qua, 9 de julho de 2025

Variedades Digital | 05 e 06.07.25

RS tem 65,3% de declarações de rebanho entregues ou em edição a uma semana do prazo final

O período para Declaração de Rebanho no Rio Grande do Sul se encerra em 30 de junho. A uma semana para o fim do prazo, a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) contabiliza 65,3% de declarações entregues ou em edição no Produtor Online. Isso corresponde a 232.919 declarações das quase 357 mil que são esperadas.

O atendimento presencial ainda é o preferido pelos produtores,  com 207.981 (89,29%) declarações feitas desta forma. O canal Produtor Online contabiliza a entrega ou a edição de 24.938 declarações (10,71%) pela internet.

Em relação aos municípios, 115 (23,14%) apresentam mais de 80% das declarações entregues. Sete já entregaram todas as declarações previstas: Campinas do Sul, Dom Pedro de Alcântara, Linha Nova, Mampituba, Morrinhos do Sul, Muliterno e São Domingos do Sul.

A Declaração de Rebanho é uma obrigação sanitária de todos os produtores rurais gaúchos que trabalhem com agronegócios de produção animal. Pode ser feita diretamente pela internet, em módulo específico dentro do Produtor Online, ou presencialmente nas Inspetorias ou Escritórios de Defesa Agropecuária.

Em 2024, a declaração teve adesão de 85,56%, índice que se manteve condizente com a média de declarações de rebanho entregues nos anos anteriores.

Para mais informações: www.agricultura.rs.gov.br/declaracao

Sidônio não aparece na Câmara e foge de explicações sobre campanha digital de ataques ao Congresso

  O líder da Oposição na Câmara dos Deputados, deputado federal Zucco (PL-RS), cobrou nesta quarta-feira (9) explicações do ministro Sidônio Palmeira, chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, sobre o uso político e ideológico da SECOM para atacar adversários e alimentar a polarização nas redes sociais com verba pública. Sidônio era esperado na Câmara, mas não

Espetáculo “Alma Única” chega à fronteira

Em circulação há oito anos no Rio Grande do Sul, o espetáculo “Alma Única”, já visto em mais de 20 municípios, chega a Sant’Ana do Livramento e Rivera no dia 12 de julho (sábado). O público assistirá a uma fusão de música instrumental, dança e canto, que promete surpreender ao ir da música europeia à música brasileira e latina com