ter, 17 de junho de 2025

Variedades Digital | 14 e 15.06.25

Deputado Adão Pretto Filho defende a ampliação do programa Desenrola Rural

Em agenda recente em Brasília, o deputado estadual Adão Pretto Filho (PT) defendeu a ampliação do programa de renegociação de dívidas do campo, por meio da criação do Desenrola Rural 2. A proposta visa garantir melhores condições para que agricultores familiares em situação de endividamento possam recuperar sua capacidade produtiva e seguir no campo com dignidade.

O parlamentar propôs que a nova fase do programa seja mais ampla e inclusiva, contemplando produtores atingidos por crises climáticas, perdas recorrentes e dificuldades de acesso ao crédito. “Precisamos de um Desenrola Rural 2 que dialogue com a realidade de quem vive da terra. As famílias agricultoras têm enfrentado estiagens, enchentes e aumento dos custos de produção. Não podemos deixar ninguém para trás”, afirmou Adão Pretto Filho.

O parlamentar foi um dos proponentes do Desenrola Rural, programa do governo federal que entrou em vigor em fevereiro, com o objetivo de limpar os nomes dos pequenos agricultores. Entretanto, a partir das perdas e endividamento recente com a estiagem, Adão acredita que a iniciativa precisa ser ainda mais abrangente.

Durante os encontros com representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e do Banco Central, o deputado também tratou da necessidade de revisar as recentes mudanças no Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro), que desde janeiro de 2025 impuseram critérios mais rígidos de acesso.

As novas regras, como a redução no limite de enquadramento, foram contestadas por diversas entidades do setor. Segundo Adão Pretto Filho, as restrições deixaram milhares de famílias fora da cobertura do programa. “Estamos lutando para que o Proagro volte a ser um instrumento de proteção de verdade, com ampliação das indenizações e mais cobertura para perdas causadas pelo clima”, explicou.

Em reunião recente do Conselho Monetário Nacional (CMN), ficou definido para R$ 200 mil limite de enquadramento no Proagro. Outras reivindicações serão atendidas, como a ampliação das indenizações, em que será possível pagar valores maiores de indenização aos produtores cobertos. Dentro da reformulação do Proagro, haverá maior cobertura para pequenos agricultores afetados pelo clima. O Banco Central também garantiu que produtores com reincidência de perdas não ficarão de fora do programa.

A expectativa é que com as mudanças, cerca de 50 mil famílias do campo de haviam ficado de fora, poderão acessar novamente o Proagro.

 

CLIQUE AQUI PARA LER O PDF

General Hamilton Mourão através do Instagram

  Em dezembro de 2022, editei, enquanto presidente em exercício, decreto reduzindo as alíquotas de contribuição para o PIS/ Cofins incidentes sobre receitas financeiras. Em 2023, Lula, revogou a medida em seu primeiro ato de governo. Daí a diante, imperou a máquina de arrecadação para bancar a gastança do VIAJANTE e sua trupe. Lembre alguns exemplos: • Retomada de cobrança

General Hamilton Mourão através do X (antigo Twitter)

Lula, “O VIAJANTE”, protagonizou mais uma de suas peripécias lamentáveis ao chegar no Canadá, para uma reunião do G7 (grupo que o Brasil nem faz parte). “O VIAJANTE” precisou gastar recursos públicos do Brasil para, no Canadá, dizer que o “G7 não deveria existir”! Por que foi então? Estava com saudades dos hotéis de luxo? E o Brasil segue pagando