Está circulando nas redes sociais e em grupos de mensagens a informação de que a coleta de lixo em Sant’Ana do Livramento teria um novo horário em seis bairros da cidade. A mensagem afirma que, a partir de “sábado (4)”, os caminhões de lixo da empresa Ansus passariam às 6h10 da manhã nos bairros Tabatinga, Maria Quines, Vila Prego, Cristal, Carajás e Caixa D’Água. A recomendação ainda orienta os moradores a deixarem os resíduos nas calçadas antes desse horário para evitar transtornos.
Contudo, segundo o secretário municipal de Serviços Urbanos, Júlio Motta, a informação não procede.
Em mensagem enviada nesta segunda-feira (16), Motta esclareceu que a Secretaria não foi informada de nenhuma alteração e que não autorizou qualquer mudança nos horários de recolhimento. “Essa questão me chegou na sexta-feira à noite. A gerência da empresa em Santa Maria não tinha ciência da informação e está tentando verificar de onde saiu isso. Mas reforço: não há nenhuma alteração requisitada por eles nem autorizada pela Secretaria”, afirmou o secretário.
A divulgação de dados falsos pode gerar confusão entre os moradores e atrapalhar o andamento dos serviços públicos.
Procurada a Ansus, empresa responsável pela coleta, negou qualquer alteração em horários e afirma não ter conhecimento da origem da informação falsa. A coleta de lixo continua nos horários e dias habituais, sem nenhuma modificação. A Secretaria de Serviços Urbanos e a Ansus recomendam que a população desconsidere as mensagens não verificadas que circulam nas redes e siga acompanhando as informações oficiais.