qui, 10 de julho de 2025

Variedades Digital | 05 e 06.07.25

Alfabetização ganha reforço com novos materiais

Secretaria de Educação de Santana do Livramento anuncia distribuição de materiais alinhados à BNCC e com foco na recomposição das aprendizagens

A Secretaria Municipal de Educação de Santana do Livramento entregou novos materiais didáticos para as turmas da Educação Infantil (Pré-B) e para os primeiros anos do Ensino Fundamental. A iniciativa faz parte das ações voltadas à recomposição da aprendizagem e à alfabetização na idade certa, além de preparar os estudantes para as avaliações externas.

Os alunos dos 1º anos do Ensino Fundamental receberam o Sistema Maxi, uma ferramenta pedagógica que facilita o processo de alfabetização e contribui para a formação dos estudantes que, no 2º ano, participam de avaliações externas. O material também representa um suporte adicional para os professores, com recursos que promovem práticas pedagógicas mais eficazes.

Na Educação Infantil, o destaque é para o Prosinha. O material, completo e alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), acompanha as atividades práticas planejadas pelos educadores. Cada criança recebeu seu próprio livro individual, e os professores passaram por formação específica com a editora responsável para garantir o uso adequado do recurso.

Já os estudantes dos 5º e 9º anos foram contemplados com livros de Matemática e Língua Portuguesa, por meio do programa Acerta Brasil, presente em diversas regiões do país. O programa tem como objetivo central a melhoria dos índices de aprendizagem e desempenho nas avaliações externas. A escolha pelo Acerta Brasil se deve à sua eficácia comprovada e ao foco na competência leitora e na resolução de situações-problema, pilares fundamentais para o avanço educacional.

Segundo a equipe pedagógica da Secretaria de Educação, a escolha dos materiais envolveu uma avaliação criteriosa de cinco propostas diferentes. O critério principal foi a aderência às diretrizes da BNCC e aos objetivos estratégicos do município, especialmente a alfabetização na idade certa e a recomposição das aprendizagens prejudicadas nos últimos anos.

 

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