A visita do presidente Lula à ex-presidente da Argentina, Cristina Kirchner, condenada por corrupção e atualmente em prisão domiciliar, representa um péssimo simbolismo para o Brasil. Mais uma vez, o governo brasileiro opta por se solidarizar com líderes condenados, em vez de se aliar a boas práticas e ao respeito às instituições.
Não faz muito tempo, um avião da Força Aérea Brasileira foi enviado para buscar a esposa de outro ex-presidente condenado por corrupção, no caso, o ex-mandatário do Peru. Ollanta Humala e Nadine Heredia foram condenados a 15 anos de prisão por lavagem de dinheiro relacionada à campanha eleitoral de 2011.
Depois, o presidente reclama das críticas duras feitas por veículos internacionais como The Economist, que alertam para os riscos institucionais e o retrocesso democrático em curso no Brasil. Mas Lula parece insistir em formar uma aliança internacional pela impunidade, cercando-se de líderes que, como ele, já estiveram atrás das grades.
Essa postura, além de envergonhar o Brasil diante do mundo, reafirma a total desconexão deste governo com os valores da ética, da moralidade e da boa governança.
Deputado Federal Zucco (PL-RS)
Líder da Oposição na Câmara dos Deputados