qui, 31 de julho de 2025

Variedades Digital | 26 e 27.07.25

Multilog divulga levantamento que mostra diminuição no fluxo de veículos no Porto Seco de Livramento

Camiones en la playa de estacionamiento del Puerto Seco en la frontera Livramento - Rivera (Foto: Wáshington Pereira/AP)

Enquanto a Multilog celebra um maio de recorde no fluxo de veículos em seus portos secos de fronteira no Sul e Sudeste do Brasil, impulsionando o comércio exterior com o Mercosul, a unidade de Santana do Livramento apresentou um desempenho destoante. A cidade fronteiriça registrou uma leve diminuição no movimento de caminhões, na contramão da tendência de alta observada nas demais unidades da empresa.

De acordo com o levantamento da Multilog, o volume total de veículos movimentados em suas operações alfandegadas em Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul atingiu 37.839 em maio, marcando o melhor desempenho do ano. Esse número representa um aumento de 7% em relação a abril e expressivos 22% se comparado a maio de 2024.

Grandes centros logísticos, como a unidade de Dionísio Cerqueira (SC), viram um crescimento de 6% sobre o mês anterior e 36% em base anual, impulsionados por novas infraestruturas e políticas estaduais de incentivo. No Rio Grande do Sul, o porto seco de Jaguarão movimentou 2.958 veículos, com alta de 13% sobre abril, e Uruguaiana, o maior ponto de passagem da região, registrou 14.090 caminhões, um aumento de 11% em relação ao mês anterior. Foz do Iguaçu (PR) também teve um crescimento de 4%.

No entanto, o cenário em Santana do Livramento foi diferente. A unidade local movimentou 888 veículos, o que representa uma queda de 2% em relação a abril e uma diminuição de 13% quando comparado a maio do ano passado. Essa redução, embora leve no mês, sinaliza uma tendência de recuo anual que merece atenção.

General Hamilton Mourão através do X

Zero surpresa… O Banco Central teve que manter a Selic em 15%, assim prosseguimos com o maior índice das últimas duas décadas…   CLIQUE AQUI

Guilherme Socias Villela

Guilherme Socias Villela Nos deixou nesta quarta-feira, 31 de julho. Era filho de Uruguaiana, vizinho de Santana do Livramento, Municípios irmãos e fronteiriços. Deixou uma história de vida e de realizações nos diversos campos da política, economia, na academia e nos inúmeros cargos públicos em que desempenhou funções de relevância nacional e internacional. Mais que isso, preservou os laços de

TCE-RS realiza o 15º Encontro de Controle e Orientação em Santana do Livramento

  O Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) realizou, nesta quinta-feira (31), o 15º Encontro Regional de Controle e Orientação (ERCO), na Universidade Federal do Pampa (Unipampa). A atividade reuniu cerca de 900 participantes de 23 cidades fiscalizadas pelo Serviço Regional de Auditoria em Santana do Livramento (SRSL). Na abertura do evento, o presidente do TCE-RS, conselheiro Marco Peixoto, ressaltou