dom, 22 de junho de 2025

Variedades Digital | 21 e 22.06.25

Festejos Farroupilhas 2025 enaltecem o legado de Darcy Fagundes

O centenário de Darcy Fagundes e os 70 anos do programa Grande Rodeio Coringa serão o tema dos Festejos Farroupilhas de 2025 - Foto: Acervo do artista / Divulgação

Os Festejos Farroupilhas de 2025 prometem uma imersão na história da comunicação e do tradicionalismo gaúcho. A proposta para o tema deste ano busca enaltecer o centenário de nascimento do icônico radialista e declamador Darcy Fagundes e os 70 anos do programa “Grande Rodeio Coringa”, que estreou em maio de 1955 na Rádio Farroupilha.
A escolha não é por acaso. Darcy Fagundes, nascido em Uruguaiana em 1925, foi uma figura central na projeção da cultura gaúcha para o grande público. Em uma época de efervescência cultural, nos anos 1950, a rádio e a imprensa foram fundamentais para o sucesso inicial do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG). Fagundes soube como poucos utilizar esses meios, dando voz à Tradição Gaúcha e difundindo cancioneiros, poesias e histórias que ecoaram por todo o estado e além.

O “Grande Rodeio Coringa”: um marco do rádio gaúcho

O programa “Grande Rodeio Coringa”, idealizado pelo diretor da Rádio Farroupilha, Otávio Augusto Vampré, em parceria com o folclorista João Carlos D’ávila Paixão Cortes, tornou-se um fenômeno. Darcy Fagundes foi seu primeiro apresentador, ao lado de Paixão Cortes. O nome, uma ideia de Darcy, veio da marca Coringa, patrocinadora do programa, que ia ao ar das 20h às 22h.

Durante seus cerca de 15 anos no ar, o “Grande Rodeio Coringa” era uma atração completa, dividida em “invernadas”: havia espaço para duplas e trios, trovas, humorismo, declamação e até a orquestra sinfônica da Farroupilha. Com um auditório sempre lotado, que recebia pessoas de diversas cidades do estado, o programa se tornou um celeiro de talentos, revelando nomes que hoje são lendas da música gaúcha, como Teixeirinha e Mary Terezinha, Gaúcho da Fronteira e Os Serranos.

Darcy Fagundes, conhecido por seu slogan “O Gaúcho Vaqueano do Rádio”, lançou seu primeiro disco, “Tropa Amarga”, em 1968, e um conjunto de poesias, como “Desencanto”, muitas vezes declamadas em seu próprio programa. Ele faleceu precocemente em 22 de junho de 1984, aos 59 anos, em Porto Alegre, vítima de câncer.

Música tema

A canção selecionada como Música Tema dos Festejos Farroupilhas 2025  foi “O vaqueano do rádio”, do grupo Alma Gaudéria, com letra de Fernando Espindola e composição de Thomas Facco e Lucas Mello.

Ah ! Sou Cidadão Matense, desde 12 de junho de 2025

Abdon Barretto Filho – Economista e Mestre em Comunicação Social Agradeço à Comunidade de Mata, Cidade da Pedra que foi Madeira, o Título de Cidadão Matense entregue em 12 de junho de 2025, em reconhecimento às minhas contribuições acadêmicas e profissionais desde 1983. Apresento a seguir o texto oficial de apresentação que foi lido na Cerimônia: “Senhoras e senhores: Neste

Nidgie da Silva conquista 7º lugar geral na Maratona Internacional do Rio e 5º entre os brasileiros

O atleta Nidgie da Silva brilhou mais uma vez no cenário nacional de corridas de rua. Hoje, ele conquistou a 7ª colocação geral na Maratona Internacional do Rio de Janeiro, considerado o maior evento de corrida da América Latina, reunindo milhares de corredores de diversos países. Além do Top 10 geral, Nidgie foi também o 5º melhor brasileiro na prova

Segundo Sorteio dos Amigos da Sorte: Uma Manhã de Emoção e Alegria!

Neste sábado, 21 de junho, a manhã foi marcada por uma grande emoção na frente da loja Augusto, localizada na esquina da Rivadávia Correia com Vasco Alves. O segundo sorteio dos Amigos da Sorte foi realizado com grande sucesso, reunindo varias pessoas ansiosas para saber se seriam os próximos premiados. A União das Empresas Augusto, Feluma, Espigão e Righi, que