qui, 31 de julho de 2025

Variedades Digital | 26 e 27.07.25

Nota à Imprensa: Oposição repudia tentativa de taxação do crédito produtivo e alerta para retrocesso econômico

Deputado Federal Zucco (PL-RS) - Foto: Cedida

Nota à Imprensa

Oposição repudia tentativa de taxação do crédito produtivo e alerta para retrocesso econômico

A Liderança da Oposição na Câmara dos Deputados manifesta publicamente seu repúdio à proposta do governo federal que pretende instituir uma alíquota de 5% de Imposto de Renda sobre investimentos em CRI (Certificados de Recebíveis Imobiliários), CRA (Certificados de Recebíveis do Agronegócio) e debêntures incentivadas.

Trata-se de uma iniciativa fiscalista, improvisada e contraproducente, que atinge justamente os instrumentos que financiam áreas estratégicas como o agronegócio, a construção civil e a infraestrutura nacional.

A proposta de taxar os títulos que financiam o agro, a moradia e os investimentos em logística e energia é um erro grave de política econômica. Penaliza o investidor brasileiro e atinge diretamente o crédito privado de longo prazo, crucial para o crescimento do país.

A medida também coloca em risco a previsibilidade e a segurança jurídica do mercado de capitais nacional, ao alterar regras fundamentais que sustentam a confiança dos investidores, que hoje financiam projetos reais da economia brasileira.

O governo, mais uma vez, prefere arrecadar cortando incentivos ao setor produtivo, em vez de cortar gastos públicos. Essa taxação não atinge especuladores nem grandes conglomerados. Ela atinge o Brasil que trabalha, produz e investe. Para salvar as contas do governo no curto prazo, estão dispostos a matar a galinha dos ovos de ouro.

A Oposição também aponta a contradição entre o discurso oficial de incentivo ao investimento público e privado, por meio do PAC e de políticas industriais, e a prática de minar os mecanismos que justamente viabilizam esse financiamento via mercado de capitais.

Vamos trabalhar intensamente para barrar essa proposta no Congresso Nacional. O Brasil precisa de mais crédito, mais investimento e mais liberdade econômica — e não de mais impostos sobre quem acredita e aposta no futuro do país.

A Liderança da Oposição atuará em diálogo com os setores atingidos para proteger a integridade do ambiente de negócios no Brasil.

Deputado Federal Zucco (PL-RS)
Líder da Oposição na Câmara dos Deputados

Governo do Estado investe em melhorias no Parque Assis Brasil para a Expointer 2025

Faltando 30 dias para abrir os portões, o Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, em Esteio, vem passando por uma série de melhorias estruturais realizadas pelo governo do Estado para receber a 48ª edição da Expointer, que ocorrerá de 30 de agosto a 7 de setembro de 2025. As obras visam a garantir mais conforto, segurança e acessibilidade ao público

Nota Oficial Liderança da Oposição na Câmara dos Deputados

  O Brasil chegou hoje a um ponto que jamais deveria ter alcançado. A decisão do governo dos Estados Unidos de sancionar um ministro do Supremo Tribunal Federal, com base na Lei Magnitsky, não deve ser vista como motivo de comemoração, mas como um sinal de alerta gravíssimo para todos aqueles que prezam pelo Estado de Direito e pela soberania