qua, 2 de julho de 2025

Variedades Digital | 28 e 29.06.25

Deputado Afonso Hamm avança na articulação por securitização de dívidas rurais

Parlamentar é relator do PL 5122/2023 e atua para garantir alívio financeiro aos produtores, com foco especial no Rio Grande do Sul

 

A crise no campo tem se agravado em todo o país, especialmente no Rio Grande do Sul, onde eventos climáticos extremos vêm comprometendo a produção agrícola e ampliando o endividamento de milhares de produtores. Para enfrentar esse cenário, o deputado federal Afonso Hamm (PP-RS), relator do Projeto de Lei 5122/2023, defende a securitização das dívidas rurais como alternativa concreta para reestruturar os débitos e garantir a continuidade da atividade produtiva no campo.

Nesta semana, as reuniões começaram em Porto Alegre, durante uma reunião na sede da Farsul, com a presença de representantes da entidade, além dos participantes da Fetag, Ocergs, Fecoagro. A pauta foi o endividamento dos produtores com as cooperativas e a dificuldade que as cooperativas enfrentam para acessar crédito. “O cooperativismo é a força que sustenta boa parte da nossa produção agrícola. Estamos abertos ao diálogo para garantir a renegociação de dívidas, com mais prazos e o equilíbrio financeiro”, explica Hamm.

Na terça-feira (1º), durante audiência pública na Comissão de Agricultura da Câmara, que discutiu o endividamento dos produtores do Mato Grosso do Sul, estado que, assim como o Sul do país, enfrenta grave crise financeira no setor, o parlamentar reforçou a urgência de uma resposta legislativa.

A securitização, com o alongamento das dívidas, é essencial para que os produtores continuem trabalhando, produzindo e gerando alimentos e riqueza para o país. “Já enfrentamos momentos difíceis no passado, mas agora vivemos uma crise ainda mais profunda, que atinge diretamente milhões de brasileiros. Não é hora de buscar heróis, e sim de assumir responsabilidades. A situação é grave, e precisamos de soluções viáveis e urgentes para reestruturar essas dívidas”, afirmou Afonso Hamm.

Nos dias seguintes, o deputado participou de reuniões com o grupo técnico responsável pela elaboração do relatório do PL 5122/2023, com representantes da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), da Frente Parlamentar da Agricultura (FPA), consultores legislativos da Câmara e do Senado, Fetag e o economista-chefe da Farsul, Antonio da Luz. Durante os encontros, foram definidos critérios para contemplar os municípios mais afetados pelo endividamento rural.

Hamm também esteve com o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Augusto Nardes, a quem apresentou os avanços na construção do relatório. Segundo o parlamentar, o texto está sendo elaborado com base no diálogo institucional e no compromisso com os produtores das regiões mais impactadas, especialmente o Rio Grande do Sul.

A expectativa é que o relatório seja apresentado nas próximas semanas e avance com prioridade na Câmara dos Deputados.

Esquerda vota contra projeto que endurece pena para crimes hediondos — PT, PSOL, AVANTE, REDE e PV entre os 65 votos contrários

  A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (2) a subemenda substitutiva ao Projeto de Lei 1112/2023, em uma votação histórica contra a impunidade no Brasil. A medida estabelece que criminosos condenados por crimes hediondos, chefes de milícia e líderes de organizações criminosas só poderão progredir de regime após o cumprimento de 80% da pena — sem direito ao livramento

Ataque con disparos de arma de fuego contra una casa en Rivera

Los hechos de violencia en la ciudad de Rivera no se detienen, en un escenario policial que permanentemente tienen en vilo a las autoridades policiales del departamento. En esta oportunidad efectivos del Programa de Alta Dedicación Operativa (PADO), y Seccional Novena, concurren a una finca en ubicada en la zona de barrio Mandubí, donde desconocidos por causas que se tratan