dom, 13 de julho de 2025

Variedades Digital | 12 e 13.07.25

Defesa Civil de Livramento já realizou 170 atendimentos após temporal de granizo

Foto - Prefeitura Municipal

A cidade de Sant’Ana do Livramento e diversas outras regiões do Rio Grande do Sul enfrentam um cenário desafiador com a continuidade das chuvas e os consequentes alagamentos. Em Sant’Ana do Livramento, a Defesa Civil já registrou 170 atendimentos desde a chuva de granizo ocorrida em 16 de junho. Cerca de 1.900 metros de lona foram distribuídos, e a demanda por ajuda, que inclui lonas, cobertores, colchões, travesseiros e vestuário infantil de inverno, tende a aumentar com a persistência do mau tempo.

A Defesa Civil do município pede a colaboração de todos para a divulgação e doação nos pontos de coleta. O contato para pedidos de ajuda é o 55 984512504, preferencialmente via WhatsApp, para agilizar o atendimento por ordem de recebimento das mensagens.

Foto – Prefeitura Municipal

Em todo o estado, a instabilidade climática tem gerado transtornos, com rios e arroios subindo rapidamente e causando inundações em áreas urbanas e rurais. Conforme alertas da Defesa Civil do Estado e previsões de instituições como a MetSul Meteorologia e Climatempo, a chuva deve se intensificar nesta quarta-feira (18 de junho de 2025), especialmente nas regiões Central e Oeste, além da Região Metropolitana de Porto Alegre.
Acumulados de precipitação já superaram 150 mm em cidades como Encruzilhada do Sul e Santa Maria, e a previsão é de que os volumes continuem elevados, podendo chegar a 100 mm em Porto Alegre e entre 200 e 300 mm em algumas áreas das Missões, Centro e Oeste gaúcho até o dia 20 de junho.

O alerta de chuva volumosa e risco de temporais até sexta-feira (20) foi reforçado pela Defesa Civil estadual, com avisos de “grande perigo” para alagamentos e transbordamentos de rios. Rios como Ibirapuitã (em Alegrete), Ibicuí (em Manoel Viana), Santa Maria (em Rosário do Sul), Vacacaí (em São Gabriel), São Sepé e Jacuí (em Cachoeira do Sul e Rio Pardo) apresentam risco de inundação. O Guaíba também deve ter elevação, com risco para a região das ilhas e represamento do Arroio Feijó em Alvorada e parte da zona Norte de Porto Alegre.
Pelo menos 23 municípios já relataram danos em decorrência das chuvas fortes, incluindo moradias danificadas, bloqueios em rodovias (como a RSC 287 em Paraíso do Sul e Novo Cabrais, ERS-149 entre Aparecida e Passo das Tunas, RSC-377 em Santiago e RSC-153 no Vale do Sol), e suspensão de aulas.

Em Encruzilhada do Sul, 15 moradias foram inundadas e 30 pessoas estão desalojadas. Em Santa Maria, 34 casas foram danificadas, deixando nove desabrigados e afetando outras 178 pessoas. Duas pessoas faleceram em Candelária após terem o carro arrastado pela correnteza.

Acidente com três veículos mobiliza socorro no centro de Sant’Ana do Livramento

Na manhã deste sábado (13), um acidente envolvendo três veículos foi registrado no cruzamento das ruas Hugolina Andrade com Brigadeiro Canabarro, no centro de Sant’Ana do Livramento. A colisão ocorreu após o condutor de uma Fiat Strada invadir a preferencial e atingir um Ford Ka que trafegava pela via. Com o impacto da batida, o Ford Ka girou na pista

Caminhão colide com carro e foge do local na estrada Robledo Braz, em Livramento

Um acidente envolvendo um caminhão e um veículo de passeio foi registrado na tarde deste sábado (13), na estrada Robledo Braz, em Sant’Ana do Livramento. Segundo informações apuradas pela reportagem da A Plateia, que esteve no local transmitindo ao vivo, o caminhão colidiu frontalmente com um Fiat Pulse e fugiu logo após o impacto. Apesar da força da batida, os