seg, 23 de junho de 2025

Variedades Digital | 21 e 22.06.25

“O agro pede socorro e o governo cruza os braços”

Líder da Oposição pede convocação de Fernando Haddad e Simone Tebet para explicar abandono dos produtores gaúchos
Deputado Federal Zucco - Foto: Cedida

O líder da oposição na Câmara dos Deputados, deputado federal Zucco (PL-RS), protocolou nesta quinta-feira (29) requerimentos de convocação dos ministros Fernando Haddad (Fazenda) e Simone Tebet (Planejamento e Orçamento).

A medida responde à omissão do governo federal diante da situação dramática enfrentada pelos produtores rurais do Rio Grande do Sul, que aguardavam uma resolução do Conselho Monetário Nacional (CMN) para prorrogar os prazos das dívidas rurais — medida que ainda não saiu, apesar das promessas públicas.

“O agro pede socorro e o governo cruza os braços. A ausência dessa resolução não é um descuido, é um ato de negligência institucional. O governo Lula não tem compromisso com quem produz, não tem compromisso com o Rio Grande do Sul e não tem compromisso com a economia real do Brasil”, afirmou o deputado Zucco.

O drama é real e urgente:

• Milhares de produtores estão na iminência da inadimplência, da falência e da perda de suas terras.
• Dados de entidades do setor indicam que quase 20 produtores rurais cometeram suicídio no estado nos últimos meses, em consequência da pressão financeira, dos prejuízos acumulados e do sentimento de total abandono.

“O agronegócio representa 40% do PIB do Rio Grande do Sul e mais de 80% das exportações gaúchas. Nacionalmente, sustenta 25% do PIB brasileiro. Se o campo quebra, quebra o Brasil. E é isso que está acontecendo”, alerta Zucco.

“O governo está mais preocupado em fazer propaganda e antecipar a campanha eleitoral do que em salvar quem produz. Essa é a verdade nua e crua”, disparou o parlamentar.

O líder da oposição reforça que não há mais tempo para enrolação:

“O governo não pode transformar um problema emergencial em uma catástrofe anunciada. Se não quer trabalhar, que pelo menos explique ao país porque decidiu abandonar quem planta, quem colhe e quem sustenta esse país de pé.”

Os dois ministros deverão prestar esclarecimentos à Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados.
A pressão dos sindicatos rurais também aumentou, com uma paralisação geral do setor agropecuário gaúcho marcada para esta sexta-feira (30), em diversos municípios, exigindo providências imediatas do governo federal.

Ah ! Sou Cidadão Matense, desde 12 de junho de 2025

Abdon Barretto Filho – Economista e Mestre em Comunicação Social Agradeço à Comunidade de Mata, Cidade da Pedra que foi Madeira, o Título de Cidadão Matense entregue em 12 de junho de 2025, em reconhecimento às minhas contribuições acadêmicas e profissionais desde 1983. Apresento a seguir o texto oficial de apresentação que foi lido na Cerimônia: “Senhoras e senhores: Neste

Nidgie da Silva conquista 7º lugar geral na Maratona Internacional do Rio e 5º entre os brasileiros

O atleta Nidgie da Silva brilhou mais uma vez no cenário nacional de corridas de rua. Hoje, ele conquistou a 7ª colocação geral na Maratona Internacional do Rio de Janeiro, considerado o maior evento de corrida da América Latina, reunindo milhares de corredores de diversos países. Além do Top 10 geral, Nidgie foi também o 5º melhor brasileiro na prova

Segundo Sorteio dos Amigos da Sorte: Uma Manhã de Emoção e Alegria!

Neste sábado, 21 de junho, a manhã foi marcada por uma grande emoção na frente da loja Augusto, localizada na esquina da Rivadávia Correia com Vasco Alves. O segundo sorteio dos Amigos da Sorte foi realizado com grande sucesso, reunindo varias pessoas ansiosas para saber se seriam os próximos premiados. A União das Empresas Augusto, Feluma, Espigão e Righi, que