A Invest RS, ferramenta do Plano de Desenvolvimento Econômico, Inclusivo e Sustentável, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), passou a contar, nesta segunda-feira (23/6), com um escritório em São Paulo, em um movimento estratégico de aproximação do principal centro econômico da América Latina. O espaço funcionará como um hub de conexão, para ampliar o alcance da agência e a competitividade do estado na disputa por investimentos no cenário nacional e internacional.
Em um evento que contou com a presença do governador Eduardo Leite e reuniu mais de 250 empresários de diferentes partes do Brasil e representantes do governo gaúcho na Casa Fasano, a agência apresentou as potencialidades do estado e os diferentes serviços que realiza. O vice-presidente da Invest RS, Eduardo Lorea, está à frente do escritório, localizado na rua Leopoldo Couto Magalhães Júnior, n° 1098, conjunto 72, perto da Faria Lima.
A chegada da Invest RS na capital paulista simboliza uma nova fase institucional de crescimento e ampliação de atuação, de forma complementar à sede em Porto Alegre. A agência trabalha com foco em setores prioritários para o desenvolvimento do estado, como cadeia agropecuária, automotivo e cadeia, produtos de transição energética, silvicultura, papel e celulose, semicondutores, fertilizantes, máquinas agrícolas, produtos e serviços digitais, cadeia petroquímica, produtos regionais, turismo e saúde.
“Ter um escritório da InvestRS em São Paulo é abrir uma porta direta entre o Rio Grande do Sul e o centro financeiro do país. É aqui que os grandes negócios acontecem, e o nosso Estado precisa estar presente onde as decisões são tomadas. Os primeiros acordos firmados hoje já mostram o potencial dessa presença. Estamos reforçando a atuação do governo na área de semicondutores a partir de um plano estruturado, com incentivos, formação de mão de obra qualificada e articulação com universidades e centros de inovação. O que estamos oferecendo é uma base confiável para que o Brasil produza tecnologia de ponta. Os acordos assinados hoje são só o começo. Eles mostram que o mercado está atento e que o Rio Grande do Sul está no radar global da nova economia., disse o governador Eduardo Leite.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Ernani Polo, destacou a importância da chegada da agência na capital paulista. “A presença em São Paulo da Invest RS é um plano ousado, mas com planejamento. A agência trabalha conectada com o Plano de Desenvolvimento Econômico, Inclusivo e Sustentável, que nos dá essa perspectiva de sonhar e de executar estes sonhos. O Plano abarca os vários segmentos da economia que serão impulsionados e vários potenciais que temos, em áreas como energias renováveis, em um processo de transição energética, e biocombustíveis, que já apresentam projetos no Estado. Pelos movimentos de competitividade feitos, o RS consegue hoje atender às expectativas dos empreendedores. Estamos muito animados com este passo que estamos dando, inaugurando uma nova era do Rio Grande do Sul fora do nosso Estado, e vamos procurar avançar, criando todas as condições para que possamos promover os nossos produtos e atrair investimentos.”
“É mais um passo importante da breve história da Invest RS. Chegamos a São Paulo para ampliar a capacidade de conexão da economia do Rio Grande do Sul com grandes investimentos e com o mundo. A sede estará de portas abertas para as empresas do nosso Estado para ampliarmos o horizonte do crescimento econômico do Rio Grande do Sul”, disse o presidente da Invest RS, Rafael Prikladnicki.
Com uma nova base física, será possível atuar de forma mais próxima de grandes corporações, associações e entidades, facilitando o diálogo e a construção de projetos de interesse mútuo. As ações estão alinhadas às finalidades de promover o desenvolvimento sustentável, reduzir as desigualdades regionais, melhorar a competitividade da economia gaúcha, criar oportunidades de futuro, gerar emprego e renda, fomentar a inovação e a nova economia.
Para Lorea, a presença física em São Paulo representa um passo decisivo para fortalecer a competitividade do Rio Grande do Sul. “Essa sede simboliza nosso compromisso com um ambiente de negócios mais conectado, inovador e atrativo, abrindo novas oportunidades de crescimento para a economia gaúcha”, afirmou.
Até o momento, a agência possui uma previsão de mais de R$ 5 bilhões de investimento e de 4.466 empregos a serem criados com os projetos que estão em gerenciamento. Além disso, já foram realizados 482 contatos com organizações, entidades, embaixadas e empresas, ocorreu a participação em 36 participações feiras e seminários de investimento, 95 empresas com projetos entraram em contato com a agência, há 32 projetos ativos e 10 projetos com termo de engajamento.
Formalização de novos projetos
Ainda na tarde desta segunda-feira (23/6), dois documentos foram assinados na nova sede, em parceria com a Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict), ambos na área de semicondutores: um protocolo de intenções com a Tellescom Semicondutores e um acordo de cooperação com a Chipus Microeletrônica. Os projetos resultarão em investimentos de mais de R$ 1 bilhão e na geração de mil novos empregos.
Fonte: Secretaria de Desenvolvimento Econômico