qui, 10 de julho de 2025

Variedades Digital | 05 e 06.07.25

Delegada Letícia Rolim assume chefia da Polícia Federal em Sant’Ana do Livramento

Delegada da Polícia Federal, Letícia Meneghetti Rolim (Foto: Arquivo Jornal A Platéia

A Delegacia de Polícia Federal, em Sant’Ana do Livramento, realiza a posse, nesta quinta-feira, 10 de julho de 2025, às 18h, no Salão de Eventos da OAB, da nova Chefia que será conduzida pela Delegada Letícia Meneghetti Rolim.

A cerimônia deve reunir diversas autoridades locais e regionais, convidadas pelo Superintendente Regional da Polícia Federal no Estado do Rio Grande do Sul, Aldronei Antônio Pacheco Rodrigues. A chegada da Delegada Rolim à chefia marca um novo e importante capítulo para as operações da Polícia Federal na região, estratégica por sua localização de fronteira e pelo papel crucial na segurança pública e no combate a ilícitos.

Histórico de Atuação e Combate à Exploração Sexual Infantojuvenil

A Delegada Letícia Meneghetti Rolim não é novata em Livramento. Sua atuação já é conhecida na cidade, especialmente por seu engajamento no combate a crimes sexuais cibernéticos. Em maio de 2024, a Delegada concedeu entrevista ao Jornal A Plateia em decorrência de uma relevante prisão.

Na ocasião, a Polícia Federal de Sant’Ana do Livramento realizou a prisão em flagrante de um cidadão uruguaio, investigado por exploração sexual infantojuvenil no município. Durante a Operação Wotan, foram cumpridos mandados de busca e apreensão e de prisão preventiva contra o indivíduo, que já possuía antecedentes pelo crime de armazenamento de conteúdo pornográfico envolvendo criança ou adolescente.

Conforme explicou a Delegada Letícia Meneghetti Rolim na época, o investigado, que residia no Brasil, já havia sido condenado em seu país de origem por crimes de armazenamento e compartilhamento de material de abuso sexual infantojuvenil. O caso, inicialmente apurado pela Polícia Civil, investigava denúncias de que o homem estaria aliciando pessoas na região para a exploração sexual de seus filhos e filhas. Ele também era suspeito de encaminhar e solicitar, através de perfis falsos na internet, vídeos de pornografia para contatos em outros países. As penas para tais crimes, somadas, podem atingir até 46 anos de reclusão.

“É um dos casos mais importantes que já passaram aqui pela delegacia”, afirmou a Delegada Rolim na ocasião. “Foi identificado, durante o mandado de cumprimento de buscas, o material no celular dele e, por esse motivo, a prisão em flagrante foi convertida em prisão preventiva.” A delegada ainda ressaltou que, nos últimos anos, foram realizadas cinco operações em Livramento relacionadas a este tipo de crime, todas resultando em prisões em flagrante dos suspeitos. As penas para armazenamento e compartilhamento de conteúdo pornográfico infantil podem chegar a dez anos de reclusão, além de multa.

A última ação de destaque nesse sentido ocorreu durante o “Maio Laranja”, mês dedicado à conscientização e combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. A atuação conjunta da Brigada Militar, Polícia Civil, Polícia Federal e Conselho Tutelar tem sido fundamental para enfrentar esses crimes que deixam marcas profundas nas vítimas e na sociedade.

Embora o número exato de casos no município não seja publicamente divulgado devido à subnotificação, as autoridades enfatizam que as denúncias representam apenas uma fração de um problema muito maior que precisa ser combatido continuamente. A Delegada Letícia, inclusive, mantém um projeto dedicado a essa causa, denominado “Guardiões da Infância”, reforçando seu compromisso com a proteção das crianças e adolescentes da região

Todo pronto para la asunción de Richard Sander como intendente de Rivera

El acto protocolar se realizará en el Teatro Municipal de Rivera En la jornada de este jueves 10 de julio se llevará a cabo el cambio de mando de la intendencia departamental de Rivera, dónde el actual intendente Arquitecto, José Mazzoni, dejará su lugar al intendente electo, Contador Richard Sander. El acto protocolar se llevará a cabo a partir de

Senador Hamilton Mourão através do Instagram

“O avanço da Inteligência Artificial é um fenômeno que exige atenção da sociedade e das instituições. O Plano de Trabalho para Avalição da Política Pública sobre o tema “Inteligência Artificial” no Brasil, de autoria do senador Astronauta Marcos Pontes, é uma iniciativa importante e muito bem-vinda. Foi com satisfação que apresentei a proposta na Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação e