Em um bate-papo descontraído durante o programa Jornal da Manhã da Rádio RCC FM 95.3, o vereador Xepa- Gilbert Gisler e o Secretário de Desenvolvimento Social do Rio Grande do Sul, Beto Fantinel, detalharam uma série de projetos e investimentos que estão beneficiando e que ainda chegarão a Sant’Ana do Livramento. A entrevista, conduzida pelo apresentador Valdinei Lima, evidenciou a parceria e o compromisso da pasta com o desenvolvimento social e a qualificação profissional na região.
Xepa, que se filiou recentemente ao MDB com o apoio de Fantinel, destacou a frequência de suas viagens a Porto Alegre para buscar recursos e benefícios para sua terra natal.
O vereador também mencionou a recente visita do adjunto do Secretário Fantinel, que finalizou a liberação de dois projetos no valor de R$ 40 mil cada. Esses recursos, provenientes de uma parceria com a CUFA (Central Única das Favelas), foram destinados ao Centro Beneficente Maria Abegahir e ao Lar da Infância Daniel Albornoz. Os projetos focarão na culinária e gastronomia solidária, qualificando 50 pessoas, entre adolescentes a partir de 16 anos e outros indivíduos, em um curso de oito meses totalmente custeado. A iniciativa visa não apenas ensinar culinária, mas também promover a solidariedade e a inclusão produtiva através do projeto “Sabores e Sabedores”.

O Secretário Beto Fantinel expressou sua satisfação em participar do programa e destacou a importância do trabalho de inclusão, qualificação e formação que a Secretaria de Desenvolvimento Social tem promovido. “É uma alegria muito grande poder estar com vocês conversando, tratando desses projetos que, em parceria do Governo do Estado do Rio Grande do Sul com o edital de recursos que a gente disponibilizou junto à CUFA, e que nós temos o Centro Beneficente Maria Abegahir e o Lar da Infância Daniel Albornoz participando com recursos”, afirmou o Secretário.
Fantinel ressaltou que a política pública da secretaria tem um grande foco na garantia de direitos, mas também busca a inclusão das pessoas a partir do conhecimento, gerando renda, autonomia e desenvolvimento. Ele citou outras ações já realizadas em Sant’Ana do Livramento, como a entrega de 479 kits do programa Mãe Gaúcha para acolher mães e bebês em situação de vulnerabilidade, repasses “fundo a fundo” para o município e a doação de 450 cestas básicas.
O Secretário também alertou sobre o prazo final para as inscrições no programa CNH Social, que se encerra na próxima quinta-feira, 10 de julho de 2025. O programa beneficiará três mil gaúchos e gaúchas cadastrados no CadÚnico com a primeira habilitação ou adição de categoria, totalmente gratuita. As inscrições podem ser feitas pelo site do RS ou nos Centros de Formação de Condutores (CFCs) dos municípios.
Questionado sobre a política pública para a população em situação de rua, um problema que atinge Sant’Ana do Livramento e muitas outras cidades, o Secretário Fantinel explicou que a Secretaria está desenvolvendo uma política ampla. Para municípios com mais de 500 pessoas em situação de rua, está sendo proposto um modelo similar à “Vila Reencontro” de São Paulo, que oferece espaços com equipes técnicas para reabilitar essas pessoas ao convívio social. Para municípios com menor número, haverá uma política de acolhimento e incentivo para a criação de albergues e moradias transitórias, com cofinanciamento e acompanhamento cuidadoso.
“Não existe nada que nos sensibilize mais e que nos atinja que a falta da dignidade para as pessoas que estão na rua”, pontuou Fantinel, enfatizando o esforço para enfrentar essa temática e reabilitar socialmente indivíduos que se encontram nessa condição. A rua, segundo ele, priva a pessoa da dignidade e da capacidade de reconstruir laços familiares e comunitários.