qui, 10 de julho de 2025

Variedades Digital | 05 e 06.07.25

Judicializar decisão do Congresso é ataque à soberania do Parlamento e uma afronta ao bolso da população

Deputado Zucco (PL) - Foto: Cedida

 

Após a vitória da oposição na Câmara e no Senado, que derrubou o decreto do governo Lula que aumentava o IOF, o deputado Guilherme Boulos (PSOL-SP) anunciou que seu partido irá judicializar a decisão. E o próprio governo federal, por meio da Advocacia-Geral da União (AGU), também estuda levar o caso ao Supremo Tribunal Federal.

Essa movimentação é um grave erro. Não há qualquer inconstitucionalidade na decisão soberana do Congresso Nacional. Pelo contrário: inconstitucional foi o próprio decreto do governo, que confiscava recursos da população com o único objetivo de aumentar a arrecadação e tentar tapar o rombo fiscal.

A oposição agiu com responsabilidade ao liderar a mobilização pela derrubada do aumento do IOF. Agora, o governo quer empurrar para o STF uma decisão que é, por natureza, política e orçamentária, e que cabe ao Parlamento. Se o governo quiser reonerar o IOF, pode editar um novo decreto a qualquer momento. Não precisa transformar isso em mais uma batalha judicial.

“O que está acontecendo é uma tentativa de jogar no colo do Supremo uma decisão que é, sim, do Executivo. O governo quer aumentar imposto, mas não tem coragem de bancar o ônus político. A derrubada desse decreto foi uma vitória do povo. E o STF precisa respeitar a independência entre os poderes. Vai mesmo o Supremo agora dizer que o povo tem que pagar mais imposto para cobrir rombo fiscal?”, questiona o deputado Zucco (PL-RS), líder da oposição.

Todo pronto para la asunción de Richard Sander como intendente de Rivera

El acto protocolar se realizará en el Teatro Municipal de Rivera En la jornada de este jueves 10 de julio se llevará a cabo el cambio de mando de la intendencia departamental de Rivera, dónde el actual intendente Arquitecto, José Mazzoni, dejará su lugar al intendente electo, Contador Richard Sander. El acto protocolar se llevará a cabo a partir de