ter, 5 de agosto de 2025

Variedades Digital | 26 e 27.07.25

Rodrigo Lorenzoni questiona governo Leite sobre recursos para o Carnaval do Rio de Janeiro

Foto: Rodrigo Savedra

O apoio financeiro que o governador do RS quer dar à Escola de Samba Portela para o Carnaval 2026 do Rio de Janeiro está anunciado em publicação no site do próprio governo. À imprensa, Eduardo Leite afirmou e reafirmou que o Estado deverá ajudar financeiramente a Portela.

Em vista da falta de maiores esclarecimentos sobre esses recursos que vão sair dos cofres públicos do RS e estão sendo contestados nas redes sociais, o deputado Rodrigo Lorenzoni protocolou nesta semana um pedido de informações para o governo do Estado. “Queremos saber quanto ele já aportou na escola de samba, se ainda não aportou, quanto vai aportar e de qual rubrica do orçamento dos gaúchos sairão esses recursos. Da cultura, do turismo, do fundo de reconstrução?”, questiona.

Rodrigo diz que não é contra o samba e o carnaval, pelo contrário. A questão, ele explica, é que o povo do Rio Grande do Sul ainda não conseguiu superar os efeitos e as consequências das enchentes de 23, de 24 e da que estamos vivendo agora, que também trará consequências. “Enquanto alguns gaúchos ainda não recuperaram suas residências, empresas não retomaram suas atividades, hospitais não dão conta dos atendimentos por uma política equivocada de repasse de recursos do governo do estado e pelo não cumprimento do mínimo constitucional de 12% de investimento na saúde por parte do governo, não nos parece que, neste momento, a melhor escolha seja patrocinar uma escola de samba no Rio de Janeiro”.

De acordo com a Constituição do RS, uma das principais atribuições dos parlamentares é fiscalizar os atos do Poder Executivo e o uso dos recursos de todos os gaúchos.

Fonte: Rodrigo Lorenzoni

Na Subcomissão para Retomada dos Negócios, entidades relatam que empreendedores gaúchos estão desamparados

Sob a coordenação do relator Rodrigo Lorenzoni, a Subcomissão de Acompanhamento da Retomada dos Negócios após a Enchente de 2024 se reuniu tarde desta segunda-feira (04), na ALRS. Entre os participantes convidados para esse primeiro encontro, estavam o deputado Felipe Camozzato; Augusto Martinenco, gerente de Competitividade Setorial no SEBRAE RS; Adriano Beuren, coordenador de Relações Governamentais da Fecomércio-RS; Ivonei Pioner,

General Hamilton Mourão no X

General Hamilton Mourão no X: “A prisão domiciliar imposta ao Presidente Jair Bolsonaro é fruto da insegurança jurídica semeada por quem deveria zelar por uma Justiça imparcial. Bolsonaro não é ameaça para nada e nem foi condenado por nada! Os excessos, as injustiças e o autoritarismo judicial só instigam” / X

CONVOCAÇÃO DE IMPRENSA

A oposição no Congresso Nacional convoca todos os veículos de comunicação para uma coletiva extraordinária nesta terça-feira, às 15h30, na rampa em frente ao Congresso Nacional.