sáb, 18 de outubro de 2025

Variedades Digital | 11 e 12.10.25

TCE-RS e PMPA promovem palestra para boa governança

O Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul (TCE-RS) promove, às 14h do dia 24 de julho, em seu auditório Francisco Juruena, a palestra “Transparência e Controle: Caminhos para a Boa Governança”. A iniciativa é realizada em parceria com a Prefeitura Municipal de Porto Alegre, através da Secretaria Municipal de Transparência e Controladoria.

O evento tem como objetivo fomentar a cultura da transparência, promover o debate qualificado sobre segurança, controle social e controle interno, além de estimular práticas que reforcem a integridade e a eficiência da administração pública.

A palestra é voltada para secretários e servidores estaduais e municipais; membros da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RS); ouvidorias; conselhos dos municípios; estudantes e profissionais da área do direito, administração e economia.

Ao todo, a programação conta com 4 palestras, ministradas por especialistas do Tribunal gaúcho, do município de Porto Alegre e do Tribunal de Contas do Paraná (TCE-PR). Em destaque, a palestra “O Controle Interno do Futuro” apresentará projetos que promovem automação dos processos de controle e que alinham a atividade de auditoria às melhores práticas internacionais.

Será uma oportunidade estratégica para discutir temas atuais e relevantes, contribuindo para o aprimoramento da gestão pública, o fortalecimento das ouvidorias e a consolidação dos mecanismos de controle interno e social.

O evento contará com a presença do presidente do TCE-RS, conselheiro Marco Peixoto, da secretária municipal de transparência e controladoria, Mônica Leal, além dos palestrantes Carla Gross Dias, Sandro Trescastro Bergue, Thaís Schumann Krahn (TCE-RS); Fábio Rosenfeld (TCE-PR); Barbara Vivian, auditora-geral do município; e Adriano Borges Gularte, da Ouvidoria-Geral do município.

Para se inscrever basta clicar no link: https://novoead.tce.rs.gov.br/course/view.php?id=66

Briga entre duas mulheres termina em prisão

Na manhã deste sábado, 18 de outubro, por volta das 7h30, uma briga entre duas mulheres terminou em ocorrência policial registrada como lesão corporal em via pública, na Avenida João Goulart, região central de Santana do Livramento. De acordo com o boletim da Polícia Civil, a confusão teria começado ainda no interior de uma casa noturna da cidade, onde as

“Ser médico é ser instrumento de Deus”

Dr. Cezar Fernandes, cirurgião plástico, fala sobre sua trajetória, os desafios da profissão e o orgulho de ver seus filhos ingressando na medicina