qui, 10 de julho de 2025

Variedades Digital | 05 e 06.07.25

Líder da Oposição apresenta novo PDL para sustar aumento do IOF decretado por Lula

Deputado Federal Luciano Zucco (PL-RS)

 

O líder da Oposição na Câmara dos Deputados, deputado federal Zucco (PL-RS), protocolou nesta quarta-feira (11) o Projeto de Decreto Legislativo nº 314/2025, que susta os efeitos do Decreto nº 12.499, de 11 de junho de 2025, assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A medida do governo, que reedita e recalibra o aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), é considerada inconstitucional e inoportuna, além de aprofundar a política de aumento de tributos promovida pela atual gestão.

“O que não passou pelo primeiro decreto, agora o governo tenta empurrar pela porta dos fundos. É um desrespeito ao Parlamento e à sociedade. Com esse desgoverno, é tolerância zero com qualquer tentativa de aumento de impostos”, afirmou o deputado Zucco.

Na justificativa do projeto, o parlamentar argumenta que o IOF é um tributo extrafiscal, que só pode ser usado como instrumento de política econômica, e não como ferramenta arrecadatória. O novo PDL reforça o posicionamento da Oposição contra a escalada tributária que penaliza a população e os setores produtivos.

Zucco também apresentou um requerimento de urgência para votar o texto diretamente no Plenário.

Imposto sobre imposto

Como se não bastasse a manutenção do aumento do IOF, ainda que parcialmente disfarçada sob o argumento de “recalibragem”, o governo editou uma nova Medida Provisória que cria e amplia tributos sobre diversos investimentos, como LCI, LCA, CRI, CRA, debêntures incentivadas, fundos imobiliários e Fiagros. A alíquota mínima prevista é de 5%.

Para o deputado Zucco, trata-se de mais um ataque direto à renda do cidadão comum e aos setores produtivos: “É imposto em cima de imposto. Uma avalanche de cobranças que revela o desespero de um governo que gasta demais e tenta tapar buracos com o dinheiro do povo. Vamos derrubar essa MP. O governo será derrotado em sua campanha arrecadatória”, finalizou Zucco.

Senador Hamilton Mourão através do Instagram

“O avanço da Inteligência Artificial é um fenômeno que exige atenção da sociedade e das instituições. O Plano de Trabalho para Avalição da Política Pública sobre o tema “Inteligência Artificial” no Brasil, de autoria do senador Astronauta Marcos Pontes, é uma iniciativa importante e muito bem-vinda. Foi com satisfação que apresentei a proposta na Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação e

General Hamilton Mourão através do Instagram

“Representação institucional no evento da Afavin Durante o evento promovido pela Afavin (Associação Gaúcha dos Produtores de Vinhos Finos), nossa equipe representou o senador Hamilton Mourão, reafirmando o compromisso do mandato com o fortalecimento do setor vitivinícola do Rio Grande do Sul. Na ocasião, o coordenador do escritório político e 2° suplente do senador, Mário Andreuzza, formalizou a entrega do

Delegada Letícia Rolim assume chefia da Polícia Federal em Sant’Ana do Livramento

A Delegacia de Polícia Federal, em Sant’Ana do Livramento, realiza a posse, nesta quinta-feira, 10 de julho de 2025, às 18h, no Salão de Eventos da OAB, da nova Chefia que será conduzida pela Delegada Letícia Meneghetti Rolim. A cerimônia deve reunir diversas autoridades locais e regionais, convidadas pelo Superintendente Regional da Polícia Federal no Estado do Rio Grande do Sul,