relataram que tinham a intenção de comprar armas de H. e N., e que acabaram sendo sequestrados por eles para serem levados a um local onde as armas estariam escondidas.
Todos os presos e o material apreendido foram levados para a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) de Sant’Ana do Livramento. A polícia confirmou a apreensão de nove pistolas em posse dos suspeitos, além de outros itens que corroboram o plano organizado da quadrilha para a ação criminosa.
Entre os materiais apreendidos, conforme o registro policial estão 2 toucas balaclava camufladas ,3 celulares, sendo um iPhone 14 (preto), um Vivo e um Samsung; Cédulas de papel-moeda que totalizam R$ 350,00; 5 pistolas, incluindo modelos Glock, Taurus, Canik, Bersa e Smith & Wesson, com diversas munições 9mm; 1 coldre de cor Bege, marca Rio Militar; 3 capas de colete balístico verde, marca Rio Militar; 4 gandolas camufladas semelhantes a uniforme da Polícia Civil, tamanho G; 3 calças camufladas semelhantes a uniforme da Polícia Civil, tamanho G; 2 pares de luvas indeterminadas; 1 touca amarela.
O caso está sendo investigado para apurar os detalhes e localizar o foragido.