seg, 15 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

Multilog divulga levantamento que mostra diminuição no fluxo de veículos no Porto Seco de Livramento

Camiones en la playa de estacionamiento del Puerto Seco en la frontera Livramento - Rivera (Foto: Wáshington Pereira/AP)

Enquanto a Multilog celebra um maio de recorde no fluxo de veículos em seus portos secos de fronteira no Sul e Sudeste do Brasil, impulsionando o comércio exterior com o Mercosul, a unidade de Santana do Livramento apresentou um desempenho destoante. A cidade fronteiriça registrou uma leve diminuição no movimento de caminhões, na contramão da tendência de alta observada nas demais unidades da empresa.

De acordo com o levantamento da Multilog, o volume total de veículos movimentados em suas operações alfandegadas em Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul atingiu 37.839 em maio, marcando o melhor desempenho do ano. Esse número representa um aumento de 7% em relação a abril e expressivos 22% se comparado a maio de 2024.

Grandes centros logísticos, como a unidade de Dionísio Cerqueira (SC), viram um crescimento de 6% sobre o mês anterior e 36% em base anual, impulsionados por novas infraestruturas e políticas estaduais de incentivo. No Rio Grande do Sul, o porto seco de Jaguarão movimentou 2.958 veículos, com alta de 13% sobre abril, e Uruguaiana, o maior ponto de passagem da região, registrou 14.090 caminhões, um aumento de 11% em relação ao mês anterior. Foz do Iguaçu (PR) também teve um crescimento de 4%.

No entanto, o cenário em Santana do Livramento foi diferente. A unidade local movimentou 888 veículos, o que representa uma queda de 2% em relação a abril e uma diminuição de 13% quando comparado a maio do ano passado. Essa redução, embora leve no mês, sinaliza uma tendência de recuo anual que merece atenção.

UTEC lanza posgrado binacional para formar en educación tecnológica y promover la enseñanza e investigación

La presentación pública de la nueva propuesta académica binacional se realizará el viernes 19 de setiembre en UTEC Rivera junto a la Universidad Federal Santa María y el Instituto Federal Sul-riograndense El posgrado, gratuito, tiene como objetivo fortalecer la formación permanente de docentes y no docentes vinculados a la educación tecnológica y profesional, y promover la enseñanza, investigación, extensión e