qui, 2 de outubro de 2025

Variedades Digital | 27 e 28.09.25

 Superlotação no Pronto Socorro: Santa Casa e Prefeitura pedem colaboração da população

O aumento dos casos de doenças respiratórias, provocado pelo frio intenso, fez com que o hospital ultrapassasse o limite da sua capacidade de atendimento.

A Santa Casa de Misericórdia de Sant’Ana do Livramento divulgou, nesta terça-feira (24), um comunicado alertando sobre a superlotação no Pronto Socorro do hospital. Segundo a direção, o aumento dos casos de doenças respiratórias, provocado pelo frio intenso, fez com que o hospital ultrapassasse o limite da sua capacidade de atendimento.

Por causa dessa situação, a partir de agora, o Pronto Socorro vai atender apenas casos realmente graves, que precisem de atendimento imediato. Os pacientes que procurarem o local com quadros mais leves, que não se encaixem nos critérios de urgência e emergência, serão orientados a buscar os Postos de Saúde ou o PAM (Pronto Atendimento Municipal).

A Santa Casa também informou que o tempo de espera para quem decidir aguardar atendimento, mesmo sem classificação de urgência, pode chegar a 4 horas devido à superlotação.

Além disso, diante da falta de leitos hospitalares, um problema que atinge várias cidades do Rio Grande do Sul, incluindo Livramento, a Prefeitura decretou estado de emergência na saúde por 30 dias. Com isso, as equipes de saúde vão poder organizar melhor os atendimentos e garantir que todos recebam o cuidado necessário, conforme a gravidade de cada situação.

Tanto a Prefeitura, quanto a direção da Santa Casa, pedem a compreensão da população. “É fundamental que as pessoas colaborem, procurando o Pronto Socorro apenas em casos realmente urgentes. Assim, conseguimos garantir um atendimento rápido e eficiente para quem mais precisa”, destaca a nota oficial.

Sant’Ana do Livramento recebe grande Evento Consular Colorado

O Consulado Colorado de Sant’Ana do Livramento prepara uma noite especial para os torcedores do Sport Club Internacional. No próximo dia 17 de outubro, a partir das 20h, no Clube Farroupilha, acontece o Evento Consular, reunindo atrações que prometem emocionar os colorados da fronteira. Entre os destaques, está a presença do ídolo Pedro Iarley, campeão da Libertadores e do Mundial