qui, 10 de julho de 2025

Variedades Digital | 05 e 06.07.25

Prefeita declara situação de emergência após forte tempestade de granizo

Prefeitura publica decreto com medidas extraordinárias para enfrentamento dos danos causados pelo evento climático extremo
Foto - Marcelo Pinto

A Prefeitura de Sant’Ana do Livramento declarou Situação de Emergência em todo o território municipal após uma violenta tempestade de granizo atingir a cidade no final da tarde de segunda-feira, 16 de junho.

O fenômeno meteorológico provocou estragos significativos em áreas urbanas e rurais, afetando residências, vias públicas, prédios públicos, hospitais e unidades escolares.

O Decreto Municipal assinado pela prefeita Ana Tarouco (PL) e publicado nesta terça-feira (17), detalha a extensão dos danos e autoriza uma série de medidas emergenciais com base em dispositivos constitucionais e legais.

Segundo informações da Defesa Civil Municipal, diversas residências foram destelhadas, obrigando a realocação de famílias. Também foram severamente afetados setores essenciais como o Hospital Santa Casa de Misericórdia, universidades públicas, secretarias municipais (inclusive Saúde e Fazenda), além do comércio local. As aulas nas escolas da zona rural foram temporariamente suspensas.

A Prefeitura já está mobilizando todas as suas estruturas para ações de resposta imediata e assistência à população. O decreto autoriza a mobilização de voluntários e permite o uso de propriedades particulares, quando necessário, para garantir a segurança da população, com previsão de indenização posterior em caso de danos.

Medidas emergenciais

O documento oficial também prevê:

Dispensa de licitação para aquisição de bens e serviços essenciais à recuperação, desde que as ações sejam concluídas em até 180 dias;

Possibilidade de desapropriação de imóveis em áreas de risco elevado;

Acesso facilitado ao FGTS e benefícios fiscais, como a redução do Imposto sobre a Propriedade Rural (ITR);

Autorização para abertura de crédito extraordinário, conforme a Constituição Federal, visando cobrir despesas urgentes;

Renegociação de dívidas agrícolas e liberação de recursos de programas federais como o PRONAF e o PROAGRO;

Flexibilização de prazos processuais e obrigações ambientais em caráter emergencial.

O decreto tem validade de 60 dias, podendo ser prorrogado conforme a evolução da situação. Em entrevista ao Jornal A Plateia, a prefeita Tarouco ressaltou a importância da solidariedade entre os munícipes neste momento difícil e garantiu que todas as medidas cabíveis serão tomadas para garantir a segurança e o bem-estar da população.

Na vida, para cada ato há sempre uma consequência, não reside dúvida nessa estoica verdade

Na vida, para cada ato há sempre uma consequência, não reside dúvida nessa estoica verdade. Então é inadmissível que o governo Lula possa ter a pachorra de dizer que foram pegos de surpresa… Ora, o Brasil não tem uma embaixada nos EUA? O Brasil não tem uma ABIN? Em verdade, o Brasil do governo Lula III, conspirou abertamente contra o

General Hamilton Mourão através do Instagram

O vídeo divulgado pelas redes oficiais do governo Lula, em que áreas da Ucrânia são anexadas à Rússia, viola por completo o equilíbrio que sempre pautou a diplomacia brasileira. O conteúdo deixa claro como o governo de turno “enxerga” as relações internacionais. Alguém deve alertar o presidente Lula da máxima: um país não tem amigos, mas interesses.