seg, 15 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

Fronteira Oeste em Alerta: Previsão de Chuva Persiste e Agrava Situação de Inundações

Foto: Matias Moura/AP

A Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul enfrenta dias de apreensão com a persistência das chuvas e o agravamento das inundações em diversas cidades, enquanto a previsão para Sant’Ana do Livramento indica uma chance moderada de chuva ao longo desta quarta-feira (28), com temperaturas baixas, entre 5°C e 9°C, e ventos do sudoeste a 31 km/h. A combinação de instabilidade e o cenário já crítico na região demandam atenção contínua das autoridades e da população. Segundo o chefe da Defesa Civil de Livramento, Ademir Pacheco, o munícipio não registrou nenhuma alteração em relação ao volume de chuva, mas a equipe vem realizando o trabalho de distribuição de lonas para famílias que possuem algum problema na estrutura de suas residências. O contato da Defesa Civil do munícipio segue à disposição da população pelo telefone (55) 84537180

Quaraí, Alegrete, Uruguaiana e São Borja em Situação Crítica

As cidades de Quaraí, Alegrete, Uruguaiana e São Borja são as mais afetadas pelas recentes chuvas. A Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu alerta vermelho para inundação no Rio Quaraí, indicando risco “MUITO ALTO” na cidade de Quaraí. O nível do rio estava em 8,81m e seguia subindo, aproximando-se da cota de inundação, com a prefeitura montando abrigos para a população.

Em Alegrete, o Rio Ibirapuitã atingiu a cota de alerta e está próximo de atingir a cota de inundação. Vinte e duas pessoas de cinco famílias já foram retiradas de suas casas e encaminhadas para um ginásio ou para casa de familiares devido ao avanço do rio.

Uruguaiana, que acumula mais de 300 milímetros de chuva desde o último sábado (24), registrou mais de 20 chamados à Defesa Civil para entrega de lonas, retirada de água e remoção de árvores. Embora não haja registro de outras ocorrências graves, o volume de chuva é preocupante.

São Borja, por sua vez, decretou situação de emergência após 40 casas serem invadidas pela água. O município registrou mais de 400 milímetros de chuva desde o final de semana, resultando na suspensão das aulas em nove escolas do interior e quatro da área urbana, afetando 467 alunos. As estradas rurais também foram danificadas.

Previsão para os Próximos Dias e Alerta Geral

A chegada de um ciclone extratropical, com formação sobre o mar e deslocamento para a costa, agrava o cenário, trazendo risco de chuvas intensas e temporais, com rajadas de vento. A Defesa Civil do estado continua emitindo alertas, ressaltando o risco de alagamentos e transtornos.

Vibe Local

Programação Especial em Homenagem ao Mês Tradicionalista

Jornalista/gilbertojasper@gmail.com

Por Gilberto Jasper: MUDANÇA DE HÁBITOS

Jornalista/[email protected] Frequento o Litoral norte do Rio Grande do Sul desde a mais tenra idade. Meu avô, Bruno Kirst, tinha uma grande casa de madeira na praia de Tramandaí, outrora conhecida como “A Capital das Praias”. Era uma época heróica perto das facilidades de hoje. O imóvel – casarão de madeira com muitos quartos – ficava perto das dunas, paisagem