Com o objetivo de unir vivência da tradição e estímulo à economia, o secretário de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Ernani Polo, promoveu uma reunião na noite de quinta-feira (3/7) para discutir ações de ativação do comércio durante o mês de setembro, que é considerado um é um período de baixa nas vendas pelos lojistas. Com a presença dos secretários de Turismo (Setur), Ronaldo Santini, de Comunicação (Secom), Caio Tomazeli, representantes da Secretaria da Fazenda (Sefaz), da Cultura (Sedac) e de entidades do varejo, da indústria, de bares e restaurantes e do tradicionalismo, o encontro teve a finalidade de apresentar um planejamento para movimentar o comércio local tendo como emblema os festejos farroupilhas, a exemplo do que já acontece em outros estados, que aproveitam as festas populares para alavancar a venda de setores produtivos locais.
Um estudo de 2024, coordenado pela Universidade Feevale, em parceria com a Sedec, que contou com a participação da Setur, da Sedac e da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), mostrou que o tradicionalismo tem grande impacto na economia, tendo movimentado R$ 4,5 bilhões em 2023. Os dados mostram que também existem oportunidades para fomentar os negócios em setembro, o que motivou o governo estadual e as entidades a construir uma iniciativa conjunta para potencializar o comércio neste mês, tornando a época também atrativa para os consumidores.
Para o secretário Ernani Polo, esse projeto tem o potencial de se tornar uma iniciativa de grande destaque para o Estado, pois combina valores culturais e socioeconômicos, além de proporcionar incremento nos negócios. “O mês farroupilha é tempo de celebrar o orgulho, a cultura e a tradição gaúcha, e também uma oportunidade para o varejo se conectar com os valores regionais, aquecer as vendas unindo estratégia e identidade e entregar uma experiência positiva também para os consumidores”, explicou. O titular da Sedec reforçou que, quando a economia gira, estimula o empreendedorismo, gerando mais empregos e renda para os gaúchos.
Participaram da reunião representantes da Câmara de Dirigentes Logistas (CDL), Sindicato dos Lojistas do Comércio de Porto Alegre (Sindilojas), Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande do Sul (Federasul), Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado do Rio Grande do Sul (Fecomércio), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), Associação Gaúcha para o Desenvolvimento do Varejo (AGV), Associação Gaúcha de Supermercados (AGAS), Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio Grande do Sul (Procergs), Sindicato de Hospedagem e Alimentação de POA e Região (SINDHA) e Associação dos Lojistas dos Shopping Associacao dos Lojistas do Shopping Total de Porto Alegre.