ter, 16 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

ALRS realiza Grande Expediente em Defesa do Hospital Federal do Pampa

Proposição do deputado Tiago Cadó (PDT) ocorre na próxima quarta-feira (4), no Plenário 20 de Setembro, às 14h.
Foto: Irineu Fontela Filho (MTE 17.690)

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (ALRS) realiza na próxima quarta-feira (4), às 14h, o Grande Expediente em Defesa do Hospital Federal do Pampa. O ato, proposto pelo deputado Tiago Cadó (PDT), vai salientar a importância da implementação do projeto para reduzir déficit atual de 459 leitos hospitalares na região da Fronteira Oeste – conforme preconiza a Portaria do Gabinete do Ministério da Saúde (nº 1101/02), que aponta a necessidade de 2,5 a 3 leitos totais para cada 1.000 habitantes.

Em reunião com o parlamentar, o reitor da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Edward Pessano, acompanhado pela diretora da instituição no Campus de Uruguaiana, Profa. Dra. Cheila Stopiglia, reforçou a importância da convergência de ações políticas – fundamentais para que a criação do Hospital Universitário do Pampa, na cidade de Uruguaiana, se torne realidade.

De acordo com os dirigentes da Unipampa, o hospital universitário vai colocar à disposição dos municípios da Fronteira Oeste cerca de 180 leitos, por meio do investimento de R$ 150 milhões de reais necessários para estruturação de mobiliário e equipamentos. De acordo com dados apresentados no projeto, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), após estudo técnico realizado em 2024, sinalizou positivamente à criação do hospital e manifestou que será a responsável pela manutenção financeira e técnica da nova instituição de saúde pública federal.

Desenvolvimento Regional
Além de contribuir com a redução do déficit de leitos hospitalares na Fronteira Oeste, a criação do hospital deve gerar cerca de 900 empregos diretos e vai estimular o desenvolvimento de setores, como o imobiliário, alimentício, comercial, entre outros, facilitando a circulação de renda e a qualificação dos serviços públicos.

Matéria: Irineu Fontela Filho (MTE 17.690)

UTEC lanza posgrado binacional para formar en educación tecnológica y promover la enseñanza e investigación

La presentación pública de la nueva propuesta académica binacional se realizará el viernes 19 de setiembre en UTEC Rivera junto a la Universidad Federal Santa María y el Instituto Federal Sul-riograndense El posgrado, gratuito, tiene como objetivo fortalecer la formación permanente de docentes y no docentes vinculados a la educación tecnológica y profesional, y promover la enseñanza, investigación, extensión e