qua, 28 de maio de 2025

Variedades Digital | 24 e 25.05.25

Projeto de santanense vai reunir fotógrafos em projeto sobre fronteira

Projeto cultural fomenta a produção fotográfica autoral em cidades de fronteira. Iniciativa oferece bolsas, formação e espaços de difusão para fotógrafos selecionados. Ação integra a Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB)

Acaba de ser lançado o chamamento de fotógrafos interessados em participar do projeto Devir Fronteira. Selecionado em edital estadual e financiado por recursos provenientes da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), o projeto é uma produção da Borda Fotografia com coordenação da santanense Juliana Freitas. Além da produção de imagens analógicas em cidades de fronteira, o Devir engloba capacitações dos participantes e ainda mostras dos trabalhos produzidos com roda de conversas acompanhadas de exibições de vídeos sobre o processo. Os oito candidatos selecionados terão direito a uma bolsa de produção e ainda ajuda de custo para a exposição do resultado do processo criativo. O chamamento circulará por cinco localidades fronteiriças: Sant’Ana do Livramento/Rivera, Uruguaiana/Paso de Los Libres, Chuí/Chuy e Aceguá e Bagé/Aceguá. Os interessados devem possuir câmera analógica e realizar sua inscrição até o dia 20 de junho, pelo link Formulário de Inscrição. Outras informações, podem ser acessadas no Instagram da Borda Fotografia, @borda_fotografia ou pelo email: [email protected].

Do celeiro do mundo ao pão nosso de cada IOF

Do celeiro do mundo ao pão nosso de cada IOF Não é novidade para ninguém que um aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) impacta o produtor rural de forma bastante direta, principalmente porque ele depende fortemente de operações financeiras para conduzir suas atividades. Mesmo que haja isenções ou alíquotas reduzidas para algumas operações específicas do agronegócio (como o crédito