qua, 2 de julho de 2025

Variedades Digital | 28 e 29.06.25

Kátya Dessesards assina a Coluna fonteESG no Brasil Inovador

Estou muito empolgada em iniciar essa nova jornada como Colunista neste momento de expansão da Rede BRASIL INOVADOR, que se renova, ressignifica e expande seus horizontes para ser além de uma mídia de conteúdo com relevância no agronegócio; mas um PARCEIRO que conecta o mercado geração de informação e negócios de qualidade.

E sendo assim, esta coluna nasce com o propósito de abordar temas sensíveis, mas de – irrefutável – necessidade para o Agronegócio, para a indústria e Startups, escrevendo com simplicidade. Pois hoje, ESG se faz imprescindível para qualquer negócio. Entenda: Não é mais uma escolha!

O meu propósito nesta coluna será abordar todas as nuances do ESG. Mas isso cairia no ‘lugar comum’. Por isso, vou juntar, acoplar e misturar os temas Comunicação, Neurociência aplicada aos negócios e Inteligência Colaborativa… que virão ‘temperando’, apimentando, explicando e traduzindo práticas e mentalidades do dia a dia para ajudar ou trazer ‘lampejos’ de realidade sobre ESG.

Porque já se entendeu que: entre a prática, a aplicação e o resultado, há enormes distâncias e canyons a serem transpostos, vencidos ou – totalmente – transformados dentro das organizações. E no Agronegócio – FOCO SETORIAL desta Coluna – é ainda mais desafiador transmutar paradigmas, reinventar conceitos e redesenhar condutas…

Porque o Agro não é POP. Ele é um dos maiores CLÁSSICOS em constante evolução como produto e manejo, sendo um orgulho para o brasileiro e um exemplo para o Mundo.

E por isso, o diálogo e o debate sobre temas ainda nevrálgicos e – quase – tabus… são necessários para sobrevivência desse legado brasileiro.

Então, para começo de conversa. O que é – na prática – ESG?

Sigla em inglês para Environmental, Social, and Corporate Governance que significa: Governança Ambiental, Social e Corporativa. Resumindo: é o mesmo que SUSTENTABILIDADE.

O primeiro passo para se entender o Tripé ESG é NÃO ‘romancear’ tanto seu conceito como sua prática. Este é meu conselho ‘Marco Zero’ para todos em qualquer elo da Cadeia. O segundo passo, e o mais difícil, é ter atenção para entender o significado (prático) da sigla. E olha que já ouvi muitos gestores dizerem: _Isso é fácil! Sustentabilidade é cuidar do meio ambiente. Mas não é!

E em seguida, eu indagava: _Você tem certeza – absoluta – disso? E uma pessoa com olhar perdido no horizonte infinito, responde. A grande maioria implanta, certifica, recebe selo e está dentro das ‘conformidades de Lei’; Mas não perde esse ‘olhar de incerteza’. E mesmo com todos os itens da legislação cumpridos, ainda assim, o ESG não foi introduzido no DNA da empresa. Ou seja, o princípio da AÇÃO foi apenas para estar na LEI, e não para uma real mudança de ‘mentalidade’ (ou MINDSET).

E qual a – consequente – mudança que resultará dessa ação ‘apenas dentro da Lei’?

Nenhuma! E por quê? Simples, estar na conformidade da Lei é obrigação.

No Brasil, assim como na maioria dos países subdesenvolvidos… de qualquer continente, a cristalização desse Mindset é muito semelhante. E a Ciência explica isso com bastante exatidão. E uma dica: Quem faz sempre as coisas acontecerem ou NÃO, são as pessoas!

Ficou curioso!? Então, venha ler sobre ESG na Coluna fonteESG, toda a segunda-feira.

Vou trazer uma abordagem do tema sob a perspectivas da Comunicação, Neurociência, Tecnologia e Inteligência Colaborativa. Bora lá!? Te espero!

Kátya Dessesards

 

Matéria_KatyaDesessards_01Jul2025

Balance con “broche de oro” para el “Hermanando Patrias 2025” en Rivera

Culminada la edición 23ª de “Hermanando Patrias” en la ciudad de Rivera, los organizadores responsables de dicho evento cultural, Profesores Jorge López Arezo y Cecilia Da Rosa Gatto, manifestaron su regocijo de haber logrado una gran fiesta entre todos los participantes. Aportando un evento de trascendencia, con aporte cultural y también turístico en la frontera. Con referencia al evento, indicaron