seg, 15 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

Prefeita declara situação de emergência após forte tempestade de granizo

Prefeitura publica decreto com medidas extraordinárias para enfrentamento dos danos causados pelo evento climático extremo
Foto - Marcelo Pinto

A Prefeitura de Sant’Ana do Livramento declarou Situação de Emergência em todo o território municipal após uma violenta tempestade de granizo atingir a cidade no final da tarde de segunda-feira, 16 de junho.

O fenômeno meteorológico provocou estragos significativos em áreas urbanas e rurais, afetando residências, vias públicas, prédios públicos, hospitais e unidades escolares.

O Decreto Municipal assinado pela prefeita Ana Tarouco (PL) e publicado nesta terça-feira (17), detalha a extensão dos danos e autoriza uma série de medidas emergenciais com base em dispositivos constitucionais e legais.

Segundo informações da Defesa Civil Municipal, diversas residências foram destelhadas, obrigando a realocação de famílias. Também foram severamente afetados setores essenciais como o Hospital Santa Casa de Misericórdia, universidades públicas, secretarias municipais (inclusive Saúde e Fazenda), além do comércio local. As aulas nas escolas da zona rural foram temporariamente suspensas.

A Prefeitura já está mobilizando todas as suas estruturas para ações de resposta imediata e assistência à população. O decreto autoriza a mobilização de voluntários e permite o uso de propriedades particulares, quando necessário, para garantir a segurança da população, com previsão de indenização posterior em caso de danos.

Medidas emergenciais

O documento oficial também prevê:

Dispensa de licitação para aquisição de bens e serviços essenciais à recuperação, desde que as ações sejam concluídas em até 180 dias;

Possibilidade de desapropriação de imóveis em áreas de risco elevado;

Acesso facilitado ao FGTS e benefícios fiscais, como a redução do Imposto sobre a Propriedade Rural (ITR);

Autorização para abertura de crédito extraordinário, conforme a Constituição Federal, visando cobrir despesas urgentes;

Renegociação de dívidas agrícolas e liberação de recursos de programas federais como o PRONAF e o PROAGRO;

Flexibilização de prazos processuais e obrigações ambientais em caráter emergencial.

O decreto tem validade de 60 dias, podendo ser prorrogado conforme a evolução da situação. Em entrevista ao Jornal A Plateia, a prefeita Tarouco ressaltou a importância da solidariedade entre os munícipes neste momento difícil e garantiu que todas as medidas cabíveis serão tomadas para garantir a segurança e o bem-estar da população.

Vibe Local

Programação Especial em Homenagem ao Mês Tradicionalista

Jornalista/gilbertojasper@gmail.com

Por Gilberto Jasper: MUDANÇA DE HÁBITOS

Jornalista/[email protected] Frequento o Litoral norte do Rio Grande do Sul desde a mais tenra idade. Meu avô, Bruno Kirst, tinha uma grande casa de madeira na praia de Tramandaí, outrora conhecida como “A Capital das Praias”. Era uma época heróica perto das facilidades de hoje. O imóvel – casarão de madeira com muitos quartos – ficava perto das dunas, paisagem