qua, 9 de julho de 2025

Variedades Digital | 05 e 06.07.25

TCE-RS divulga relatório de ações de enfrentamento à calamidade climática

 

O Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul (TCE-RS) apresenta, nesta sexta-feira (27), o relatório com as principais ações realizadas para enfrentar os impactos da calamidade climática que assolou o estado em 2024. O documento detalha um conjunto de iniciativas, internas e externas, adotadas pela instituição diante das severas dificuldades.

Em destaque, está a criação do “Plano Anual de Fiscalização 2024/2025 – ReconstruçãoRS”, que reorganizou a atuação do Tribunal para garantir a fiscalização efetiva dos recursos destinados à reconstrução. O relatório evidencia também o “Programa de Gestão Assistida”, que levou orientação técnica direta aos municípios gaúchos, assegurando legalidade, transparência e eficiência na aplicação de recursos emergenciais.

Além disso, o TCE-RS trabalhou na disponibilização de cartilhas práticas, painéis de transparência online e promoveu uma série de lives e webinários para auxiliar gestores públicos e fortalecer o controle social.

Mesmo atingida pelas enchentes, a instituição reorganizou suas atividades, investiu em soluções emergenciais e iniciou um processo de modernização de sua infraestrutura, para torná-la mais resiliente a eventos climáticos extremos.

Segundo o presidente do Tribunal, conselheiro Marco Peixoto, “o relatório não é apenas um registro de ações, mas o testemunho de uma instituição que manteve sua missão pública, unindo rigor técnico, empatia e inovação, mesmo nos momentos mais desafiadores”.

Acesse aqui o relatório completo: https://cloud.tce.rs.gov.br/s/D5QfgKKzGWcWtq6

Sidônio não aparece na Câmara e foge de explicações sobre campanha digital de ataques ao Congresso

  O líder da Oposição na Câmara dos Deputados, deputado federal Zucco (PL-RS), cobrou nesta quarta-feira (9) explicações do ministro Sidônio Palmeira, chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, sobre o uso político e ideológico da SECOM para atacar adversários e alimentar a polarização nas redes sociais com verba pública. Sidônio era esperado na Câmara, mas não

Espetáculo “Alma Única” chega à fronteira

Em circulação há oito anos no Rio Grande do Sul, o espetáculo “Alma Única”, já visto em mais de 20 municípios, chega a Sant’Ana do Livramento e Rivera no dia 12 de julho (sábado). O público assistirá a uma fusão de música instrumental, dança e canto, que promete surpreender ao ir da música europeia à música brasileira e latina com