qua, 9 de julho de 2025

Variedades Digital | 05 e 06.07.25

Bomba de chimarrão impede que mulher seja baleada no peito em tentativa de feminicídio em São Francisco de Assis, diz polícia

Um dos tiros acertou o utensílio, espécie de "canudo" usado para tomar bebida típica do RS, que quebrou ao meio. Agressor não admitia o fim do relacionamento, segundo a Polícia Civil.
Bomba de chimarrão quebrou com impacto de tiro desferido por homem — Foto: Divulgação/Polícia Civil

Uma mulher de 28 anos foi alvo de uma tentativa de feminicídio em São Francisco de Assis , na Região Central, mas uma bomba de chimarrão impediu que ela fosse atingida. O caso aconteceu na quarta-feira (25). O objeto é usado para tomar a bebida típica do RS e ficou quebrado após o tiro.

De acordo com o delegado Marcelo Batista, o ex-companheiro da vítima, um homem de 34 anos, não aceitava o fim do relacionamento e chegou até a residência dela atirando com uma arma calibre 22.

“Ela estava tomando chimarrão na área de casa quando ele começou a atirar. Ele atirou de seis a oito vezes, alguns tiros acertaram a parede e somente um acertou as costas da vítima. A bomba do mate impediu que ela fosse atingida pela frente”, explica.

Ela foi encaminhada para atendimento médico em Santa Maria e está fora de perigo. O nome da vítima não foi divulgado pela Polícia Civil.

Filhos presenciaram o ataque

O casal namorou por um ano e há uma semana estavam separados, segundo a polícia.

O delegado conta que o ataque a tiros começou por volta das 9h, e foi presenciado pelos três filhos da mulher. “O filho de 10 anos ajudou a mãe se livrar do agressor. O homem ainda desferiu inúmeras coronhadas na cabeça da vítima”.

O homem fugiu e tirou a própria vida em uma chácara distante 7km da cidade, diz a Polícia.

A mulher não havia registrado boletim de ocorrência contra o ex-namorado, nem solicitado medidas protetivas. “A arma falhou várias vezes. Senão, ela não teria chances”, afirma o delegado.

FONTE G1 – RBS

Sidônio não aparece na Câmara e foge de explicações sobre campanha digital de ataques ao Congresso

  O líder da Oposição na Câmara dos Deputados, deputado federal Zucco (PL-RS), cobrou nesta quarta-feira (9) explicações do ministro Sidônio Palmeira, chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, sobre o uso político e ideológico da SECOM para atacar adversários e alimentar a polarização nas redes sociais com verba pública. Sidônio era esperado na Câmara, mas não

Espetáculo “Alma Única” chega à fronteira

Em circulação há oito anos no Rio Grande do Sul, o espetáculo “Alma Única”, já visto em mais de 20 municípios, chega a Sant’Ana do Livramento e Rivera no dia 12 de julho (sábado). O público assistirá a uma fusão de música instrumental, dança e canto, que promete surpreender ao ir da música europeia à música brasileira e latina com