qua, 9 de julho de 2025

Variedades Digital | 05 e 06.07.25

Oposição se reúne com presidente da Câmara para discutir pautas prioritárias do bloco parlamentar

Sob a liderança do deputado federal Zucco (PL-RS), líder da Oposição na Câmara dos Deputados, 21 parlamentares — entre eles todos os vice-líderes da Oposição, a líder da Minoria, deputada Caroline De Toni (PL-SC), e o 1º vice-presidente da Casa, deputado Altineu Côrtes (PL-RJ) — participaram, na manhã desta terça-feira (17), de um café da manhã com o presidente da Câmara, deputado Hugo Motta (Republicanos-PB), em Brasília.

O encontro aconteceu no apartamento funcional do líder da Oposição e teve como objetivo fortalecer o diálogo institucional e político entre os parlamentares oposicionistas e a presidência da Casa. Foi um momento de interlocução direta, franca e produtiva sobre temas que têm mobilizado a bancada da Oposição.

Durante a reunião, os deputados agradeceram o empenho do presidente Hugo Motta na tramitação de pautas recentes e reforçaram a necessidade de atenção a temas sensíveis e urgentes. Entre eles, a instalação da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) sobre os desvios no INSS, apelidada de “CPMI do Roubo dos Aposentados”.

O deputado Zucco foi enfático ao afirmar que a Oposição não abrirá mão de participar ativamente da direção da CPMI, seja na presidência ou na relatoria, lembrando que foi o próprio grupo de oposição quem iniciou a coleta de assinaturas para sua criação. O presidente Hugo Motta reconheceu o papel da Oposição na mobilização e afirmou que ela tem todo o direito de reivindicar o protagonismo na condução da comissão, embora o nome que comporá a mesa diretiva ainda não tenha sido definido.

Outro ponto central da conversa foi o avanço do Projeto de Decreto Legislativo (PDL 314/2025), que susta o recente aumento do IOF promovido pelo governo federal. A Oposição reafirmou que não aceitará novos aumentos de impostos sem controle e sem transparência, e cobrou a votação imediata do mérito da proposta no plenário. Segundo os parlamentares, a escalada tributária é inaceitável e representa mais um ataque ao bolso de quem trabalha e produz.

A reunião também tratou da polêmica envolvendo a liberação de emendas parlamentares. A bancada de Oposição alertou que não se furtará a discutir o tema com seriedade, mas não aceitará qualquer tentativa de condicionar a liberação de emendas à retirada do PDL do IOF. “Esse tipo de chantagem atinge diretamente a população nos municípios, especialmente os mais vulneráveis, que dependem desses recursos para manter serviços essenciais em saúde, segurança, assistência social, infraestrutura e atendimento às APAEs”, afirmou Zucco.

Outro ponto sensível abordado pelos deputados foi a defesa das prerrogativas constitucionais dos parlamentares. A Oposição manifestou forte preocupação com o avanço de processos judiciais contra deputados e senadores de direita, todos do mesmo espectro político. O grupo denunciou uma clara perseguição política e advertiu para o risco de uma estratégia que visa inviabilizar os atuais mandatos e a candidatura de diversos parlamentares já em 2026, o que comprometeria o equilíbrio entre os poderes, a representatividade do Parlamento e a própria democracia.

Também foi discutida com preocupação a crescente escalada da censura no Brasil, especialmente o avanço sobre os perfis e redes sociais de parlamentares — em sua maioria de direita — e de cidadãos comuns. Os deputados alertaram para o grave risco institucional que isso representa à liberdade de expressão e à própria democracia. A Oposição destacou o julgamento em curso no STF sobre o artigo 19 do Marco Civil da Internet e defendeu que a palavra final sobre esse tema deve ser do Congresso Nacional, e não do Supremo Tribunal Federal. Os parlamentares reforçaram ainda a importância de abrir um amplo debate público sobre o assunto e solicitaram à presidência da Câmara a realização de uma comissão geral no plenário da Casa com a presença das big techs e empresas de tecnologia, a fim de discutir com transparência os impactos dessas decisões. Segundo os deputados, até mesmo a própria imprensa já começa a perceber que essa escalada pode desembocar numa censura ampla, atingindo também veículos de comunicação e comprometendo a liberdade de imprensa no país.

Ao fim da reunião, o presidente Hugo Motta convidou a bancada de Oposição para um novo encontro, a ser realizado em breve na residência oficial da presidência da Câmara, sinalizando disposição para manter o diálogo institucional e o respeito à atuação do bloco no Parlamento.

 

 

 

 398b2064-5469-4cf3-b7fd-5cf11425cc0c 3df2e8f5-e0e7-4734-a1af-82a23962d6eb

Na vida, para cada ato há sempre uma consequência, não reside dúvida nessa estoica verdade

Na vida, para cada ato há sempre uma consequência, não reside dúvida nessa estoica verdade. Então é inadmissível que o governo Lula possa ter a pachorra de dizer que foram pegos de surpresa… Ora, o Brasil não tem uma embaixada nos EUA? O Brasil não tem uma ABIN? Em verdade, o Brasil do governo Lula III, conspirou abertamente contra o

General Hamilton Mourão através do Instagram

O vídeo divulgado pelas redes oficiais do governo Lula, em que áreas da Ucrânia são anexadas à Rússia, viola por completo o equilíbrio que sempre pautou a diplomacia brasileira. O conteúdo deixa claro como o governo de turno “enxerga” as relações internacionais. Alguém deve alertar o presidente Lula da máxima: um país não tem amigos, mas interesses.